Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2630
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO: A PROPOSTA DE HISTÓRIA DA AMÉRICA PARA A 1ª SÉRIE DO 2º GRAU (1980-1983) |
metadata.dc.creator: | Vieira, Nathália Fernandes |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Mello, Paulo Eduardo Dias de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cerri, Luiz Fernando |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bittencourt, Circe Maria Fernandes |
metadata.dc.description.resumo: | Esse trabalho investiga contextos, sujeitos e conteúdos que informaram o processo de elaboração da Proposta Curricular de História e Geografia para o 2º Grau em fins da década de 1970 e início dos anos 1980, no Estado de São Paulo. Esta proposta possui uma importância singular, pois representou o retorno do ensino de História da América ao denominado 2º Grau do ensino paulista, coincidindo cronologicamente com o período da Ditadura Civil-Militar no Brasil. Por que a História da América retorna ao currículo escolar como um conteúdo em destaque? Por que naquele momento histórico? Quem foram os agentes históricos responsáveis por essa formulação? Quais os propósitos que mobilizaram esses agentes a buscarem essa reinserção? Que ideais representavam? Que História da América foi proposta ao professor e ao público escolar? Qual foi o impacto desta proposta na produção didática na época? Essas são algumas das questões que este trabalho busca responder. Para isso, nos utilizamos de documentos curriculares oficiais do Estado de São Paulo, que incluem a Coletânea de Documentos de História da América para o 2º grau – 1ª série, de 1983, entrevistas com intelectuais que influenciaram os estudos de História da América no estado ou que participaram da elaboração curricular, além de livros didáticos produzidos na mesma época e que trazem o mesmo tema. Os referenciais teóricos e metodológicos que dão base à pesquisa incluem a História das Disciplinas Escolares, a História do Currículo e a História do Livro Didático. |
Abstract: | This work investigates contexts, subjects and contents which informed the process of elaboration of the Proposta Curricular de História e Geografia para o 2º Grau at the end of the 1970’s and the beginning of the 1980’s, in the State of São Paulo. This proposal has a singular importance, since it represents the return of the teaching of the History of America to the 2º grau, which chronologically coincides with the period of the Civil-Military Dictatorship in Brazil. Why does the History of America return to the curriculum as a highlighted content? Why does it happen in that moment in History? Who were the responsible historical agents for this formulation? Which are the intents that mobilized these agents to seek this reinsertion? Which ideas did they represent? Which History of America was proposed to the teacher and the school public? What was the impact of this proposal on the didactic production of the time? These are a few questions that this work tries to answer. In order to do that, we used official curricular documents of the State of São Paulo, which include the Coletânea de Documentos de História da América para o 2º grau – 1ª série, 1983, interviews with intellectuals who influenced the field of studies of the History of America or who were part of the elaboration of the curricular proposal, besides textbooks which were produced at the same time and have the same theme. The theoretical and methodological references which support the study are the History of Academic Disciplines, History of the Curriculum and History of Textbooks. |
Keywords: | História da América História do Currículo Livro Didático History of America History of the Curriculum Textbooks |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de História |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citation: | VIEIRA, Nathalia Fernandes. A construção de um currículo: a proposta de História da América para a 1ª Série do 2º Grau (1980-1983). 2018, 129f. Dissertação ( Mestrado em História), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2630 |
Issue Date: | 26-Feb-2018 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Nathalia Fernandes.pdf | 10.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License