Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1239
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ribas, Mariná Holzmann
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796368J8por
dc.contributor.referee1Schmidt, Leide Mara
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791901A1por
dc.contributor.referee2Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702368Z1por
dc.creatorRibas, João Luiz Domingues
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4270353A3por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:31:36Z-
dc.date.available2017-05-31
dc.date.available2017-07-21T20:31:36Z-
dc.date.issued2003-04-25
dc.identifier.citationRIBAS, João Luiz Domingues. A new look at concept maps: a methodological perspective. 2003. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2003.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1239-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a number of years of theoretical and practical studies developed in the context of our teaching practice. The process included moments of anxiety and distress and it aimed at answering the following research question: How concept maps help teachers in the proposition of interdisciplinary activities? The study was carried out in the form of a qualitative research and the theoretical framework was based on Paulo Freire´s generating theme, Gandin and Vasconcelos´s ideas provided the basis for the planning, the concepts of interdisciplinarity were based on the writings of Ivani Fazenda, and the learning theory adopted was based on authors such as David Ausubel and Joseph Novak. From this theoretical framework emerged a tool called interdisciplinary planning which started with the search of a generating theme, a brain-storming of ideas in order to list the possible knowledge which could be explored from the generating theme and an interdisciplinary view so that different knowledge inte-grate and decode the students´ everyday lives. In order to organize all the elements that emerged we used concept maps based on the theory of meaningful learning. An-alyzing the concept map and counting on our teaching experience we looked for a suitable methodology for the teaching-learning process. We also provided opportuni-ties for the students to construct their own concept maps so that we could experience an innovative experience in two aspects: make teaching-learning a two-way process in which the teacher and the students are responsible for their knowledge construction and use concept maps as an incentive to understanding. In this dissertation we present the concept map together with its applications and we also exemplify an interdiscipli-nary planning.eng
dc.description.resumoA presente dissertação é fruto de um longo tempo de estudos e aplicações, mesclados com o nosso cotidiano dentro do universo do magistério, com anseios e angústias, tendo sempre como meta a questão: como os mapas conceituais ajudam os profes-sores na proposição de atividades interdisciplinares? A metodologia utilizada foi a da pesquisa qualitativa e sua fundamentação teórica é baseada no tema gerador de Paulo Freire; nos olhares de Gandin e Vasconcelos para o planejamento; na interdis-ciplinaridade, segundo Ivani Fazenda; e na teoria da aprendizagem significativa, de David Ausubel e Joseph Novak. A partir dessa fundamentação, nasce a proposta de uma ferramenta denominada planejamento interdisciplinar, que se inicia com a busca de um tema gerador, uma explosão de ideias para relacionar os possíveis conheci-mentos que podem ser explorados a partir desse tema e de um olhar interdisciplinar para que os saberes se integrem e decodifiquem o cotidiano. Para organizar todos os elementos que surgiram, utilizamos o mapa conceitual criado a partir da teoria da aprendizagem significativa. À luz desse mapa conceitual, com nosso olhar de profes-sor, buscamos as metodologias adequadas para dar andamento ao processo de en-sino-aprendizagem e também oportunizamos aos alunos a construção de seus mapas conceituais, a fim de vivenciarmos uma experiência inovadora em dois sentidos: fazer do processo de ensino-aprendizagem, uma via de mão dupla, onde professor e alunos são responsáveis pela construção do conhecimento, e utilizar o mapa conceitual como um incentivo à compreensão. Apresentamos essa ferramenta com seus momentos de aplicação e exemplificamos com um planejamento interdisciplinar.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:31:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Joao Luiz D Ribas.pdf: 6317974 bytes, checksum: afe525454dc59a5a4984d83062fc834f (MD5) Previous issue date: 2003-04-25en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmapas conceituaispor
dc.subjectmetodologia de ensinopor
dc.subjectplaneja-mento interdisciplinarpor
dc.subjectinterdisciplinaridadepor
dc.subjecttema geradorpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUM NOVO OLHAR SOBRE MAPAS CONCEITUAIS:UMA PERSPECTIVA METODOLOGICApor
dc.title.alternativeA new look at concept maps: a methodological perspectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Joao Luiz D Ribas.pdf6.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.