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metadata.dc.type: Tese
Title: Modelagem Matemática na Sala de Apoio à Aprendizagem: o olhar dos professores em formação
metadata.dc.creator: Zontini, Laynara dos Reis Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Burak, Dionísio
metadata.dc.contributor.referee1: Brandt, Célia Finck
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Ana Lucia
metadata.dc.contributor.referee3: Mocrosky, Luciane Ferreira
metadata.dc.contributor.referee4: Kluber, Tiago Emanuel
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa trata da Modelagem Matemática (MM), em uma perspectiva da Educação Matemática (BURAK, 2004), no contexto do programa Sala de Apoio à Aprendizagem (SAA) pelo olhar dos professores e graduandos que atuaram no programa no ano de 2018. Trata-se de uma pesquisa qualitativa fenomenológica orientada pela interrogação: O que é isto, a Modelagem Matemática na Sala de Apoio à Aprendizagem? Essa temática emergiu da preocupação com o ensino de Matemática no início do Ensino Fundamental II, no diálogo com a Secretaria de Estado da Educação no Núcleo Regional de Educação de Irati-PR e com o curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Em uma atuação colaborativa, professores da SAA e graduandos do curso de Licenciatura em Matemática compartilharam a ação docente e desenvolveram práticas com Modelagem Matemática em cinco escolas na região de Irati-PR. A relação dialógica e reflexiva, além da sinergia entre os sujeitos, tornou a SAA um espaço de formação inicial e continuada de professores de matemática. A prática com MM foi significativa para os docentes (professores e graduandos) e para os estudantes de SAA. A experiência permitiu aos docentes ampliar a compreensão sobre as potencialidades da MM na formação geral dos sujeitos. Para além do desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos, eles perceberam mudanças nos estudantes, ganhos em termos de socialização, comunicação, interação, argumentação, organização e participação na atividade. Além disso, as atividades possibilitaram a aprendizagem de conceitos matemáticos importantes para essa etapa escolar, com ênfase nas operações básicas. Os docentes também perceberam uma melhora da compreensão dos estudantes quando os conteúdos estavam situados no contexto do interesse, pois os conceitos matemáticos ganharam sentido e as operações apareceram contextualizadas. Em cada escola, as etapas foram realizadas de maneira diferente, enfatizando a não linearidade destas e a diversidade de encaminhamentos, dependo do tema escolhido, da participação dos estudantes e da percepção dos docentes sobre as possibilidades de direcionamento. A SAA tem especificidades ligadas às defasagens de conteúdos, dificuldades de aprendizagem e vulnerabilidades dos seus estudantes, que ficaram muito mais evidentes no trabalhado com MM, por possibilitar maior aproximação entre docentes e estudantes. A MM tem uma estrutura metodológica específica e em contexto de SAA foi possível destacar que a prática com MM parte do interesse do estudante e avança com resultados muito positivos por alcançar a sua motivação intrínseca, mantendo-o participativo e envolvido na atividade em si, com metas próprias de aprendizagem. Finalizamos esse momento de pesquisa com parcerias formadas no intuito de dar continuidade a esse formato de formação, considerando as importantes contribuições para professores e estudantes.
Abstract: This research deals with Mathematical Modeling (MM), in a Mathematical Education perspective (BURAK, 2004), in the context of the Learning Support Room (LSR) program through the eyes of the teachers and undergraduates who worked in the program in 2018. It is a phenomenological qualitative research oriented by the question: What is this, the Mathematical Modeling in the Learning Support Room? This theme emerged from the concern with the teaching of Mathematics at the beginning of the Middle School, in the dialogue with the State Department of Education at the Irati-PR Regional Education Center and the Mathematics Degree course at the Midwestern State University - UNICENTRO. In a collaborative role, LSR teachers and undergraduate students of the Mathematics Degree course shared the teaching action and developed practices with Mathematical Modeling in five schools in the Irati-PR region. The dialogical and reflexive relationship, as well as the synergy between the subjects, made LSR a space for the initial and continuing formation of mathematics teachers. The practice with MM was significant for the teachers (teachers and undergraduates) and for the students of LSR. The experience allowed teachers to broaden their understanding of the potentialities of MM in the general formation of the subjects. Beyond the development of mathematical knowledge, they noticed changes in students, gains in terms of socialization, communication, interaction, argumentation, organization and participation in the activity. In addition, the activities enabled the learning of important mathematical concepts for this school stage, with emphasis on basic operations. The teachers also noticed an improvement in the student understanding when the contents were situated in the context of interest, because the mathematical concepts gained meaning and the operations appeared contextualized. In each school, the steps were performed differently, emphasizing their nonlinearity and the diversity of referrals, depending on the chosen theme, student participation and teachers' perception of the possibilities of guidance. The LSR has specificities related to the content lags, learning disabilities and vulnerabilities of its students, which were much more evident in working with MM, as it allows closer ties between teachers and students. The MM has a specific methodological structure and in the context of LSR it was possible to highlight that the practice with MM is in the student's interest and advances with very positive results for achieving its intrinsic motivation, keeping it participative and involved in the activity itself, with own learning goals. We conclude this research moment with partnerships formed in order to continue this format of formation, considering the important contributions for teachers and students.
Keywords: Educação Matemática
Modelagem Matemática
Sala de Apoio à Aprendizagem
Formação de professores
Mathematical Education
Mathematical Modeling
Learning Support Room
Teacher training
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: ZONTINI, Laynara dos Reis Santos. Modelagem Matemática na Sala de Apoio à Aprendizagem: o olhar dos professores em formação. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2886
Issue Date: 31-May-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

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