Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2144
metadata.dc.type: Dissertação
Title: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM HISTÓRICO-EXPERIMENTAL DA LEI DE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA DE FARADAY À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
metadata.dc.creator: Labas, Marlon
metadata.dc.contributor.advisor1: Cássaro, Fabio Augusto Meira
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira Junior, Hércules Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: Bernardes, Luiz Antônio Basto
metadata.dc.description.resumo: O ensino de Física vem sendo realizado, especialmente no Ensino Médio, mediante a apresentação de conceitos, equações e leis que servem para explicar e modelar fenômenos da natureza. Sendo muito comum que essa abordagem aconteça somente no âmbito teórico, o que, na maior parte das situações, solicita um grande esforço de abstração por parte dos alunos. Ainda que a experimentação represente uma parte importante e não dissociada do ensino de ciências, a ausência de uma realização sistemática desse tipo de atividade é comum no ensino da Física. Reconhecendo esse problema, nesse trabalho apresentamos resultados da inclusão de atividades experimentais e simulação computacional, aplicadas para o ensino e abordagem de conceitos relacionados à lei da indução eletromagnética de Faraday. A base teórica adotada nesse tipo de enfoque foi a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e avaliamos qualitativamente a aprendizagem dos alunos utilizando a elaboração de mapas conceituais, antes e depois da abordagem do assunto em questão, algo similar ao que propõe Novak. A proposta didática foi oferecida inicialmente a 51 estudantes de duas turmas de terceiras séries do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Barão de Antonina, localizada em Mafra – SC, no ano letivo de 2015. A carga horária total para a execução da proposta foi de 10 aulas de 45 minutos cada. Veremos que o uso dessa estratégia de ensino e avaliação rendeu belos trabalhos, avanços conceituais e evidências de aprendizagem significativa por parte dos alunos. Finalmente, as práticas didáticas também serviram para a organização de um manual destinado a professores do Ensino Médio, um produto deste mestrado, o qual inclui: planos de aula, textos de apoio e roteiros e descrição de kits experimentais.
Abstract: The physics teaching has been done, especially in high school, by presenting concepts,equations and laws that serve to explain and to model phenomena of nature. It is very common that this approach only happens in the theoretical scope, which, in most situations,requires a great effort of abstraction by the students. Although the experimentation represents an important part and not dissociated from the teaching of science, the absence of a systematic realization of this type of activity is common in the physics teaching. Recognizing this problem, in this paper we present results of the inclusion of experimental activities and computational simulation, applied to teaching and approach of concepts related to the Faraday's law of electromagnetic induction. The theoretical basis adopted in this type of approach was the theory of meaningful learning of Ausubel and we evaluated qualitatively the student learning using the elaboration of conceptual maps before and after the approach to the subject in question, similar to what is proposed by Novak. The didactic proposal was initially offered to 51 students of two classes of third grade of high school of Escola de Educação Básica Barão de Antonina, located in Mafra - SC, in the academic year 2015. The total time for the implementation of this proposal was 10 lessons of 45 minutes each. We will see that the use of this teaching strategy and evaluation yielded beautiful works, conceptual advances and evidence of significant learning by the students. Finally, those teaching practices also served to the organization of a handbook for high school teachers, a product of this master degree, which includes: lesson plans, texts of support, experimental scripts and description of experimental kits.
Keywords: Ensino de Física
aprendizagem significativa
experimentação
lei da indução eletromagnética de Faraday
Physics teaching
meaningful learning
experimentation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Ensino de Física; Formação de Professores de Física; Física na Educação Básica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física
Citation: LABAS, Marlon. UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM HISTÓRICO-EXPERIMENTAL DA LEI DE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA DE FARADAY À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2016. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física; Formação de Professores de Física; Física na Educação Básica) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2144
Issue Date: 9-Sep-2016
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marlon Labas.pdf13.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.