Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2824
metadata.dc.type: Tese
Title: “GÊNERO, TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS E A CENTRALIDADE NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO BRASILEIRO”
metadata.dc.creator: Cesar, Tamires Regina Aguiar de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Joseli Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Ornat, Marcio José
metadata.dc.contributor.referee2: Mello, Adriana Jacobsen
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Maria Eduarda Pereira da Costa
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Maria João de Jesus Duarte
metadata.dc.description.resumo: A minha tese doutoral teve como questão central ‘Como o gênero compõe as trajetórias acadêmicas de pessoas centrais na produção do conhecimento geográfico brasileiro?’. Para conhecer quais eram os (as) pesquisadores (as) centrais no campo científico geográfico brasileiro, e como o gênero era um elemento constituinte de suas trajetórias científicas, necessitei trabalhar com uma metodologia que fosse suficiente para analisar além dos dados quantitativos, mas principalmente os dados qualitativos. Por isto em parceira com o GETE construímos o Observatório da Produção Geográfica Brasileira, que armazenou 17.636 artigos extraídos de 90 periódicos on-line, classificados no triênio 2013-2015. Em um segundo momento filtrei esses dados a partir de um desvio padrão, o qual no final das análises me trouxe o número de 52 pessoas centrais na construção das narrativas da Geografia brasileira. Destes pesquisadores (as), consegui realizar 16 entrevistas (sendo 7 homens e 9 mulheres) analisadas com profundidade. A metodologia de Silva e Silva (2016) possibilitou a compreensão da inteligibilidade do fenômeno. As redes semânticas do discurso masculino ressaltam que os homens mantêm uma estrutura discursiva pouco conectada entre mundo profissional e vida familiar, construindo uma trajetória voltada para o mundo do trabalho científico, secundarizando as relações familiar. Contudo, as redes semânticas do discurso feminino evidenciam que as mulheres apresentam dificuldades na separação do universo acadêmico e familiar, mantendo desta forma, um discurso complexo ao longo de suas trajetórias que nem sempre são de harmonia e sim conflitivas. A tese apresenta que o campo científico se estrutura em relações cotidianas de poder, as quais permanecem organizadas em geometrias de poder. Essa configuração acaba por tensionar as relações dos sujeitos corporificados, e consequentemente a capacidade de influenciar o campo e suas formas de experienciar o fazer científico.
Abstract: My doctorate language has as a central question how foreign-language companies as leaders in the production of Brazilian geographic knowledge? To know which were asphalt main statistics in the constituent of their scientific trajectories, to work the study was necessary to heap than the quantitative data, but mainly the qualitative data. Why the Brazilian Geography Observatory in partnership with the public built, which included 17,636 articles extracted from 90 online journals, classified in the triennium 2013-2015. In a second moment, the number of data of a routing pattern, which is not finalized, is the number of 52 centers in the construction of the narratives of the Brazilian Geography. Of these researchers, I was able to conduct 16 interviews (7 men and 9 women) being analyzed in depth. The methodology of Silva e Silva (2016) made possible an understanding of the intelligibility of the phenomenon. The semantic networks of masculine discourse emphasize that the men maintain a discursive structure little connected between the professional world and the familiar life, constructing a trajectory directed to the world of the scientific work, seconding the familiar relations. However, the semantic networks of feminine discourse show that, as women present difficulties in separating the academic and family universe, maintaining the form, a complex discourse along their trajectories that are not always harmonious, but conflicting. This study was based on power strategies, as they were organized in power geometries. This configuration ends up undergoing the changes of market and, consequently, the capacity to influence the field and its forms of experience in the scientific making.
Keywords: Gênero
Produção científica
Epistemologia da Geografia
Ciência
Gender
Scientific production
Epistemology of Geography
Science
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Geociências
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Doutorado em Geografia
Citation: CESAR, Tamires Regina Aguiar de Oliveira. “Gênero, trajetórias acadêmicas e a centralidade na produção do conhecimento geográfico brasileiro”. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2824
Issue Date: 1-Apr-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Doutorado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAMIRES REGINA AGUIAR DE OLIVEIRA CESAR.pdftese completa em pdf10.66 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons