Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2862
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Abordagem sobre educação sexual para alunos com Síndrome de Down: uma proposta educacional
metadata.dc.creator: Feld, Saline Daiane
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Luciana de Bôer Pinheiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Ohira, Marcio Akio
metadata.dc.contributor.referee2: Matos, Eloiza Aparecida de
metadata.dc.description.resumo: O tema da inclusão tem repercutido em grande escala no campo educacional, e a educação sexual deve ser levada em conta neste processo inclusivo, pois proporciona autoconhecimento, confiança e proteção. Pesquisou-se e observou-se a escassez de materiais adaptados para instrumentalizar e orientar docentes da rede especial de ensino na abordagem de educação sexual de alunos com síndrome de Down. Assim, estabeleceu-se a seguinte questão norteadora para esta pesquisa: Como é possível elaborar em conjunto com os professores da rede especial de ensino, materiais adaptados para abordar educação sexual com alunos com síndrome de Down? Traçou-se como principal objetivo geral desenvolver um material de apoio sobre educação sexual para alunos com síndrome de Down e como objetivos específicos, investigar como os professores da rede especial de ensino realizam a educação sexual de alunos com síndrome de Down e sintetizar os principais referenciais normativos sobre educação sexual e especial. Quanto ao referencial teórico utilizado para a educação sexual de pessoas com deficiência, nos amparamos em Maia (2001, 2005, 2006, 2014, 2015, 2016), Maia e Ribeiro (2009), Altmann (2003), Vitiello (1995), Ribeiro (1990), Cardoso (2016), entre outros. Para contemplar os objetivos propostos, realizaou-se uma pesquisa qualitativa, a qual foi aplicada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade de Carambeí e na Associação Artesanal do Excepcional de Ponta Grossa (ASSARTE) na cidade de Ponta Grossa- PR. Realizou-se um curso um de extensão com o objetivo de desenvolver e adaptar com os professores, materiais e estratégias para a educação sexual de alunos com síndrome de Down. Para o tratamento dos dados coletados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (1997). No capítulo 1, apresentamos a educação especial e seus ideais, explicou-se como ocorre a síndrome, para, então conceituar a sexualidade e educação sexual de pessoas com síndrome de Down. No capítulo 2, foi abordado a formação de professores da rede especial de ensino e se possuem instrumentalização para abordar educação sexual com seus alunos, seguido por propostas de metodologias para a abordagem. Posteriormente, no capitulo 3, apresentou-se a fundamentação teórica e metodológica para coleta e análise dos dados, o curso de extensão ofertado aos professores : Desenvolvimento de material didático sobre educação sexual para alunos com síndrome de Down, e finalmente no capítulo 4, o produto do curso, os materiais adaptados para a educação sexual. Foi possível elaborar em conjunto com os professores, uma proposta de material de apoio para abordar educação sexual com seus alunos com síndrome de Down.
Abstract: The inclusion has passed on a large scale in the educational field. Sexual education should be taken into account in this inclusive process, because it provides self-confidence and protection. We researched and observed the shortage of materials adapted to approach of Sexual education for students with Down syndrome, then draw the following question :For guiding this research: it is possible to elaborate together with teachers of the network Special Education, materials adapted to address sexual education to pupils with Down syndrome? Plot as general objective to develop a supporting material on sexual education for students with Down's syndrome and how specific objectives: to investigate how the teachers of special education network to carry out the sexual education of pupils with Down's syndrome and summarise the main normative references on sexual education. As theoretical reference used for the sexual education of persons with disabilities, supporting us in Maia (2001, 2005, 2006, 2014, 2015 and 2016), Maia and Ribeiro (2009), Altmann (2003), Vitiello (1995), Ribeiro (1990), Cardoso (2016), among others. to contemplate the objectives proposed conducted a qualitative research, which has been applied at APAE (Association of Parents and Friends of Exceptional Children) of the city of Carambeí and ASSARTE (Artisanal Association of the Exceptional of Ponta Grossa) in the city of Ponta Grossa - PR. For the treatment of the data collected was used to content analysis of Bardin (1997). First we present the special education and its ideals, explain how occurs the syndrome, to conceptualize the sexuality and sexual education of people with Down syndrome. In response, we are dealing with the training of teachers of particular network of education and if they have exploited to address sexual education with their students, followed by proposals for methodologies to approach.Subsequently, we bring the theoretical and methodological basis for the collection and analysis of data, the extension course offered to teachers: Development of didactic material on sexual education for students with Down syndrome, which aimed to develop a supporting material on sexual education for students with Down syndrome, and finally, the product of the course.From the study it was possible to prepare, together with the teachers, materials to address sexual education with their students with Down syndrome. It is hoped that this proposal of support material, bring contributions to students and teachers in terms of sexual education.
Keywords: Educação especial
Sexualidade
Síndrome de Down
Formação de professores
Special Education
Sexuality
Down syndrome
Formação de professors
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: FELD, Saline Daiane. Abordagem sobre educação sexual para alunos com Síndrome de Down: uma proposta educacional. Ponta Grossa, 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática), Universidade Estadual de Ponta Grossa,Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2862
Issue Date: 12-Apr-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Saline Daiane Feld.pdfdissertação completa em pdf1.75 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons