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dc.contributor.advisor1Szezech Junior, José Danilo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733989P1pt_BR
dc.contributor.referee1Caldas, Iberê Luiz-
dc.contributor.referee2Iarosz, Kelly Cristiane-
dc.creatorMugnaine, Michele-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4389950Y0pt_BR
dc.date.accessioned2019-03-15T17:47:02Z-
dc.date.available2019-03-15-
dc.date.available2019-03-15T17:47:02Z-
dc.date.issued2019-02-21-
dc.identifier.citationMUGNAINE, Michele. Transporte e simetria em sistemas Hamiltonianos não twist. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2762-
dc.description.abstractThe standard nontwist map is a simple and general example of Hamiltonian systems that does not satisfy the twist condition. The map applications cover phenomenons related to plasmas, celestial mechanics, wave guides, particle accelerators and other examples. The presence of twin islands chains and the shearless curve has a big influence over barriers in the phase space and, consequently, over the transport through the space. In this work, we provide a connection between turnstiles, the manifolds intersection scenario and the transport in the phase space. This connection is still not completely understood in non twist Hamiltonian systems. The high transport is associated to the intercrossing scenario and how the homoclinic and heteroclinic points from different islands chains are close to each other and how the turnstiles act like a transport mechanism. The turnstile is the gate or the barrier to the trajectories from one region of the phase space to another. The low transport is represented by the opposite scenario, the intracrossing scenario has a larger distance between the intersection points. In this case, the turnstiles act as a trapping mechanism. The standard nontwist map is a symmetric map, i.e, there is not a preferential direction for the trajectories to follow. However, the addition of a new perturbation with a shape as csin(2πmx) is able to break the symmetry, if m is even, and the directed transport is a possible phenomenon to exist in the phase space. The map with the new perturbation is called extended standard nontwist map and it features interested phenomenon as the symmetry breaking, directed transport and the recovery of the monotonic scenario, which is not present in the original nontwist map.pt_BR
dc.description.resumoO mapa padrão não twist é um exemplo simples e geral de sistemas Hamiltonianos que violam a condição twist. Sua aplicação abrange fenômenos associados a plasmas, dinâmica celeste, guias de onda, aceleradores de partículas, entre outros. A presença de cadeias gêmeas e da curva shearless, neste mapa, tem uma grande influência sobre as barreiras presentes no espaço de fase e sobre o transporte observado através dele. Neste trabalho, fornecemos uma conexão entre os mecanismos de turnstiles e o cenário de intersecção entre variedades das cadeias gêmeas com o transporte no espaço de fase, uma situação ainda não completamente entendida em sistemas Hamiltonianos não twist. O alto transporte está relacionado com o cenário de intercrossing, com a proximidade dos pontos homoclínicos e heteroclínicos das duas cadeias e com os turnstiles agindo como um mecanismo de transporte, como uma passagem da trajetória de uma região a outra no espaço de fase. Já o transporte baixo é representado pelo cenário oposto, temos um cenário de intracrossing com uma distância maior entre os pontos de interseção e os turnstiles agindo como mecanismo de barreira de trajetórias. O mapa não twist é um mapa simétrico, sendo assim, não há uma direção preferencial para o transporte. Entretanto, a adição de uma nova perturbação na forma c sen(2πmx) é capaz de quebrar a simetria, para m par, e assim o transporte direcionado é um fenômeno possível. O mapa com esta nova perturbação é denominado mapa padrão não twist estendido e ele apresenta fenômenos interessantes como a quebra de simetria, transporte direcionado e a recuperação do cenário monotônico, cenário não observado no mapa não twist original.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2019-03-15T17:47:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Michele_Mugnaine.pdf: 11968218 bytes, checksum: 5ba2af6a329e543934e520e416683d5c (MD5)en
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.relationCNPq e a Fundação Araucáriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectcondição twistpt_BR
dc.subjectturnstilespt_BR
dc.subjectsimetriapt_BR
dc.subjecttwist conditionpt_BR
dc.subjectturnstilespt_BR
dc.subjectsymmetrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleTransporte e simetria em sistemas Hamiltonianos não twistpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências

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