Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1714
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O ESTUDO DA COMPLEXIDADE EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PENSAMENTO COMPLEXO E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO
metadata.dc.creator: Ruiz, Alonso Benjamin Muñoz
metadata.dc.contributor.advisor1: Cordova, Maria Julieta Weber
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Schimanski, Edina
metadata.dc.contributor.referee1: Pátaro, Cristina Satie de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Antunes, Alfredo Cesar
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as principais características da produção de teses e dissertações sobre a Teoria da Complexidade no Brasil nos anos 2011 e 2012, como uma ferramenta que possa constituir uma referência de estudo para os interessados nesta temática. Ao longo deste processo foram pesquisados dados sobre a produção de teses e dissertações relativas ao paradigma da complexidade no Brasil, aprofundando na análise daqueles trabalhos na área da educação. Realizou-se um registro dos principais campos de aplicação de tais trabalhos. Através da técnica da análise documental pretendeu-se reconhecer as principais associações disciplinares que emergiram a partir desta nova visão para a construção de uma nova organização do saber científico, bem como os principais expoentes citados com respeito a esta teoria nos trabalhos selecionados. Para tais fins, se realizou uma pesquisa no banco de teses da CAPES com três principais critérios de busca. “Teoria da Complexidade”, “Paradigma da Complexidade” e “Pensamento Complexo”. O resultado foi processado através de folha de cálculo do Microsoft Excel. Os resultados ressaltam uma forte associação entre a teoria da complexidade e a educação principalmente em referência à formação de docentes sob novas visões e práticas pedagógicas, no entanto, existe uma ampla variedade de saberes com os quais a teoria dialoga. A técnica metodológica mais utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Por outro lado, a maioria das pesquisas derivam em diagnósticos sobre situações específicas.
Abstract: The following work has as objective to analyze the main characteristics of the production of theses and dissertations about the Theory of Complexity in Brazil in the years of 2011 and 2012, as a tool that can build a reference of study to the interested in the subject. Throughout this process was researched data about the production of theses and dissertations related to the paradigm of complexity in Brazil, deepening in the analysis of those works in the area of education. It was realized a registration of the main field of application of such works. By the technique of document analysis it was intended to recognize the major disciplinary association that emerged starting from this new view to the construction of a new of organization of the scientific knowledge, as well as the principal exponents quoted about this theory in the selected works. For such endings, a research was realized in the CAPES bank of theses with three main criteria of search: “Theory of Complexity”, “Paradigm of Complexity” and “Complex Thinking”. The result was processed by spreadsheet of the Microsoft Excel. The results highlighted a strong association between the theory of complexity and the education, mainly in reference to the formation of teachers under new views and pedagogical practices, however, exist a wide variety of knowledge, in which the theory converses. The most used methodological technique was the bibliographical research. On the other hand, most of the researches derive in diagnoses about specific situations.
Keywords: complexidade
educação
interdisciplinaridade
complexity
education
interdisciplinary
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: RUIZ, Alonso Benjamin Muñoz. O ESTUDO DA COMPLEXIDADE EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PENSAMENTO COMPLEXO E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Clinica Integrada, Dentística Restauradora e Periodontia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1714
Issue Date: 3-Feb-2016
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Odontologia

Files in This Item:
File SizeFormat 
Alonso B M Ruiz.pdf2.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.