Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1348
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sozim, Mirian Martins
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704014J4por
dc.contributor.referee1Stadler, Rita de Cassia da Luz
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711179U2por
dc.contributor.referee2Oliveira, Rita de Cassia da Silva
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705075D9por
dc.creatorNogueira, Rosemeri Teresinha Hoffmann
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730855Y6por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:32:01Z-
dc.date.available2007-05-22
dc.date.available2017-07-21T20:32:01Z-
dc.date.issued2006-03-30
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Rosemeri Teresinha Hoffmann. Concepções de ensino de linguagem dos alunos egressos do Curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 2006. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1348-
dc.description.abstractThis research aims to evidence the importance of the language conceptions to be taken as the beginning in the definition of teaching/learning methodologies of the Portuguese language and to have the teacher to be aware that his pedagogic practice in the Portuguese teaching has direct relation with his language conception. This research aimed to investigate which language teaching conception that is according to the pedagogic practice of the deviated student and the Portuguese language teacher former of the language course of the State University of Ponta Grossa. Through this research, it was checked how the deviated students evaluate the language course and the questions releated to the theories and practices that give support to the initial formation of the teacher. The research is devided into five chapters structured this way: the first one regards the theories related to Bakhthin, Geraldi, Suassuna and Travaglia, among others; the second reagards a brief historical of the language course; the third covers the conceptions of the former teachers; the fourth treats the methodological matters; the fifth, the teaching conceptions of the deviated students, the, and the last one focuses the final considerations. This work developed from the methodological paths described by Triviños, that align the procedures with qualitative and quantitative focus, even though, the major enfasis is in the qualitative research, considering that one assists better proposed objectives. This research was classified how the case study, it was used as data gathering a half-structed interwiew with deviated students from the language course with were graduated by the State University of Ponta Grossa in the period of 1993 to 2003 and with teachers from the methodoly and teaching practice subject. The data gathering was performed in 2004 which lasted a year.eng
dc.description.resumoEsta pesquisa visa a ressaltar a importância de as concepções de linguagem serem tomadas como ponto de partida na definição de metodologias de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa e de conscientizar o professor de que a sua prática pedagógica no ensino do Português tem relação direta com a sua concepção de linguagem.Objetivou-se nesta pesquisa investigar qual a concepção de ensino de linguagem que subjaz a prática pedagógica do aluno egresso e do professor-formador de Língua Portuguesa do Curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa.Por meio desta pesquisa, verificou-se como os egressos avaliam o Curso de Letras e as questões relacionadas às teorias e práticas que dão suporte à formação inicial do professor.A pesquisa está dividida em cinco capítulos assim estruturados: o primeiro capítulo contempla os referenciais teóricos que privilegiaram as obras de Bakthin, Geraldi, Suassuna e Travaglia entre outros; o segundo, trata de um breve histórico do Curso de Letras; o terceiro aborda as concepções dos professores formadores; o quarto trata das questões metodológicas; o quinto, as concepções de ensino dos alunos egressos e por último, as considerações finais. Este trabalho desenvolveu-se a partir dos caminhos metodológicos descrito por Triviños, delineamento esse que mescla os procedimentos com caráter qualitativo e quantitativo, mesmo assim a ênfase maior se dá aos pressupostos da pesquisa qualitativa, considerando que esta atenderia melhor aos objetivos propostos. Classificou-se esta pesquisa como um Estudo de Caso, foi utilizado como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada com alunos egressos do Curso de Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa) que se formaram pela Universidade Estadual de Ponta Grossa no período de 1993 a 2003 e com os professoresformadores da Disciplina de Metodologia e Prática de Ensino dessa Instituição. A coleta de dados foi realizada no ano de 2004, com a duração de um ano.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:32:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosemeri Hoffmann.pdf: 512979 bytes, checksum: 6c456bc7dee5969a77390a9302ec13d4 (MD5) Previous issue date: 2006-03-30en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectconcepção de linguagempor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjectalunos egressos do Curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossapor
dc.subjectlanguage conceptioneng
dc.subjectteacher formationeng
dc.subjectdeviated students from Ponta Grossa State Universityeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleConcepções de ensino de linguagem dos alunos egressos do Curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rosemeri Hoffmann.pdf500.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.