Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1222
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE PONTA GROSSA: A PARTE DIVERSIFICADA DO CURRÍCULO |
metadata.dc.creator: | Istschuk, Maria Eutemia |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Rosso, Ademir José |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cerri, Luis Fernando |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ern, Edel |
metadata.dc.description.resumo: | Esta dissertação trata do currículo e do processo ensino-aprendizagem de Física no Ensino Médio. Objetivou identificar as mudanças ocorridas no período de 1999 até 2004 no ensino de Física, em termos de carga horária, conteúdo e novas disciplinas da Parte Diversificada do currículo, em decorrência do Art. 26 da LDB 9394/96. Fundamentou-se teoricamente em autores como Moreira A. (1995, 2003, 2004, 2005), Silva (1996) e Lopes (2004, 2006), Apple (2006), Giroux (1988), Forquin (1993, 1996), Sacristán (2000) e Goodson (1995). Teve caráter de pesquisa documental e exploratória, seguindo uma abordagem qualitativa. Foi realizada junto a seis escolas estaduais de PG. Constituíram fontes de indicadores, as matrizes curriculares, planos de curso, projeto político pedagógico, leis, deliberações e entrevistas realizadas com diretores, representantes da equipe pedagógica, professores e um representante do Núcleo Regional de Educação. A análise das informações se referem à Base Nacional Comum (BNC) e as novas disciplinas da Parte Diversificada (PD) relacionadas com a Física. Utilizou-se da análise de conteúdo para o tratamento dos indicadores. Os resultados demonstram que no aspecto prático o cumprimento da lei ficou comprometido por questões político administrativas em âmbito estadual e local que resultaram em diluição de conteúdo e carga horária entre PD e BNC. A opção pela organização curricular da forma de disciplinarização do conhecimento promoveu uma fragmentação no currículo, de modo a comprometer o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Física. |
Abstract: | This essay is about the curriculum and the teaching and learning process of physics in high school teaching. It aimed at identifying the changes that took place in the period of 1999 up to 2004 in physics teaching, in terms of schedule time, content, and new subjects of the curriculum Diversified Part, elapsed from the do Art. 26 of LDB 9394/96. It was theoretically based on authors such as Moreira A. (1995, 2003, 2004, 2005), Silva (1996) and Lopes (2004, 2006), Apple (2006), Giroux (1988), Forquin (1993, 1996), Sacristán (2000) and Goodson (1995). Its character was exploratory and document research, by following a qualitative approach. It was accomplished among with six state schools of Ponta Grossa. Indicator sources were constituted by curricular matrixes, course plans, pedagogic political project, laws, resolutions and interviews made with directors, representatives of the pedagogical group, teachers and a representative of the Education Regional Center. The information analysis refers to the Common National Basis (BNC) and the subjects of the Diversified Part (PD) related to the Physics. Content analysis was used for indicators treatment. The results demonstrate that on practical aspect the law compliance was risked by administrative political matters in local and state sphere of action that resulted in content and schedule time dilution between PD and BNC. The choice for curricular organization of the form of knowledge disciplinarization promoted a fragmentation on the curriculum, in a way that risks the teaching and learning process of physics subject. |
Keywords: | ensino-aprendizagem currículo parte diversificada física teaching and learning curriculum diversified part physics |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | BR |
Publisher: | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | ISTSCHUK, Maria Eutemia. A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE PONTA GROSSA: A PARTE DIVERSIFICADA DO CURRÍCULO. 2007. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2007. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1222 |
Issue Date: | 10-Dec-2007 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Maria Eutemia.pdf | 1.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.