Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1314
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Burak, Dionisio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703629P7por
dc.contributor.advisor-co1Brandt, Célia Finck
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700553P5por
dc.contributor.referee1Aragão, Rosalia Maria Ribeiro de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727179Y6por
dc.contributor.referee2Morales, Angelica Gois Muller
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760381Z3por
dc.creatorPontes, Helaine Maria de Souza
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4484854T7por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:31:53Z-
dc.date.available2011-07-27
dc.date.available2017-07-21T20:31:53Z-
dc.date.issued2011-03-25
dc.identifier.citationPONTES, Helaine Maria de Souza. A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA À LUZ DE PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DE SUAS IMPLICAÇÕES NA INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNOCONHECIMENTO MATEMÁTICO EM AULA. 2011. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1314-
dc.description.abstractThis research had as main focus knowing and understanding implications of the principles of Meaningful Learning of David P. Ausubel in the Mathematics teaching process in the second step of elementary school. The main question was: What is evident in the mathematics teaching and learning for elementary school students, if this teaching process is conducted according to the Meaningful Learning Theory? The survey was conducted in a school in the city of Araucaria, located in the metropolitan region of Curitiba and engaged with students of the last grades of elementary school. The approach took place with epistemological object, objectives, and the question asked, so, this is a qualitative research. The data were collected from students' productions in the development of proposed activities, spontaneous reports of its manifestations and informal conversations, audio-recorded for later transcription, analysis and interpretation. The data were analyzed according to Bogdan and Biklen propositions relating to content analysis. Research results showed gains in student learning with methods based on the principles of the Meaningful Learning Theory.eng
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo principal conhecer e compreender as implicações dos princípios da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel no processo de ensino e de aprendizagem de Matemática, no contexto da segunda fase do ensino fundamental. A questão que foi posta para a investigação é: O que se evidencia no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática para estudantes do ensino fundamental, se este ensino for conduzido à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa? A pesquisa foi realizada em uma escola do Município de Araucária, localizada na região metropolitana de Curitiba e envolveu estudantes das últimas séries do ensino fundamental. A abordagem da investigação deu-se em função do objeto epistemológico, dos objetivos e da questão levantada, portanto trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Os dados coletados para análise foram constituídos a partir de produções dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas, relatos espontâneos de suas manifestações e de conversas informais, gravadas em áudio para posterior transcrição, análise e interpretação. Os dados foram analisados de acordo com as proposições de Bogdan e Biklen relativas à análise de conteúdo. Os resultados da investigação indicaram ganhos na aprendizagem dos alunos com a utilização de metodologias de ensino, baseadas nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:31:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HelaineMorales.pdf: 2034496 bytes, checksum: f7c39c1aee3c4899efbddb28cd901576 (MD5) Previous issue date: 2011-03-25en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação matemáticapor
dc.subjectensino e aprendizagempor
dc.subjectaprendizagem significativapor
dc.subjectInteraçõespor
dc.subjectmathematics educationeng
dc.subjectlearning and teachingeng
dc.subjectmeaningful Learningeng
dc.subjectInteractioneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA À LUZ DE PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DE SUAS IMPLICAÇÕES NA INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNOCONHECIMENTO MATEMÁTICO EM AULApor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
HelaineMorales.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.