Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1262
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O LÚDICO EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: CENÁRIOS DE MÚLTIPLOS DESAFIOS, IMPASSES E CONTRADIÇÕES
Other Titles: NATALI, Paula Marçal. The Ludic in Institutions of Non-Formal Education: Scenery of Several Challenges, Stalemate and Contradictions
metadata.dc.creator: Natali, Paula Marçal
metadata.dc.contributor.advisor1: Paula, Ercilia Maria Angeli Teixeira de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Cruz, Gilmar de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Muller, Veronica Regina
metadata.dc.contributor.referee2: Subtil, Maria José
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem por objetivo investigar conceitos subjacentes às falas dos sujeitos envolvidos no processo da Educação Não-Formal na cidade de Maringá, tendo como foco principal as atividades lúdicas e esportivas. As questões que nortearam o trabalho estão voltadas para as reflexões sobre a política de atendimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Maringá, a análise das configurações do cenário da Educação Não-Formal na educação brasileira e dos determinantes que definem as práticas educativas em instituições do Terceiro Setor. Foram analisadas duas instituições de cunho filantrópico e social da cidade de Maringá. O estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa de cunho multirreferencial. O referencial teórico é composto por autores da Educação Popular, da Educação Não- Formal e críticos do Terceiro Setor. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: entrevistas semi-estruturadas e grupos focais. Para compreender a política de atendimento às crianças e adolescentes, foram realizadas entrevistas com os membros do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e com funcionárias da Secretaria de Assistência Social e Cidadania – SASC. Para entender a efetivação dessas políticas e as práticas educativas das instituições, foram realizadas entrevistas com os educadores sociais, coordenadores das instituições de contra turno social e realizados grupos focais com adolescentes institucionalizados. As principais considerações sobre este estudo são que: a SASC estabelece na maioria das vezes uma relação com as instituições de contra turno social da cidade burocrática e distante. O CMDCA se configura como uma estrutura que busca adentrar na atuação democrática, mas que acaba se limitando a projetos, relatórios, visitas esporádicas e apuração de denúncias. Em relação aos educadores sociais compreendemos que estes precisam construir coletivamente a ação educativa, refletir sobre os trabalhos realizados e discutir os objetivos e projetos das instituições de contra turno social em que atuam, fazer as mediações entre as propostas institucionais, a realidade das classes populares e as políticas sociais. Quanto aos adolescentes, o que se verifica é que são provenientes de classes populares, têm um rendimento escolar muito baixo, consideram a instituição de contra turno social que freqüentam um espaço acolhedor e uma oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho e que as atividades lúdicas e esportivas representam um momento de descanso e de compensação diante da rotina imposta a eles. Sendo assim, foi possível evidenciar a urgente necessidade de reflexões sobre as políticas públicas e as ações educativas formadas nas parcerias estabelecidas entre o Terceiro Setor e o Estado no sentido de inclusão social das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Abstract: This study has as aim to investigate the subjacent concepts to the speeches of the subjects involved in the process of the Non-Formal Education in the city of Maringa, having as the main spot ludic and sport activities. The main questions which guided this study consider reflections about the assistance directed to children and teenagers in a vulnerable situation in Maringá, the analysis of the configurations of the Non-Formal Education scenario in the Brazilian Education and the factors which define the educational practices in institutions in the Third Sector. It was analyzed two philanthropic and social institutions in Maringa. The study is characterized by being a qualitative and multi-referential. The theoretical reference is composed by authors of the Popular Education, Non-Formal Education and critics of the Third Sector. The methodological procedures applied were: semi-structured interviews and focal groups. In order to understand the policy considering the assistance to children and teenagers interviews were performed with the members of the Municipal Committee of Children and Teenagers Rights – MCCTR and with employees of the Secretariat of Social Assistance and Citizenship – SSAC. To understand the effectiveness of these policy and the educational practices of the institutions, it was performed interviews with the social tutors, coordinators of the supplementary activities outside class time and also the assembling of focal groups with teenagers from the institutions. The main considerations about this study are: the SSAC establishes, most of the times, a relation with the institutions of supplementary activities outside class time of the bureaucratic and distant city. The MCCTR is characterized as a structure that seeks the democratic acting, but ends up being limited to projects, reports, few visits and verifies the denunciations. In relation to the social educators it is understood that they need to build up the educative action as a group, to reflect about the performed studies and reflect in order to discuss the aims and projects of the institutions of supplementary activities outside class time in which they work, to mediate the institutional proposals of the popular classes and the social policy. In relation to the teenagers, it is verified that they are from popular classes with a very low scholar output and who consider the institutions of supplementary activities outside class time that they participate a cozy space and an opportunity of being inserted into the work market and the ludic and sport activities represent a leisure and compensating time due to the routine that they have. In this way it was possible to highlight the urgent necessity of reflections about the public policy and educative actions formed in the partnerships established with the Third Sector and the State in order to the social inclusion of the children and teenagers in a vulnerable situation.
Keywords: atividades lúdico-esportivas
contra turno social
crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social
ludic and sport activities
supplementary activities outside class time
children and teenagers in a vulnerable situation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: NATALI, Paula Marçal. NATALI, Paula Marçal. The Ludic in Institutions of Non-Formal Education: Scenery of Several Challenges, Stalemate and Contradictions. 2009. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1262
Issue Date: 17-Feb-2009
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
PAULANATALI.pdf10.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.