Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1311
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Modelagem matemática na Educação Matemática : contribuições e desafios à Formação Continuada de professores na modalidade Educação à Distância Online
metadata.dc.creator: Ferreira, Carlos Roberto
metadata.dc.contributor.advisor1: Burak, Dionisio
metadata.dc.contributor.referee1: Brandt, Célia Finck
metadata.dc.contributor.referee2: Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
metadata.dc.contributor.referee3: Brandalise, Mary ângela Teixeira
metadata.dc.description.resumo: Esta investigação buscou explicitar a questão sobre o que se evidencia num curso de Modelagem Matemática, oferecido na modalidade de Educação a Distância online, para a formação continuada do professor de matemática. O objetivo central da investigação consistiu em compreender como a Modelagem Matemática desenvolvida num curso na modalidade EaD online pode contribuir para a superação das dificuldades do professor no entendimento da metodologia e na sua utilização em sala de aula. Também objetivamos verificar, entre outros pontos, quais contribuições a modalidade EaD online proporciona para a formação continuada dos professores e na superação das dificuldades de adoção e entendimento das concepções da Modelagem Matemática. O referencial teórico contempla as perspectivas para o ensino e aprendizagem da Matemática no contexto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Sustenta-se ainda nas visões mais atuais sobre Educação Matemática e o ensino de matemática que estão presentes nos trabalhos de Lorenzato e Fiorentini (2001), Rius (1989) e Kilpatrick (1992). Quanto às concepções de Modelagem Matemática buscou-se dialogar com diversos autores, no entanto, assumimos a concepção proposta por Burak (2004). No tocante à formação continuada de professores adotamos a "pratica reflexiva" como base nos trabalhos de Schön (2000), Silva e Araújo (2004), Freire (2001), Perrenoud (2002), Imbernón (2001), Alarção (2003). No que se refere à Educação a Distância (EaD) nos pautamos nos trabalhos de Borba (2007), Mugnol (2009) e Morin (2002) e na EaD Online no conceito denominado “estar junto virtual de acordo com Valente (2003). Outros elementos teóricos e distintos autores foram agregados às discussões conforme se mostraram necessárias incursões para a compreensão das categorias construídas. A questão e os objetivos da investigação a direcionam para uma pesquisa de natureza qualitativa. Participaram da investigação doze professores da rede estadual de ensino do Paraná, envolvendo cinco Núcleos Regionais de Educação. As etapas percorridas na investigação compreenderam: 1) pesquisa exploratória junto aos professores e construção dos referenciais teóricos; 2) desenvolvimento do curso de Modelagem Matemática mediado pela EaD online, que permitiu a coleta de dados a partir das ferramentas da Plataforma Moodle; 3) análise e interpretação dos dados. O tratamento dos dados segue o método da triangulação e análise indutiva, envolvendo os dados empíricos, pesquisador e referencial teórico, a luz dos princípios de Bogdan e Biklen(1994). Os resultados apresentam aspectos significativos em relação ao desenvolvimento da Modelagem Matemática na EaD e a sua adoção na Educação Básica, no entanto, evidencia a necessidade de ajustes na dinâmica do curso e aspectos relativos à concepção de Modelagem em uma perspectiva das Ciências Humanas e Sociais.
Abstract: This paper aimed to clarify the question about what becomes evident in the Mathematical Modeling course, offered in the Distance Education online method for the continuing education of mathematics teachers. The central aim of this research was to understand how mathematical modeling developed in an online course on distance education modality can contribute to overcome teacher‟s difficulties in understanding the methodology and its use in the classroom. Also, we aimed to ascertain, among other things, which contributions to modality online distance learning provides for the teacher‟s continuing education and to in the difficulties superation of adoption and understanding of the mathematical modeling concepts. The theoretical framework considers teaching and learning of mathematics perspectives in the context of the “Leis de Diretrizes e Bases” of National Education. It also holds in most current views on mathematics education and mathematics teaching that are present in the work of Lorenzato and Fiorentini (2001), Rius (1989) and Kilpatrick (1992). For the concepts of mathematical modeling attempted to talk to different authors, however, we assume the concept proposed by Burak (2004). What refers to the teacher‟s continuous formation, we adopted a "reflective practice" based on the work of Schön (2000), Silva and Araujo (2004), Freire (2001), Perrenoud (2002), Imbernon (2001), Alarcão (2003). About the Distance Learning (DL) it drives us in the work of Borba (2007), Mugnolo (2009) and Morin (2002) and the Online Distance Education in the concept named "virtual togetherness” according to Valente (2003). Other distinguished authors and theoretical elements were added to the discussions as incursions were necessary to understand the constructed categories. The question and the objectives of the investigation leaded it to qualitative research. Twelve teachers of public schools in Paraná joined in the investigation, involving five Regional Centers of Education. The steps followed in the investigation included: 1) exploratory research with teachers and construction of theoretical frameworks, 2) Mathematical Modeling course development mediated by the online distance education, that allowed the collection of data from the Moodle Platform tools, 3) analysis and data interpretation. The data treatment follows the method of triangulation and inductive analysis, involving the researcher, empirical data and theoretical referential, by the light of the Bogdan and Biklen‟s principles (1994). The results show significant aspects regarding the development of Mathematical Modelling and its adoption in Distance Education in Basic Education, although, it highlights the need for adjustments in the dynamics of the course and aspects related to the modeling concept from a perspective of the humanities and social sciences.
Keywords: ensino e aprendizagem
modelagem matemática
educação a distância online
formação continuada
teaching and learning
mathematical modeling
online distance education
continuing education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: FERREIRA, Carlos Roberto. Modelagem matemática na Educação Matemática : contribuições e desafios à Formação Continuada de professores na modalidade Educação à Distância Online. 2010. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1311
Issue Date: 25-Nov-2010
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Carlos Roberto Ferreira.pdf788.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.