Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1248
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rita de Cassia da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705075D9por
dc.contributor.referee1Nadal, Maria Vilma Rodrigues
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796594H7por
dc.contributor.referee2Nascimento, Maria Isabel Moura
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765722E2por
dc.creatorWoiciechowski, Marilia
dc.date.accessioned2017-07-21T20:31:38Z-
dc.date.available2006-12-21
dc.date.available2017-07-21T20:31:38Z-
dc.date.issued2006-04-05
dc.identifier.citationWOICIECHOWSKI, Marilia. Jovens, adultos e idosos: a perspectiva do aprender e do ensinar a ler e a escrever. 2006. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1248-
dc.description.abstractLearning to read and write, for many young, adults and elderly Brazilian people means a way of meeting or reencountering with the contents that determine the ways to understand and to transform the world. The starting point of the research is the definition of the meaning of knowing to read and to write through students and teachers’ speech of young and adults literacy classes. From this starting point, to investigate until the extent this haste in the literacy process (Brazil enters in XXI century with 20 million absolute illiterates) intervenes with the conquest of this meaning of knowing to read and to write. This is because in the synthesis of the objectives that will intensify this expactation is the EJA commitment to go beyond the ways of the simple written code acquisition, or either, to teach in a way that the student can use the contents assimilated in a daily basis. Although the adult situation also includes the elder one, the research deals with the literacy challeng in the third age, in its third chapter (there are four chapters), therefore the title refers to young, adults and elderly people. Accomplishing the study, I decide to conduct a qualitative research – half-structuralized interviews and classroom observation. By inquiring, it was possible to detect the importance of the student’s valuing process through the quality of education and the investment in the teacher’s continuing education for the young and education area. Or either, to answer students and teachers successfully, instead of presenting numbers, and statistics to satisfy requirements of international organismseng
dc.description.resumoAprender a ler e a escrever para muitos jovens, adultos e idosos brasileiros significa um encontro ou reencontro com os conteúdos que determinam os caminhos para se entender e transformar o mundo. Diante dessa expectativa, o ponto de partida da pesquisa é registrar o significado do aprender e do ensinar a ler e a escrever, a partir da fala dos alunos e professores das classes de alfabetização de jovens e adultos, bem como da contribuição de coordenadores de EJA e secretários municipais de educação. A partir daí sondar até que ponto essa pressa em alfabetizar (o Brasil entra no século XXI com 20 milhões de analfabetos absolutos) interfere na conquista desse significado do aprender e ensinar a ler e a escrever. Isto porque na síntese dos objetivos que vão intensificar essa expectativa está o compromisso da EJA de ir além dos caminhos da simples aquisição do código escrito, ou seja, ensinar para que o aluno faça uso dos conteúdos assimilados no seu cotidiano de vida. Ainda que o estado de adulto inclua também o idoso, a pesquisa trata em seu terceiro capítulo (são quatro capítulos) dos desafios da alfabetização na terceira idade, por isso a referência no título a jovens, adultos e idosos. Na realização do estudo, a opção foi por uma pesquisa qualitativa - entrevistas semi-estruturadas e observação em sala de aula. Pela investigação, foi possível detectar a importância da valorização do aluno através da qualidade do ensino e do investimento na formação de professores para a área da educação de jovens, adultos e idosos. Ou seja, dar respostas de sucesso para alunos e professores e não números e estatísticas para satisfazer exigências de organismos internacionais.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:31:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marilia Woiciechowski.pdf: 863329 bytes, checksum: 8eaad51a2f4caa06722505e894014554 (MD5) Previous issue date: 2006-04-05en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectalfabetização jovens adultos e idosospor
dc.subjectensinopor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectyoung adults elderly and literacyeng
dc.subjectlearningeng
dc.subjectteachingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleJovens, adultos e idosos: a perspectiva do aprender e do ensinar a ler e a escreverpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marilia Woiciechowski.pdf843.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.