Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1514
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O USO DE CONCEITOS VETORIAIS EM GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO MÉDIO COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA
metadata.dc.creator: Furlani, Célio
metadata.dc.contributor.advisor1: Grossi, Luciane
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Fabiane de
metadata.dc.description.resumo: Ensinar matemática para os alunos do Ensino Médio é um grande desafio, pois estes alunos encontram-se inseridos no meio digital e as aulas tradicionais não despertam atenção e interesse. Assim, a utilização de recursos tecnológicos como o computador pode ser de grande valia, pois o professor pode associar a teoria à prática e vice-versa, envolvendo-os em atividades que possibilitam uma aprendizagem significativa estimulando a curiosidade. Este trabalho tem por objetivo propor uma abordagem alternativa para o ensino de geometria analítica no ensino médio, diferente das utilizadas dos livros didáticos, e para tanto foi utilizado recursos computacionais através de uma sequência de atividades realizadas e disponibilizadas no GeogebraBook como ferramenta de construção geométrica e dinâmica; onde foram incluídos conceitos de vetores com a finalidade de facilitar o entendimento do assunto. A proposta foi desenvolvida em uma escola estadual, situada na cidade de Itararé, estado do São Paulo, onde foi sugerido aos alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio uma série de atividades desenvolvidas pelo autor e disponibilizadas no GeogebraBook. Destaca-se a importância dos recursos tecnológicos para o ensino de matemática e o papel do professor frente aos avanços da tecnologia, como agente facilitador da interdisciplinaridade e como motivador e mediador do conhecimento.
Abstract: To teach Mathematics to highschool students is a big challenge, the traditional classes , for these students used to digital environment, don't arouse much mind and interest. So, the use of technological resourses, as the computer, can be valuable, for the teacher can connect theory to practice and vice versa; involving them in activities that enable a significant learning, stimulating the curiosity. This task has as its goal to propose an alternative approach to the Analitcs Geometry highschool students different from the ones found in the didactic books, so using computer resourses through a sequence of exercises accomplished and provided in the GeogebraBook as tool of dynamics and geometric construction. And it was included the concept of vectors in order to facilitate the understanding of the matter. The proposal was done at state school, located in Itarare, São Paulo; where it was suggested to the final years highschool students a sequence of exercises developed and provided by the GeogebraBook author.Outstanding the importance of the tecnological resourses in the Mathematics teaching and the role of the teacher forefront the technology progress, as agent that facilitates the interdisciplinarity and as knowledge mediator and motivatror.
Keywords: Geometria Analítica
Ensino médio
Vetores e GeogebraBook
Analitics Geometry
Highschool
Vectors and GeogebraBook
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Matemática
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)
Citation: FURLANI, Célio. O USO DE CONCEITOS VETORIAIS EM GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO MÉDIO COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA. 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1514
Issue Date: 21-Oct-2016
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Celio Furlani.pdf4.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.