Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1367
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Tozetto, Susana Soares
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778029H3por
dc.contributor.referee1Diniz-pereira, Julio Emílio
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760347D1por
dc.contributor.referee2Campos, Névio de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776641H6por
dc.creatorMartinez, Flavia Wegrzyn
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4453851U1por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:32:05Z-
dc.date.available2014-05-14
dc.date.available2017-07-21T20:32:05Z-
dc.date.issued2014-02-24
dc.identifier.citationMARTINEZ, Flavia Wegrzyn. Licenciatura in Biological Sciences: a study of pedagogical training.. 2014. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1367-
dc.description.abstractThis study presents an analysis on the pedagogic training offered in the Degree Course on Biological Sciences of the State University of Northern Paraná- UENP, Jacarezinho/PR campus. This study was based on schoolars such as Bourdieu (1989, 2004), Rosso (2007, 2010), Diniz-Pereira (1999, 2006), Nóvoa (1995), Imbernón (2011), Gimeno Sacristán (1999), Gauthier (1998), Shulman (1986), and others. We understand the teachers training field, particularly concerning the degree course on Biological Sciences, as a social field with specific interests and dispute between biological disciplines and pedagogical disciplines. Therefore, our reflections are grounded on the following objective: a) to discuss the articulation of pedagogical disciplines supported by Education and specific disciplines forming the Degree Course in Biological Sciences; b) to understand how the initial pedagogical training provides teachers with sufficient assistance to exercise their profession. The foundation we bring to discussion on the central concepts of praxeology by Pierre Bourdieu, field and habitus, aiming at establishing a dialectical articulation between individuals and social structures. In order to develop the methodological foundation, we applied the qualitative research, in turn, our considerations and theoretical subsidies were grounded on reflections by Richardson (1999) and Triviños (1987). The data collection was carried out using closed questionnaire answered by seven (7) teachers, semi-structured interview with seven (7) teachers and the coordinator of the Biological Sciences Course. We also conducted a document analysis on the Course Pedagogical Project. The orientation on the process of data analysis presented a discussion carried out by the categories concerning the Content analysis (BARDIN, 1977). The research results indicate that the teachers understand the importance of the initial pedagogical training in a degree course nevertheless they believe that such training offered in the course is not sufficient to offer the foundations for teaching functions. They also point out the presence of dichotomy between biological disciplines and pedagogical disciplines as well as a disarticulation between both áreas and their respective teachers.eng
dc.description.resumoO presente estudo realiza uma análise sobre a formação pedagógica oferecida pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP, campus de Jacarezinho/PR. Este trabalho foi construído com base em estudiosos como Bourdieu (1983, 1989, 2004a), Rosso (2007, 2010), Diniz-Pereira (1999, 2006), Nóvoa (1995, 1999), Imbernón (2011), Gimeno Sacristán (1999), Gauthier (1998), Shulman (1986, 1987), entre outros. Compreendemos o campo de formação de professores, em particular o de licenciatura em Ciências Biológicas, como campo social que possui interesses específicos, no qual permeiam relações de disputas entre as disciplinas biológicas e as disciplinas pedagógicas. Assim, apoiamos nossas reflexões acerca dos seguintes objetivos: a) discutir como se encontram articuladas as disciplinas pedagógicas, sustentadas pelo campo da educação com as disciplinas específicas que compõem o currículo do curso de licenciatura em Ciências Biológicas; b) compreender se a formação pedagógica inicial oferece subsídios suficientes ao exercício da docência. Trazemos como fundamento para discussão os conceitos centrais da praxiologia, de Pierre Bourdieu, campo e habitus, visando estabelecer a articulação dialética entre os indivíduos e as estruturas sociais. Para o desenvolvimento da fundamentação metodológica, valemos-nos da pesquisa qualitativa, já nossas considerações e subsídios teóricos se apoiaram nas reflexões de Richardson (1999) e Triviños (1987). A coleta de dados foi realizada a partir de questionário fechado respondido por sete (7) professores, entrevista semiestruturada com sete (7) professores e o Coordenador do curso de Ciências Biológicas. Realizamos também análise documental do Projeto Pedagógico do curso (PPC). Para orientação do processo de análise de dados, a discussão foi realizada pelas categorizações a partir da análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados da pesquisa indicam que os docentes compreendem a importância da formação pedagógica inicial num curso de formação de professores, entretanto, acreditam que na mesma ainda não é suficiente para oferecer subsídios para o exercício da docência. Indicam também a presença de dicotomia entre as disciplinas biológicas e pedagógicas, assim como a desarticulação entre ambas as áreas.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:32:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FLAVIA WEGRZYN MARTINEZ.pdf: 2205214 bytes, checksum: b3b91755587c9dd6df131a3c8ac799e8 (MD5) Previous issue date: 2014-02-24en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjectdocênciapor
dc.subjectconhecimento pedagógicopor
dc.subjectteachers trainingeng
dc.subjectteachingeng
dc.subjectpedagogical knowledgeeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleLICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICApor
dc.title.alternativeLicenciatura in Biological Sciences: a study of pedagogical training.eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
FLAVIA WEGRZYN MARTINEZ.pdf2.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.