Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2142
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Silvio Luiz Rutz da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728536Z6por
dc.contributor.referee1Rosa, Cleci Werner da
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700908E4por
dc.contributor.referee2Andrade, André Vitor Chaves de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779269Z8por
dc.creatorOrkiel, Edenilson
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4262391A0por
dc.date.accessioned2017-07-24T19:45:51Z-
dc.date.available2017-03-03
dc.date.available2017-07-24T19:45:51Z-
dc.date.issued2016-08-26
dc.identifier.citationORKIEL, Edenilson. O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MOVIMENTOS EM DUAS DIMENSÕES. LANÇAMENTO DE FOGUETES.. 2016. 197 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física; Formação de Professores de Física; Física na Educação Básica) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2142-
dc.description.abstractIn this work the intention was to teach the content structuring movements in two dimensions, addressing the concepts related to the uniform motion, accelerated and oblique with the construction and use of simple experiments for it. In this sense, it was built with the student’s rocket powered by water and compressed air, as well as other types of experiments demonstrating the movement of objects making up the record video for later analysis with the help of Tracker computer program. Tracker program is used as a facilitator in the understanding of the concepts related to uniform, accelerated movement as well as movements in two dimensions’ composition or oblique movement. Within these activities, the purpose was to enable students to classes that allow understanding of how to build physical models of motion and the equations that describe them, aiming to make sense of the physical concepts taught. One example is through the Tracker program, enabling students graphing activities of the movements, as well as analysis and interpretation correlating with what has been seen in practice. After analyzing the results, it could be observed that the different classes with the use of ICT, the Tracker program and experiments built by the students themselves, contributed to the motivation and interest in the subject taught at the same time that the road to learning it was easier to reach the success of the proposal.eng
dc.description.resumoNeste trabalho a pretensão foi ensinar o conteúdo estruturante movimentos em duas dimensões, abordando os conceitos relacionados aos movimentos uniforme, acelerado e oblíquo com a construção e uso de experimentos simples para isso. Neste sentido, foi construído com os alunos foguetes movidos a água e ar comprimido, bem como outros tipos de experimentos demonstrando o movimento de objetos fazendo-se o registro em vídeo para análise posterior com o auxílio do programa computacional Tracker. O programa Tracker é utilizado como um facilitador no entendimento dos conceitos relacionados aos movimentos uniforme e acelerado, bem como da composição de movimentos em duas dimensões, ou movimento oblíquo. Dentro destas atividades, o propósito foi possibilitar aos alunos aulas que permitam o entendimento de como se constroem os modelos físicos do movimento e as equações que os descrevem, objetivando-se dar sentido aos conceitos físicos ensinados. Como exemplo, citamos, através do programa Tracker, possibilitar aos alunos atividades de construção de gráficos dos movimentos, bem como sua análise e interpretação correlacionando com o que foi visualizado na prática. Após a análise dos resultados obtidos, pôde ser observado que as aulas diferenciadas, com a utilização das TIC, do programa Tracker e de experimentos construídos pelos próprios alunos, contribuíram para a motivação e interesse pelo assunto ensinado ao mesmo tempo que o caminho para a aprendizagem ficou facilitado, atingindo o êxito da proposta.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-24T19:45:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Edenilson Orkiel.pdf: 13722795 bytes, checksum: 5cf2a7113093b2b5d3ad1e6a916a2e28 (MD5) Previous issue date: 2016-08-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEnsino de Física; Formação de Professores de Física; Física na Educação Básicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Físicapor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjecttecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subjectPrograma Trackerpor
dc.subjectPhysics Teachingeng
dc.subjectinformation and communication technologieseng
dc.subjectTracker programeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.titleO USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MOVIMENTOS EM DUAS DIMENSÕES. LANÇAMENTO DE FOGUETES.por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File SizeFormat 
Edenilson Orkiel.pdf13.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.