Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1342
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cerri, Luis Fernando
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791435E2por
dc.contributor.referee1Caldas, Pedro Spinola Pereira
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798005U7por
dc.contributor.referee2Campos, Névio de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776641H6por
dc.creatorBarom, Wilian Carlos Cipriani
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4457631J5por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:32:00Z-
dc.date.available2013-03-25
dc.date.available2017-07-21T20:32:00Z-
dc.date.issued2012-09-20
dc.identifier.citationBAROM, Wilian Carlos Cipriani. DIDÁTICA DA HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: PESQUISAS NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA (2001-2009). 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1342-
dc.description.abstractWith this work we seek to contribute to the area of Didactics of history. To do this, we use an analysis of academic research – theses and dissertations – around the teaching of history, to identify how the concept of historical consciousness has been used. For the case of this research, the theoretical bias with which conceptualize historical consciousness refers to the peculiar array Germanic, from the trilogy entitled theory of history of the philosopher JörnRüsen. In this sense, built a first chapter in which our understanding of the concepts presented, as well as rüsenianos is a possible interrelation between these concepts around axis teaching. The second chapter was a look about the empirical data to identify how these concepts are being used in research on the teaching of history. Do not set ourselves the task of judging these appropriations regulatory concepts and underlying theory, but yes, naming trends and possibilities that were found, forms of interpretation of theory and specific contributions in the process of establishment of the area of Didactics of history, for then we trace a bird's-eye view and handling of this area. These studies examined were taken as documents, ' traces ', intentions of groups/individuals, which in turn relate in society, which inserts in the category of documentary research. Thirty-four academic works were analyzed, being ten theses and twenty-four dissertations.eng
dc.description.resumoCom este trabalho buscamos contribuir à área da Didática da História. Para tanto, recorremos a uma análise das pesquisas acadêmicas – teses e dissertações – em torno do Ensino da História, a fim de se identificar como o conceito de Consciência Histórica vem sendo empregado. Para o caso desta pesquisa, o viés teórico com o qual conceituamos consciência histórica refere-se à peculiar matriz germânica, a partir da trilogia intitulada Teoria da História do filósofo JörnRüsen. Neste sentido, construímos um primeiro capítulo no qual nossa compreensão dos conceitos rüsenianos é apresentada, assim como uma possível inter-relação entre estes conceitos em torno do eixo Ensino. Ao segundo capítulo coube um olhar sobre os dados empíricos a se identificar como estes conceitos estão sendo utilizados nas pesquisas que versam sobre o ensino da História. Não nos propusemos à tarefa normativa de julgarmos as apropriações destes conceitos e teoria subjacente, mas sim, de apontarmos as tendências e possibilidades que foram encontradas, formas de interpretação da teoria e contribuições específicas no processo de instituição da área da Didática da História, para seguidamente traçarmos uma visão panorâmica e de movimentação da área da ciência da Didática da História. Estas pesquisas analisadas foram tomadas como documentos, ‘vestígios’, intenções de grupos/indivíduos, que por vez se relacionam em sociedade, o que nos insere na categoria de pesquisa documental. Foram trinta e quatro trabalhos acadêmicos analisados, sendo dez teses e vinte e quatro dissertações.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:32:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WILIAN CARLOS CIPRIANI BAROM.pdf: 3010462 bytes, checksum: a59c674db80d4c73ec52cabcae9d767c (MD5) Previous issue date: 2012-09-20en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDidática da Históriapor
dc.subjectmetodologia de pesquisapor
dc.subjecta consciência históricapor
dc.subjecta teoria da históriapor
dc.subjectdidactics of historyeng
dc.subjectresearch methodologyeng
dc.subjecthistorical consciousnesseng
dc.subjecttheory of historyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDIDÁTICA DA HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: PESQUISAS NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA (2001-2009)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
WILIAN CARLOS CIPRIANI BAROM.pdf2.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.