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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Entre a crítica de Anita Philipovsky (1886-1967) e as contradições do Estado: a história da educação das mulheres em Ponta Grossa na Primeira República
Other Titles: Entre a crítica de Anita Philipovsky (1886-1967) e as contradições do Estado: a história da educação das mulheres em Ponta Grossa na Primeira República
metadata.dc.creator: Oliveira, Loraine Lopes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Martiniak, Vera Lucia
metadata.dc.contributor.referee1: Skalinki Junior, Oriomar
metadata.dc.contributor.referee2: Miguel, Maria Elisabeth B.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a trajetória formativa da escritora ponta-grossense Anita Philipovsky. O estudo parte dos pressupostos teóricos do materialismo histórico-dialético, buscando analisar o objeto de pesquisa na totalidade das relações políticas, econômicas e sociais da época. As fontes primárias utilizadas foram o jornal Diário dos Campos, os Relatórios dos Secretários de Governo do Paraná, Leis e Decretos. Este trabalho está estruturado em três capítulos que fundamentam-se em autores como: Almeida (2006, 2014); Marx (2002, 2007, 2011, 2013); Safiotti (1987, 2013); Saviani (1983, 2000, 2009), além da produção acadêmica que aborda a temática. Por meio da análise das fontes, foi possível constatar que Anita Philipovsky pode ser compreendida como uma exceção, entre as mulheres de seu tempo, não excluindo outras mulheres que também marcaram nesse contexto, na medida em que contrariou os padrões que esperava-se de uma mulher: não se casou; não teve filhos; poetisa, circulando num espaço marcadamente masculino; suas observações revelam a postura de uma mulher crítica. Identificou-se que alguns dos fatores que contribuíram para sua projeção como escritora, foram seu círculo social, condições materiais favoráveis para custear sua formação, influência do pai pelo gosto da leitura. Anita defendeu o ampliamento das possibilidades de ensino para as mulheres, na medida em que estas, deveriam ter acesso a outros cursos, para além do magistério. Acreditava que o trabalho, seria um meio para que as mulheres fossem menos dependentes, pois a sociedade do seu contexto, segundo ela, era “estreita e opressora”.
Abstract: This research has a general objective analyze a formative trajectory of the writer Anita Philipovsky, was borned in Ponta Grossa – PR. The study starts from the theoretical assumptions of historical-dialectical materialism, seeking to analyze the object of research in the totality of the political, economic and social relations of the period. The primary sources used were the Diário dos Campos newspaper, the Reports of the Secretaries of Government of Paraná, Laws and Decrees. This work is structured in three chapters that are based on authors such as: Almeida (2006, 2014); Marx (2002, 2007, 2011, 2013); Safiotti (1987, 2013); Saviani (1983, 2000, 2009), besides the academic production that approaches the subject. Through the analysis of the sources, it was possible to verify that Anita Philipovsky can be understood as an exception, among the women of her period, not excluding other women who also marked in that context, as far as contradicted the standards that were expected of a woman: she did not marry; he had no children; poet, circling in a mostly masculine space; her observations reveal the posture of a critical woman. It was identified that some of the factors that contributed to her projection were her social circle, favorable material conditions to fund her formation, her father’s influence by the pleasure of the reading. Anita advocated extending the possibilities of education for women, as far as they should have access to courses other than teaching. She believed that work would be a way for women to be less dependent because the society in their context was, according to her "narrow and oppressive".
Keywords: Anita Philipovsky
Educação
Mulheres
Primeira República
Anita Philipovsky
Education
Women
First Republic
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: OLIVEIRA, L. L. Entre a crítica de Anita Philipovsky (1886-1967) e as contradições do Estado: a história da educação das mulheres em Ponta Grossa na Primeira República. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2607
Issue Date: 16-Aug-2018
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