Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2838
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A Educação ambiental no processo de Gestão Pública no Município de Guarapuava – Paraná (1997-2004)
metadata.dc.creator: Alberti, Marli Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor1: Pinto, Maria lígia Cassol
metadata.dc.contributor.referee1: Steinke, Ercília Torres
metadata.dc.contributor.referee2: Rosso, Ademir José
metadata.dc.contributor.referee3: Carvalho, Silvia Meri
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal a análise da atuação do Governo Municipal de Guarapuava no período de 1997 a 2004, em relação à inserção da educação ambiental na prática da gestão pública ambiental. Para consecução desse objetivo, procedeu-se pesquisa bibliográfica acerca da educação ambiental, epistemologia ambiental, políticas públicas e gestão ambiental, e um estudo de caso, com levantamento de dados primários junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Florestal – SEMAFLOR, no período de 1997 a 2004.Também efetivou-se levantamento de dados secundários como planejamento, projetos, relatórios, publicações, jornais e legislação ambiental do município de Guarapuava. Complementando o estudo, foram realizadas entrevistas com os interlocutores da gestão pública, professores e líderes comunitários. A partir dos dados coletados, procedeu-se uma categorização das ações, projetos e programas desenvolvidos pela SEMAFLOR, chegando a três categorias: a) conhecimentos e conscientização; b) atitudes/participação; e c) competência/capacitação. Constatouse que nesse recorte temporal foram desenvolvidas 99 atividades na primeira categoria; 100 na segunda e 40 na terceira, sendo que em muitos casos as categorias a e b mesclam-se, numa genuína práxis da educação ambiental. Mais utilizada em sua modalidade não-formal, a educação ambiental esteve presente nas entrelinhas das ações da Secretaria, contribuindo para que o engajamento e a sensibilização da população se efetivassem. E essa é, efetivamente, a educação necessária para a situação ambiental atual: uma educação ambiental que leve conhecimento sobre os problemas ambientais aos munícipes, mas que também mobilize a comunidade no sentido de conservar a qualidade ambiental e até mesmo melhorá-la.
Abstract: The present study has as its principal aim the analysis of the performance of the municipal government in Guarapuava city, in the period of 1997 and 2004, in relation to the introduction of the environmental education within the environment public management. In order to achieve that objective, it was carried out a bibliographic research about environmental education and epistemology, public politics and environmental management, besides a case study with primary data analysis in the Municipal Environment and Forest Development Office – SEMAFLOR, between 1997 and 2004.There was also a secondary data analysis in planning, projects, reports,publications, newspapers and environmental laws of Guarapuava city. As a complement for the study, some interviews with the public managing interlocutors, teachers and communities’ leaders were made. From the obtained data, SEMAFLOR developed a classification of the actions, projects and programs that achieved three categories: a) knowledge and consciousness-raising; b) attitudes/participation; and c) competence /capacitating. It was possible to verify that during that period there were 99 activities developed within the first category, 100 in the second and 40 in the third one. In many cases, categories a and b have missed, in a true praxis of environmental education. Used more in its non-formal way, the environmental education was present “between the lines” in the actions of the Office, contributing for the participation and touching of the population. That is, effectively, the necessary education for today´s environment situation: an environmental education that not just inform the population about the environmental problems, but that also mobilize people in order to maintain the environment quality or even make it better.
Keywords: Educação ambiental
Crise ambiental
Gestão ambiental
Environmental education
Environmental crisis
Environmental management
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Geociências
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Gestão do Território
Citation: ALBERTI, M. A. A Educação ambiental no processo de Gestão Pública no Município de Guarapuava – Paraná (1997-2004). 2009, 143f. Dissertação (Mestrado em Gestão em Território) - Universidade Estadual Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2838
Issue Date: 19-May-2009
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Mestrado em Gestão do Território

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marli, alberti.pdf4.43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons