Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2901
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Cultura Geek e tecnologia: reflexões sobre os híbridos de videogame e cinema interativo
metadata.dc.creator: Kremes, Karen Keslen
metadata.dc.contributor.advisor1: Varella, Patrícia Camera
metadata.dc.contributor.referee1: Karvat, Erivan Cassiano
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Luciana Martha
metadata.dc.description.resumo: Em uma sociedade que vive o constante desenvolvimento tecnológico de novos meios de produção, ao historiador cabe o papel de discutir o aspecto sociocultural da interação humano-máquina e as novas práticas culturais com viés tecnológico. Optando por uma corrente historiográfica recente e pouco explorada, a História Polifônica, o presente trabalho discute o surgimento contemporâneo de suportes midiáticos que são um híbrido entre videogame e cinema interativo. A presente investigação parte de uma análise de discurso e representação do filme-jogo Quantum Break (Remedy, 2016) para estabelecer apontamentos e reflexões sobre o papel dessa nova prática cultural e como ela se relaciona a cultura pop atual, em especial a cultura geek. Debates recentes dentro da historiografia, a discussão em torno de tais temas se faz necessário dentro da história e contribui para compreensão do diálogo entre o sujeito e os atuais meios de comunicação em massa.
Abstract: In a society that lives the constant technological development of new means of production, the historian has the role of discussing the socio-cultural aspect of the interaction human-machine and new cultural practices with technological bias. Opting for a recent and little explored historiographic current, the Polyphonic History, the present work discusses the contemporary emergence of media support that are a hybrid between videogame and interactive cinema. The present research starts from a discourse analysis and representation of the movie-game Quantum Break (Remedy, 2016) to establish notes and reflections on the role of this new cultural practice and how it relates to the current pop culture, especially the geek culture. Recent discussions within historiography, the debate around such topics becomes necessary within history and contributes to understanding the dialogue between the individual and the current mass media.
Keywords: História
Videogame
Cinema Interativo
Cultura
Tecnologia
History
Video game
Interactive Cinema
Culture
Technology
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: KREMES, Karen Keslen. Cultura Geek e tecnologia: reflexões sobre os híbridos de videogame e cinema interativo. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2901
Issue Date: 28-Nov-2018
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karen Keslen Kremes.pdfdissertação completa em pdf4.3 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons