Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2642
metadata.dc.type: Dissertação
Title: PROCESSO DE PRODUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS INICIANTES
metadata.dc.creator: SCOS, Josemary
metadata.dc.contributor.advisor1: Cartaxo, Simone Regina Manosso
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Pura Lúcia Oliver
metadata.dc.contributor.referee2: Papi, Silmara Gomes
metadata.dc.contributor.referee3: Paula, Lucimara Cristina de
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo, vinculado à Linha da Pesquisa Ensino e Aprendizagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa, teve como objeto o processo de produção da prática pedagógica das professoras alfabetizadoras iniciantes. A partir dos conflitos e dos desafios produzidos na prática pedagógica das alfabetizadoras iniciantes, originou-se a seguinte questão problema: Como ocorre o processo de produção da prática pedagógica de professoras alfabetizadoras iniciantes? Concomitantemente à questão principal, formulou-se o objetivo geral: Desvelar o processo de produção da prática pedagógica das professoras alfabetizadoras iniciantes a fim de contribuir para o seu processo formativo. Como objetivos específicos, definiu-se: descrever as práticas pedagógicas das professoras alfabetizadoras iniciantes; examinar práticas pedagógicas das professoras alfabetizadoras iniciantes a fim de evidenciar como são produzidas. Quanto aos conceitos e aos desafios do início de carreira, esta pesquisa reportou-se aos estudos de Huberman (1995) e Vaillant e Marcelo (2012). Pérez (2008), Mortatti (2006) e Soares, M. (2003, 2014) auxiliaram com concepções e reflexões específicas da alfabetização. O referencial teórico está fundamentado, também, na compreensão da teoria como expressão da prática com Martins (1996) e Freire (1979, 1996, 2011), no intuito de analisar a prática pedagógica na perspectiva problematizadora. A pesquisa foi desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. A investigação foi realizada em 40 escolas da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa, cujos sujeitos foram 17 professoras alfabetizadoras iniciantes que atuavam no primeiro ano das escolas da Rede Municipal de Ensino. Para análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2011), que contribuiu para a análise e o tratamento dos dados. Os resultados identificaram que a prática pedagógica alfabetizadora iniciante se constitui tanto por determinantes externos e internos. As professoras alfabetizadoras iniciantes também revelaram que a prática alfabetizadora é permeada por desafios quanto à escolha de métodos, à insegurança e à organização de rotinas. As professoras, além de buscarem por pares e formação continuada para auxiliar na prática alfabetizadora, utilizam estratégias para auxiliar no planejamento e na sua prática, como o acesso à internet, na procura por blogs e sites educacionais. Evidenciou-se que as professoras refletem sobre sua prática alfabetizadora ao perceberem que se sentem insatisfeitas ou satisfeitas com a sua prática iniciante.
Abstract: This study, linked to the Teaching and Learning Research Line of the State University of Ponta Grossa, Paraná, Brazil, had as its object the process of production of the pedagogical practice of the beginner literacy teachers. From the conflicts and challenges produced in the pedagogical practice of the beginner literacy teachers, the following problem question was originated: How does the process of production of the pedagogical practice of beginner literacy teachers take place? Concomitantly with the main question, the general objective was formulated: To unveil the process of production of the pedagogical practice of the beginner literacy teachers, in order to contribute to their education process. As specific objectives, it was defined: to describe the pedagogical practices of the beginner literacy teachers; to examine the pedagogical practices of the beginner literacy teachers in order to show how they are produced. Regarding the concepts and challenges of the early career, this research was reported in the studies of Huberman (1995) and Vaillant and Marcelo (2012). Pérez (2008), Mortatti (2006) and Soares, M. (2003, 2014) helped with specific conceptions and reflections on literacy. The theoretical framework is also based on the understanding of theory as an expression of practice with Martins (1996) and Freire (1979, 1996, 2011), in order to analyze the pedagogical practice in the problematizing perspective. The research was developed in a qualitative perspective, whose data were obtained through questionnaires and semi-structured interviews. The investigation was carried out in 40 schools of the Municipal Teaching Network of Ponta Grossa, whose subjects were 17 beginner literacy teachers who worked in the first grade of the schools of the Municipal Teaching Network. To analyze the data, the Content Analysis of Bardin (2011) was used, which contributed to the analysis and treatment of the data. The results identified that the beginner pedagogical practice is constituted both by external and internal determinants. The beginner literacy teachers also revealed that literacy practice is surrounded by challenges in relation to the choice of methods, insecurity, and organization of the classroom routines. The teachers, in addition to seek colleagues and continuing education to assist in their literacy practice, use strategies to aid in planning and practice, such as access to the internet, search for blogs and educational websites. It is shown that teachers reflect on their literacy practice when they perceive that they feel dissatisfied or satisfied with their beginner practice.
Keywords: Formação de professores
Prática pedagógica alfabetizadora
. Professor alfabetizador iniciante
Teacher education
Literacy pedagogical practice
Beginner literacy teacher
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SCOS, Josemary. Processo de produção da prática pedagógica de professoras alfabetizadoras iniciantes. 2018, 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação ) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2642
Issue Date: 30-Jul-2018
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Josemary Scos.pdfdissertação completa em pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons