Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1352
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A universidade brasileira: componentes ideológicos do PAIUB e seus desdobramentos na UNOESTE
metadata.dc.creator: Zanotto, Marijane
metadata.dc.contributor.advisor1: Both, Ivo José
metadata.dc.contributor.referee1: Larocca, Priscila
metadata.dc.contributor.referee2: Orso, Paulino José
metadata.dc.contributor.referee3: Nascimento, Maria Isabel Moura
metadata.dc.description.resumo: A avaliação institucional é um dos temas de grande interesse no âmbito da reforma universitária brasileira. Provavelmente, grande parte desse interesse deve-se às precárias condições da educação superior, especialmente a pública, em tempos de mudanças dentro de um contexto neoliberal. Diante dos embates que se travam sobre esta problemática, nesta pesquisa objetivou-se identificar e investigar as políticas de avaliação institucional, em proporção nacional e a realizada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, no período em que vigorou o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras – PAIUB. Pretendeu-se compreender os processos de formulação, implementação, os componentes ideológicos e o impacto do PAIUB na educação superior, bem como na realidade de uma universidade pública. Neste intuito, faz-se pertinente ressaltar que desvelar os significantes da avaliação permitiu perceber o conjunto de elementos que a constituiu historicamente, bem como seus desdobramentos na atualidade. Nos anos de 1990, conhecidos como “a década da avaliação”, as experiências avaliativas ganharam consistência e alcance nacional. Na Educação Superior, o PAIUB, implementado em 1995, trouxe para as universidades brasileiras o novo perfil a se instalar nesta esfera. Desenvolver uma pesquisa diante de um tema amplo, complexo e em permanente transformação como a avaliação institucional é no mínimo um risco e um desafio. Risco, por estar apresentando análises que, inevitavelmente, pela abrangência que a problemática comporta, não possam suscitar a devida compreensão na interação dos seus elementos e significados constitutivos. Desafio, porque a pesquisa procura compreender dois pólos: se a avaliação está para o controle ou a emancipação da universidade. Isso possibilitou estar revendo e questionando os componentes ideológicos presentes na educação superior e sociedade brasileira. Para incitar a investigação, a metodologia que possibilitou a organização da pesquisa constitui-se de pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevistas e estudo de caso em uma universidade pública. Partindo do entendimento de que a sociedade é constituída pelo seu modo de produção e acumulação do capital com base na divisão de classes (proletários X burgueses), e que a desigualdade social é suporte para a manutenção da dominação, resta definir a quem a ciência deve servir neste contexto. Na pesquisa, o pressuposto epistemológico orientador foi o materialismo histórico dialético, no sentido de buscar produzir uma ciência em favor do proletariado, portanto, na defesa de uma universidade pública, gratuita e de qualidade. As políticas educacionais de um Estado controlador, que precisa adequar os indivíduos e as instituições no rol da produção do capital, desenvolvem-se intensamente a partir de programas e medidas estratégicas. No avassalador perfil neoliberal almejado para a universidade brasileira, a avaliação pode ser uma das formas de fiscalizar e controlar o planejamento da universidade-empresa, dando-lhe fins mercadológicos apenas. Assim, a avaliação apenas identifica dimensões e indicadores em que o desempenho da universidade é considerado satisfatório ou não. Assumindo esta dimensão, a avaliação institucional resulta em mais uma das formas de contenção e/ou liberação do Estado sobre o sistema educacional. Outro resultado indica que, através de uma avaliação institucional contínua, global e formativa, surge a possibilidade de a universidade transformar as suas relações políticas, sociais e pedagógicas. Para isso, é necessária vontade política e ética. É essencial atribuir à avaliação institucional o sentido formativo e emancipatório, com força para contribuir continuamente na melhor definição da função social da universidade e dos papéis e compromissos dos indivíduos nas relações sociais com o Estado e a sociedade.
Abstract: The Institutional Evaluation is one of the interesting and actual themes in nowadays for the Brazilian Academic Reform. Probably, a large part about this interest comes from precarious conditions of the Higher Education, especially at the public university.At the present time appear new changes / appointments into a neoliberal context.In this case there are some conflicts which can be considered problems . This research aimed to identify and investigate the institutional politics evaluation in a national proportion accomplished at University from Parana State - UNIOESTE, in the period that invigorated in the Brazilian Institutional Evaluation Universities Program -BIEUP. It intended to understand its formulation processes, implementation, ideological components and the impact on the higher education specially in a public university. In this intention, is pertinent to stand out that reveal the meaning of evaluation allowed to notice the group of elements that constituted it historically, as well as its development at the present time. In 1990s which was named " The Decade Evaluation ", the evaluational experiences took consistence and national evidence about Higher Education – BIEUP which was implemented in 1995. It brought for the Brazilian Universities some new profile set up in this sphere. To develop this research before a complex wide theme in a permanent transformation like the institutional evaluation without the least risk is an interesting challenge. It`s a risk because is necessary to show some analyses which are unavoidably accepet because the wide problematics that cannot understand in the interaction of their elements and constituent meanings. It´s a challenge because this research tried to understand two ways: if the evaluation is for the control or for the emancipation of the university. This becomes possible to be reselling and rescuing what the Higher Education wants and deserves . To incite the investigation the methodology that became possible the organization of the research was constituted by bibliographical research, documental analysis, interviews and case study in a public university.Observed the understanding about how the society is constituted by its production way and accumulation of the capital within a division from the classes (proletarians X bourgeois ), and the social inequality is support for the maintenance of the dominance. In this case is necessary to define for who the science should serve. This research the guiding epstimologic presupposition was the historical dialect materialism. It wanted produce a science that helped the proletariat, therefore of the defense the public university that was free and had quality. In a public education politics is controlling the State, It needs to adapt the individuals and the institutions into the list of the capital production.The programs and strategics measures are intense. For the overpowering the profile whished for the evaluation is one in the ways is to fiscalize and to control the planning from university-company giving it efective business mean.Thus the evaluation just identifies dimensions and indicators in the acting university that can be considered satisfactory or not. Assuming this dimension from institutional evaluation results in one or more ways of contention and/or liberation of the State on the educional system Another result indicates a global continuous formative institutional evaluation which can gives the possibility for the universities to transform their social political pedagogic relations. For this happen is necessary that politics and ethical get to be better. It´s essential attribute for the institutional evaluation a formative and an emancipation with power to contribute continually in the best definition of the social efective increase from the university and stand by the individuals' compromise in their relations with the State and society.
Keywords: política educacional
educação superior
avaliação institucional
educational politics
higher education
institutional evaluation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: ZANOTTO, Marijane. A universidade brasileira: componentes ideológicos do PAIUB e seus desdobramentos na UNOESTE. 2006. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2006.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1352
Issue Date: 6-Mar-2006
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marijane Zanotto.pdf421.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.