Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1261
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rosso, Ademir José
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703673P6por
dc.contributor.referee1Teixeira, Salete Kozel
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798182H4por
dc.contributor.referee2Matias, Lindon Fonseca
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728755E6por
dc.creatorLopes, Mario Cezar
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772781E4por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:31:41Z-
dc.date.available2009-05-19
dc.date.available2017-07-21T20:31:41Z-
dc.date.issued2004-12-15
dc.identifier.citationLOPES, Mario Cezar. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E NOÇÃO ESPACIAL – UMA INVESTIGAÇÃO PROMOVIDA EM SEMINÁRIOS DE CAPACITAÇÃO EM MAPAS E MAQUETES PARA PROFESSORES DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA EM FAXINAL DO CÉU, PARANÁ. 2004. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2004.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1261-
dc.description.abstractThe construction in the space notion is essential to understand geographical concepts. This study is about the pedagogical practice by the geography and history teachers attending the course of qualification over the construction of maps and models at the qualification center in Faxinal do Céu city – The Professor’ s University, during the period from November of 2001 to October of 2002. The theoretical base is the Jean Piaget s psychology and genetic epistemology. By means of interviews and questionnaires, we have investigated the understanding the teachers have about space and how children develop information indicate: the necessity of having a bigger experimental directioning of the notions of space during the formation process, the necessity of planning the pedagogical action as an internalization of actions, making possible a better acknowledged reading and representation of space.eng
dc.description.resumoA construção na noção espacial é chave para a compreensão dos conceitos geográficos. Este estudo trata da prática pedagógica dos professores de Geografia e História participantes do Curso de Capacitação em Construção de Mapas e Maquetes, no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu – Universidade do Professor, no período de novembro de 2001 a outubro de 2002. A fundamentação teórica é a da psicologia e epistemologia genética de Jean Piaget. Através de entrevista e questionário, investigamos a compreensão que o professor possui de espaço e de como a criança constrói esta noção e o seu papel nesta construção dentro da prática pedagógica. As Informações levantadas indicam: a necessidade de haver um maior direcionamento experimental das noções de espaço durante o processo de formação; a importância de procedimentos didático-pedagógicos para a construção do conhecimento das noções espaciais, assentadas nos estágios de Piaget; a necessidade do planejamento da ação pedagógica como um processo de interiorização das ações, possibilitando assim, uma leitura e representação de espaço mais conscientizada.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:31:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarioCezarLopes.pdf: 6312757 bytes, checksum: c5b01bb7a1d9e1c055cd817aa134ab48 (MD5) Previous issue date: 2004-12-15en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectconstrução do conhecimentopor
dc.subjectnoção de espaçopor
dc.subjectpresentação do espaçopor
dc.subjectconstruction of knowledgeeng
dc.subjectnotion of spaceeng
dc.subjectrepresentation of spaceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E NOÇÃO ESPACIAL – UMA INVESTIGAÇÃO PROMOVIDA EM SEMINÁRIOS DE CAPACITAÇÃO EM MAPAS E MAQUETES PARA PROFESSORES DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA EM FAXINAL DO CÉU, PARANÁpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
MarioCezarLopes.pdf6.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.