Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1378
metadata.dc.type: Dissertação
Title: RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO PRIMEIRO GRUPO ESCOLAR DOS CAMPOS GERAIS: VICENTE MACHADO (1904)
metadata.dc.creator: Schram, Aline Cristina
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Maria Isabel Moura
metadata.dc.contributor.referee1: Jacomeli, Mara Regina Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Martiniak, Vera Lúcia
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa faz parte do projeto “Reconstrução histórica das instituições escolares dos Campos Gerais 1889 a 1950” coordenado pelo grupo de pesquisas HISTEDBR – Campos Gerais-PR e tem por objetivo fazer a reconstrução histórica da criação do primeiro grupo escolar republicano dos Campos Gerais. Especificamente, busca-se identificar o contexto histórico do projeto de criação dos grupos escolares no Brasil republicano, compreender a origem do projeto de criação dos grupos escolares no Paraná e analisar a cidade de Castro e a criação do grupo escolar Vicente Machado nos primeiros anos da República. Apesar de a pesquisa ter como objeto um único grupo escolar, isso não significa que será feita de forma isolada, pois o entendimento das várias dimensões de um objeto depende da análise das relações que o permeiam. Nesse sentido, o método a ser utilizado será o materialismo histórico-dialético, que tem como objetivo entender as contradições presentes no movimento dialético entre as relações materiais, utilizando como pressuposto a história. É uma relação de interdependência entre todas as dimensões do objeto de pesquisa em uma proposta de superação da estrutura capitalista. A partir desta perspectiva, as categorias que permearam toda a pesquisa foram Estado, sociedade, educação, classes sociais. Tomando este direcionamento, foi analisado o contexto econômico e social do estado do Paraná e da cidade de Castro. No Brasil, onde funcionava o sistema imperial e escravista, o advento dos ideais liberais resultou em muitos embates políticos e ideológicos, pois apresentava o discurso de romper com todo o tipo de escravidão e preparar o país para o desenvolvimento capitalista. Deste modo, o recorte temporal da pesquisa será de 1889 a 1904, período em que os ideais republicanos estão se consolidando no país. A seleção do recorte temporal tem o objetivo de captar o movimento do real dos primeiros anos da República brasileira para perceber como o ideário republicano foi se constituindo a partir do projeto de criação dos grupos escolares. Para a realização da pesquisa foi utilizado levantamento de dados como documentos oficiais, fotos, mapas, desenhos, jornais, atas, leis, decretos, regulamentos e portarias, análises e reflexões que pretenderam atingir a totalidade do objeto de pesquisa.
Abstract: This research is a part of a project called “Historical Reconstruction of Educational Institutions of Campos Gerais from 1889 to 1950” coordinated by the HISTEDBR research group – Campos Gerais-PR aiming at the historical reconstruction of the first group of Republican schools in Campos Gerais. The research particularly aims at identifying the historical context around the development project for groups of schools in Brazil during the Republican years. We also seek to understand the origins of the development project for groups of schools in Paraná and analyze the city of Castro with Vicente Machado Group in the early republican years. Despite of having only one group as object of study, the research is not conducted in an isolated nature; the analysis of the relationships surrounding a single object leads to the understanding of the several dimensions involved. In this context, the method applied is the historical and dialectical materialism. The objective is to understand the contradictions of the dialectical movement present in material relationships using History as assumption. All the dimensions of the object of the study are in an interdependence relationship proposing the breakthrough of capitalist structure. This perspective indicates that the categories permeating the research were the State, society, education, social classes. This direction led to an analysis on the economic and social contexts of the state of Paraná and the city of Castro. Brazil was inserted in an Imperial and slavery scenario when the advent of liberal ideas brought the discourse of breaking with all sorts of slavery and prepare the country to receive capitalist development, resulting in several political and ideological conflicts. Thereby, the research ranges the period from 1889 to 1904, when republican ideas were being established in the country. This selection aims at capturing the actual movement in the early years of the Brazilian Republic and find how republican ideas were grounded in the development of groups of schools. The collection of data used official documents, photographs, maps, drawings, newspapers, minutes, laws, decrees, regulations and resolutions, analyses and reflection to encompass the object of study.
Keywords: instituições escolares
grupos escolares
história da Educação
escola pública
Castro-PR
educational institutions
groups of schools
history of education
public school
Castro-PR
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SCHRAM, Aline Cristina. RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO PRIMEIRO GRUPO ESCOLAR DOS CAMPOS GERAIS: VICENTE MACHADO (1904). 2014. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1378
Issue Date: 31-Mar-2014
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Aline Cristina Schram.pdf2.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.