Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1496
metadata.dc.type: Dissertação
Title: RELAÇÕES DIALÓGICAS NO ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL EM TURMAS DO 6º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CURITIBA/PR
metadata.dc.creator: Gaudeda, Célia
metadata.dc.contributor.advisor1: Saleh, Pascoalina Bailon de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Rohling, Nívea
metadata.dc.contributor.referee2: Torquato, Cloris Porto
metadata.dc.description.resumo: Um dos objetivos fundamentais a serem alcançados pela escola, no ensino de Língua Portuguesa, é formar sujeitos que produzam seus textos escritos de modo a atender às exigências socialmente estabelecidas. No entanto, em escolas municipais de Curitiba/PR, que ofertam o ensino de 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, atingir esse objetivo tem sido uma tarefa desafiadora para a grande maioria de nós, profissionais atuantes. Mediante essa constatação, este estudo se propôs a investigar como é encaminhado o ensino da produção textual, bem como qual é a concepção de linguagem escrita predominante que subjaz a esse ensino. Para tanto, no primeiro semestre de 2016, escolheu-se uma das escolas municipais com suas 3 (três) três turmas de 6º ano e nesse universo, por meio de entrevistas com 3 (três) professoras e dos cadernos de 8 (oito) alunos, gerou-se dados, que foram analisados à luz de estudos contemporâneos sobre a linguagem e seu ensino. Dentre os teóricos estão os do Círculo de Bakhtin, cuja teoria intitulada enunciativo-dialógica versa sobre a linguagem como consequente das interações verbais, que se estabelecem entre os sujeitos em suas relações sociais; também estão autores que discutem sobre o ensino da linguagem, em especial da escrita: Geraldi (1996; 1997; 2006;), Azevedo e Tardelli (2011), Sercundes (2011) Marcuschi (2001), Costa Val et al. (2009), Menegassi (2010), dentre outros. Além desses teóricos, contou-se com o aporte de documentos orientadores do ensino, Brasil (1988) e Curitiba (2010; 2006). Inicialmente, mapeou-se como a linguagem escrita, de um modo geral, vem sendo apresentada às três turmas. Especialmente em duas, constatou-se a presença de textos escritos (para a leitura), sendo a maioria deles literários; nesse ponto, sentiu-se a ausência de um trabalho de leitura que os explorasse em todas as suas dimensões; também há a escrita-reprodução, que abrange as cópias e demais propostas nas quais a participação dos alunos é mínima e, finalmente, as produções escritas, num total de 21. Em relação a essas produções textuais, foco principal deste estudo, as conclusões apontaram para um distanciamento da concepção de linguagem como fenômeno de interação verbal. O conjunto de dados gerados indicou que tem prevalecido, em todas as turmas, a ênfase no ensino da escrita de redações escolares, principalmente a partir de imagens, as quais não abrangem aspectos constitutivos da produção de textos fora da escola, tais como gênero discursivo definido, planejamento prévio, interlocutor eleito, local de circulação e reescrita do texto. Ou seja, nas três turmas investigadas predominou-se uma concepção tradicional de linguagem escrita e não uma concepção em que a linguagem é entendida como um meio de interação entre os sujeitos.
Abstract: One of the fundamental goals to be reached by the school, on Portuguese Language teaching, is forming subjects who produce their written texts so to meet the imposed social requirements. However, in municipal schools in Curitiba (Parana), that offer from 6th to 9th grades of elementary school, achieving that goal has been a challenging assignment to most of us, working professionals. Through this confirmation, this study aims to investigate how text production teaching is being forwarded, as well as the predominant conception of written language underlying the teaching. Therefore, for the present research, we chose, in the first semester of 2016, one of the municipal schools with its 3 (three) 6th grade classes and, in that universe, by means of interviews with 3 (three) teachers and the access of 8 (eight) students notebooks, generated data that were analyzed with contemporary theories on language and its teaching. Among the theorists, those from Bakhtin Circle, whose enunciative-dialogic named theory talk about language as consequent to verbal interactions, which are established among the subjects in their social relations; also authors who talk about language teaching, especially the written language: Geraldi (1996; 1997; 2006;), Azevedo & Tardelli (2011), Sercundes (2011) Marcuschi (2001), Costa Val et al. (2009), Menegassi (2010), and others. Besides those theorists, we relied on teaching guiding documents, Brasil (1988) and Curitiba (2010; 2006). Initially, we scanned how the written language, in general, has been introduced to the three classes. Particularly in two classes, it was verified the presence of written texts (to reading), most of them literary; about that, we missed a reading work that explored the texts in all their dimensions; there is also the writing-reproduction, which includes the copy and other propositions with a minimal students participation and, ultimately, the written production, a total of 21. About the text productions, main focus of this study, the conclusions point to a detachment from the conception of language as verbal interaction phenomenon. The amount of data that was generated indicate that it has prevailed, in all classes, the emphasis on the teaching of school writing – mainly thematized from images – which do not include constitutive aspects demanded by the text production outside the school, such as defined discursive genre, previous planning, elected interlocutor, place of circulation and text rewriting. That is, in the three examined classes, a traditional conception of written language prevails and not one that understands the language as a means of interaction between the subjects.
Keywords: escrita
ensino
produção textual
writing
teaching
text production
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Linguagem, Identidade e Subjetividade
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: GAUDEDA, Célia. RELAÇÕES DIALÓGICAS NO ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL EM TURMAS DO 6º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CURITIBA/PR. 2017. 183 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1496
Issue Date: 12-Apr-2017
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File SizeFormat 
Celia Gaudeda.pdf2.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.