Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2905
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Práticas pedagógicas: a construção da compreensão sobre o ensino
metadata.dc.creator: Bach, Daiana
metadata.dc.contributor.advisor1: Cartaxo, Simone Regina Manosso
metadata.dc.contributor.referee1: Leite, Vânia Finholdt Ângelo
metadata.dc.contributor.referee2: Paula, Lucimara Cristina
metadata.dc.contributor.referee3: Papi, Silmara Gomes
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a prática pedagógica das professoras da Educação Básica. Objetiva desvelar, a partir dessa prática, como se constitui o ensino nas escolas municipais de Palmeira, a fim de possibilitar reflexões sobre a reelaboração da prática. Como objetivos decorrentes, foram definidos: caracterizar práticas pedagógicas produzidas pelas professoras durante o processo de ensino e contextualizá-las, situando-as e explicando os determinantes internos e externos que as orientam. Considerando as relações que permeiam a prática, indaga-se o que as práticas das professoras revelam sobre o processo de ensino nas escolas. O eixo epistemológico que orienta a pesquisa e análise dos dados é a teoria como expressão da prática, discutida por Martins (1996; 1998) e Santos (1992). O referencial teórico utilizado para abordar o conceito de prática pedagógica baseia-se em Freire (1987;1996) e Souza (2016). As discussões acerca do ensino fundamentam-se em Freire (1996), Roldão (2007) e Pimenta et al. (2013). O ensino é permeado por relações horizontais e verticalizadas, e as discussões delas decorrentes apoiam-se em Freire (1990) e Arroyo (2013). Para as questões relacionadas à função da escola pública, apoia-se em Oliveira (2009), Libâneo (2016) e Veiga e Silva (2018). A natureza da pesquisa é qualitativa e os procedimentos utilizados para coleta de dados são: questionários, observação participante com registros em notas de campo, conforme as contribuições de Bogdan e Biklen (1994), além de entrevistas semiestruturadas. O questionário foi respondido por 66 professoras e a observação da prática pedagógica foi realizada em duas escolas com 4 professoras. Os dados são analisados a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados apontam que os sujeitos se constituem como professoras com base em suas vivências, sua formação e o constante processo de reflexão sobre a prática, realizando-se a práxis transformativa, com base no conceito de desenvolvimento profissional docente discutido por Marcelo (2009). As práticas pedagógicas são caracterizadas como tradicionais, avaliativas, de punição e recompensa e desafiadoras, com o uso de caderno, quadro e cópia, e a transmissão do conhecimento. As práticas avaliativas apontam a avaliação como quantificação e controle dos conteúdos assimilados, embora haja tentativas de uma avaliação formativa e emancipatória. As práticas de punição e recompensa são compostas por troca de favores por bom comportamento e realização das atividades, e, por fim, há práticas desafiadoras, em que as professoras instigam os alunos a pensar criticamente. A relação professora/alunos/conhecimento é afetiva, porém verticalizada, de modo que as professoras detêm o conhecimento e o controle sobre ele, devendo transmiti-lo a seus alunos. A pesquisa apurou que a prática pedagógica revela um constante processo de reflexão. Há momentos em que o ensino é compreendido a partir do seu caráter de transformação e emancipação política e humana, e, em outros, como meio de reprodução das formas de organização decorrentes do sistema capitalista. Portanto, há indícios de movimentos contraditórios na constituição do ensino público a partir da prática pedagógica das professoras.
Abstract: This research has as its object of study the pedagogical practice of teachers of basic education. It aims to reveal, from this practice, how the teaching is constituted in the municipal schools of Palmeira, in order to enable reflections about reworking of the practice. The following objectives were defined: to characterize pedagogical practices produced by teachers during the teaching process and to contextualize them, situating and explaining the internal and external determinants that guide them. Considering the relations that permeate the practice, we inquire what the practices of teachers reveal about the teaching process in schools. The epistemological axis which guides the research and analysis of data is theory as an expression of practice, discussed by Martins (1996; 1998) and Santos (1992). The theoretical reference used to approach the concept of pedagogical practice is based on Freire (1987; 1996) and Souza (2016). The discussions about education are based on Freire (1996), Roldão (2007) and Pimenta et al. (2013). Education is permeated by horizontal and vertical relations, and the resulting discussions are based on Freire (1990) and Arroyo (2013). For questions related to the public school function, it is based on Oliveira (2009), Libâneo (2016) and Veiga e Silva (2018). The nature of the research is qualitative and the procedures used for data collection are: questionnaires, participant observation with records in field notes, according to the contributions of Bogdan and Biklen (1994), in addition to semistructured interviews. The questionnaire was answered by 66 teachers and the observation of the pedagogical practice was carried out in two schools with 4 teachers. The data are analyzed from the content analysis proposed by Bardin (2016). The results point out that the subjects constitute themselves as teachers based on their experiences, their formation and the constant process of reflection on the practice, realizing the transformative praxis, based on the concept of professional teacher development discussed by Marcelo (2009). Pedagogical practices are characterized as traditional, evaluative, punitive and rewarding and challenging, with the use of notebook, blackboard and copy, and the transmission of knowledge. The evaluative practices point to the evaluation as quantification and control of the assimilated contents, although there are attempts of a formative and emancipatory evaluation. The practices of punishment and reward are composed of exchange of favors for good behavior and accomplishment of activities, and, finally, there are challenging practices, in which the teachers instigate the students to think critically. The teacher / student / knowledge relation is affective, but vertical, so that the teachers have the knowledge and control over it, and must transmit it to their students. The research found that the pedagogical practice reveals a constant process of reflection. There are times when teaching is understood from its character of political and human transformation and emancipation, and in others, as a means of reproducing the forms of organization arising from the capitalist system. Therefore, there are indications of contradictory movements in the constitution of public education from the pedagogical practice of the teachers.
Keywords: Prática pedagógica
Compreensão de ensino
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Pedagogical Practice
Teaching Comprehension
Initial years of Elementary School
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: BACH, Daiana. Práticas pedagógicas: a construção da compreensão sobre o ensino. 2019. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2905
Issue Date: 30-Jul-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAIANA BACH.pdfdissertação completa em pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons