Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2501
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Construindo saberes acerca do contágio e prevenção de HIV/AIDS no Ensino Médio
metadata.dc.creator: Schlem, Alice Jocélia
metadata.dc.contributor.advisor1: Schardong, Rosangela
metadata.dc.contributor.referee1: Mello, Fernanda Rosário de
metadata.dc.contributor.referee2: Torquato, Cloris Porto
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa de Mestrado em Estudos da Linguagem “CONSTRUINDO SABERES ACERCA DO CONTÁGIO E PREVENÇÃO DE HIV/AIDS NO ENSINO MÉDIO” teve como reflexão inicial a persuasão nos informativos sobre HIV/AIDS, originada pelo significativo aumento no índice de jovens soropositivos registrado pelo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, publicado em 2014. Este fato gerou o interesse em pesquisar a eficácia dos argumentos utilizados nos informativos sobre HIV/AIDS para o público jovem. De acordo com Chaim Perelman, a argumentação eficaz é aquela que utiliza “tudo quanto pode influenciar o comportamento” (2014, p.9). A proposição é que isto não aconteceu neste caso, pois o comportamento dos adolescentes e jovens aparentemente não foi modificado a respeito da prevenção de HIV/AIDS. O corpus da pesquisa é composto pelo informativo Fique Sabendo e a coleção Saúde e Prevenção na Escola (vol. 4) distribuídos pelos Ministério da Saúde e Ministério da Educação. Foram aplicados dois questionários para geração de dados e posterior análise, um antes de realizar as oficinas Saúde e Prevenção na Escola (vol. 4) e um depois. Os questionários possuem perguntas objetivas e dissertativas. O primeiro pretendia reunir informações sobre o conhecimento prévio dos alunos acerca do HIV/AIDS, sua opinião sobre os informativos e campanhas de prevenção. O segundo questionário visava a avaliar se, após as oficinas, os conhecimentos e opiniões dos jovens foi alterado. O público participante da pesquisa foi composto por 41 alunos de segundo e terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola de Educação Básica de Canoinhas – SC. A fim de analisar os dados utilizou-se como fundamentação teórica PERELMAN (2014); ARISTÓTELES (2013); CITELLI (2004); vários artigos, teses e dissertações dedicados aos temas abordados por esta pesquisa. Quanto à metodologia, é quantitativa, pois se enumeram dados estatísticos das respostas, e também qualitativa, pois se procura compreender e analisar determinados comportamentos, a opinião e as expectativas dos alunos a partir de suas respostas aos questionários. Esta pesquisa apoia-se no método qualitativo-interpretativista baseada em dados quantitativos, pois foram gerados dados em que se procurou dar “conta da pluralidade de vozes em ação no mundo social.” (Moita Lopes, 1994, p.331). Esta dissertação tem como objetivos gerais construir saberes acerca do modo de pensar dos jovens participantes da pesquisa sobre si, sobre o grupo risco, sobre o contágio e a prevenção de HIV/AIDS; Por meio das atividades previstas, levar os alunos a construir saberes adequados e suficientes sobre o grupo de risco, contágio e prevenção de HIV/AIDS; identificar, por meio da análise dos dados gerados, os motivos que o grupo de jovens investigados, que representa os adolescentes e jovens em risco de contrair HIV/AIDS, apontam como potenciais causas para o aumento no índice de soropositivos. Tem como objetivos específicos: a partir dos questionários feitos ao grupo de alunos pesquisados, averiguar se as oficinas propostas pelo volume 4 da coleção Saúde e Prevenção na escola têm informações claras e suficientes, bem como estratégias relevantes para informar e convencer os adolescentes e jovens sobre os grupos de risco, os meios de contágio e a necessidade de prevenção de HIV/AIDS; a partir dos dados obtidos, após a realização dos dois questionários, das oficinas e do estudo do informativo Fique Sabendo, identificar qual seria a linguagem que, desde o ponto de vista dos pesquisados, seria mais eficaz nos informativos e campanhas para o convencimento dos adolescentes e jovens a respeito do seu pertencimento ao grupo de risco, das formas de contágio e da importância da prevenção de HIV/AIDS. Por meio da análise das respostas aos questionários e das observações realizadas durante as oficinas, percebeu-se que o problema para o aumento no índice de soropositivos de HIV/AIDS entre os jovens não é a ineficácia dos argumentos ou a inadequação do texto dos informativos e das campanhas ao público específico, existe falta de informação e de interesse dos jovens pela prevenção de HIV/AIDS, motivadas por vários fatores socioculturais.
Abstract: The Master’s research in Language Studies “BUILDING KNOWLEDGE ABOUT HIV/AIDS CONTENT AND PREVENTION IN HIGH SCHOOL” was initial reflection of the persuasion in the informatives about HIV/AIDS, created by the significant increase in the index of soropositive young people registreted by the epidemiological bulletin of the Ministry of Health, published in 2014. This fact has generated interest in researching the effectiveness of the arguments used in the informative on HIV/AIDS for young public. According to Chaim Perelman, effective argumentation is one that uses "all that can influence behavior" (2014, p.9). The proposition is that this did not happen in this case, since the behavior of adolescents and young people apparently did not change about HIV / AIDS prevention. The research corpus is composed of the folder Fique Sabendo and the collection Health and Prevention in School (vol.4) distributed by the Ministry of Health and the Ministry of Education. Two questionnaires were used for data generation and after analysis, one before to conducting the Health and Prevention in School workshops (vol.4) and one after. The questionnaires have objective and dissertative questions. The first was to get information about students' prior knowledge about HIV / AIDS, their opinion about informational and prevention campaigns. The second questionnaire aimed to assess whether, afte r the workshops, the knowledge and opinions of young people changed. The public participating in the research was composed of 41 second and third year high school students from a Basic Education School in Canoinhas – SC. In order to analyze the data, it was used as theoretical basis PERELMAN (2014); ARISTÓTELES (2013); CITELLI (2004); several articles, theses and dissertations dedicated to the topics addressed by this research. As for the methodology, it is quantitative, since statistical data of the answers are enumerated, as well as qualitative, as it seeks to understand and analyze certain behaviors, the opinion and the expectations of the students based on their answers to the questionnaires. This research is based on the qualitative-interpretative method based on quantitative data, since data were generated that sought to "account for the plurality of voices in action in the social world" (Moita Lopes, 1994, p.331). This dissertation aims to build knowledge about the thinking of the young people participating in the research about gthemselves, about the risk group, about the contagion and the prevention of HIV / AIDS; Through the activities planned, lead the students to build adequate and enough knowledge about the group of risk, contagion and prevention of HIV / AIDS; to identify, through analysis of the data generated, the reasons that the group of young people investigated, representing the adolescents and young people at risk of contracting HIV / AIDS, point out as potential causes for the increase in the index of seropositives. The specific objectives are: based on the questionnaires made to the group of students researched, to determine if the workshops proposed by volume 4 of the Health and Prevention in the school collection have clear and sufficient information, as well as relevant strategies to inform and convince adolescents and young about risk groups, the means of contagion and the need for HIV / AIDS prevention; from the data obtained, after the completion of the two questionnaires, the workshops and the study of the To kmow folder, to identify the language that, from the point of view of the respondents, would be more effective in the information and campaigns for convincing adolescents and young people about their belonging to the group at risk, the forms of contagion and the importance of HIV / AIDS prevention.
Keywords: HIV/AIDS
Jovens
Persuasão
Prevenção
Informação
HIV / AIDS
Young
Persuasion
Prevention
Information
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: SCHLEM, A. J. Construindo saberes acerca do contágio e prevenção de HIV/AIDS no Ensino Médio. 2018. 231f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2501
Issue Date: 28-Feb-2018
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alice Jocelia Schlem -.pdf3.06 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons