Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1507
metadata.dc.type: Dissertação
Title: USO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA:UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE
metadata.dc.creator: Struminski, Luciane Aparecida de Freitas
metadata.dc.contributor.advisor1: Grossi, Luciane
metadata.dc.contributor.referee1: Pasquini, Regina Célia Guapo
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Fabiane de
metadata.dc.description.resumo: Os jogos fazem parte da vida do homem desde a antiguidade. O interesse em estudá-los contribuiu fundamentalmente para o desenvolvimento da Teoria da Probabilidade. Partindo da premissa de que ensinar e aprender matemática não deve ser algo cansativo e desinteressante, este trabalho tem por objetivo propor e apresentar uma proposta didática que alia as atividades propostas no material elaborado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e adotado pelas escolas estaduais deste estado à utilização de jogos didáticos que podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de probabilidade. Para tal, procurou-se realizar uma pesquisa bibliográfica acerca dos temas probabilidade e uso dos jogos nas salas de aula, bem como estudar e descrever as atividades apresentadas no Caderno do Aluno e no Caderno do Professor, ambos utilizados nas escolas estaduais do estado de São Paulo. A proposta didática que visa a junção de jogos às atividades já previstas nesse material, foi aplicada numa sala de aula do 2º ano do Ensino Médio, procurando integrar as atividades do Caderno do Aluno à utilização de jogos para tratar o tema probabilidade. Descreve ainda, as características da escola onde foi aplicada a proposta, o detalhamento das atividades desenvolvidas, os materiais empregados, a avaliação do conteúdo que foi aplicada aos alunos e um questionário em que eles puderam responder e avaliar a prática utilizada.
Abstract: The games are part of human life since ancient times. The interest in studying them has contributed fundamentally to the development of probability theory. Starting from the premise that teaching and learning mathematics should not be something tiresome and uninteresting, this work aims to propose and present a didactic proposal that combines the activities proposed in the material prepared by the São Paulo State Education and adopted by the state schools this state the use of educational games that can contribute to the teaching and learning of probability process. To this end, we tried to carry out a literature search on the topics probability and use of games in classrooms and study and describe the activities presented in the Student Notebook and Teacher's Notebook, both used in state schools of the state of Paulo. The didactic proposal to join games to the activities already planned in this material was applied in a classroom of the 2nd year of high school, trying to integrate the Student Notebook activities to use games to address the issue likely. It also describes the characteristics of the school where the proposal was applied, the details of the activities, the materials used, the evaluation of the content that has been applied to students and a questionnaire in which they were able to respond and assess the practical use.
Keywords: probabilidade
jogos
ensino-aprendizagem de matemática
proposta didática
probability
games
math learning
teaching didactic sequence
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Matemática
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)
Citation: STRUMINSKI, Luciane Aparecida de Freitas. USO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA:UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1507
Issue Date: 25-Feb-2016
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Luciane Aparecida Freitas.pdf3.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.