Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1261
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E NOÇÃO ESPACIAL – UMA INVESTIGAÇÃO PROMOVIDA EM SEMINÁRIOS DE CAPACITAÇÃO EM MAPAS E MAQUETES PARA PROFESSORES DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA EM FAXINAL DO CÉU, PARANÁ
metadata.dc.creator: Lopes, Mario Cezar
metadata.dc.contributor.advisor1: Rosso, Ademir José
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Salete Kozel
metadata.dc.contributor.referee2: Matias, Lindon Fonseca
metadata.dc.description.resumo: A construção na noção espacial é chave para a compreensão dos conceitos geográficos. Este estudo trata da prática pedagógica dos professores de Geografia e História participantes do Curso de Capacitação em Construção de Mapas e Maquetes, no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu – Universidade do Professor, no período de novembro de 2001 a outubro de 2002. A fundamentação teórica é a da psicologia e epistemologia genética de Jean Piaget. Através de entrevista e questionário, investigamos a compreensão que o professor possui de espaço e de como a criança constrói esta noção e o seu papel nesta construção dentro da prática pedagógica. As Informações levantadas indicam: a necessidade de haver um maior direcionamento experimental das noções de espaço durante o processo de formação; a importância de procedimentos didático-pedagógicos para a construção do conhecimento das noções espaciais, assentadas nos estágios de Piaget; a necessidade do planejamento da ação pedagógica como um processo de interiorização das ações, possibilitando assim, uma leitura e representação de espaço mais conscientizada.
Abstract: The construction in the space notion is essential to understand geographical concepts. This study is about the pedagogical practice by the geography and history teachers attending the course of qualification over the construction of maps and models at the qualification center in Faxinal do Céu city – The Professor’ s University, during the period from November of 2001 to October of 2002. The theoretical base is the Jean Piaget s psychology and genetic epistemology. By means of interviews and questionnaires, we have investigated the understanding the teachers have about space and how children develop information indicate: the necessity of having a bigger experimental directioning of the notions of space during the formation process, the necessity of planning the pedagogical action as an internalization of actions, making possible a better acknowledged reading and representation of space.
Keywords: construção do conhecimento
noção de espaço
presentação do espaço
construction of knowledge
notion of space
representation of space
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: LOPES, Mario Cezar. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E NOÇÃO ESPACIAL – UMA INVESTIGAÇÃO PROMOVIDA EM SEMINÁRIOS DE CAPACITAÇÃO EM MAPAS E MAQUETES PARA PROFESSORES DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA EM FAXINAL DO CÉU, PARANÁ. 2004. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2004.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1261
Issue Date: 15-Dec-2004
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
MarioCezarLopes.pdf6.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.