Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2914
metadata.dc.type: Tese
Title: A construção da identidade docente de professores iniciantes de Ciências e Biologia de egressos do Curso de Ciências Biológicas da UENP/Jacarezinho
metadata.dc.creator: Martinez, Flavia Wegrzyn Magrinelli
metadata.dc.contributor.advisor1: Tozetto, Susana Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Júlio Emílio Diniz
metadata.dc.contributor.referee2: Romanowski, Joana Paulin
metadata.dc.contributor.referee3: Campos, Névio
metadata.dc.description.resumo: A construção da identidade docente é constantemente colocada à prova por diferentes representações, as quais, pressionando-nos, constroem-se processualmente a partir das experiências dos mundos vividos pelos professores. Ao considerar que a identidade é complexa, e que o início da carreira possui singularidades, a presente pesquisa teve como questão de investigação: como se dá a construção da identidade docente dos professores iniciantes de Ciências e Biologia, egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UENP - campus de Jacarezinho? Essa questão foi desdobrada nos seguintes objetivos: com relação ao geral, desvelar o processo da construção da identidade docente dos professores iniciantes de Ciências e Biologia, egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da UENP. Tal propósito, por sua vez, reverberou nos seguintes objetivos específicos: (i) verificar o movimento constitutivo do ser professor dos professores iniciantes, evidenciando sua identidade docente; e (ii) apreender a relação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas com a identidade docente dos professores iniciantes. Os estudos sobre a profissão foram construídos com base em Gauthier (1998) e Imbernón (2011); sobre o professor iniciante em Marcelo Garcia (1999); o conceito de identidade em Dubar (2005) e Ciampa (1986); e a representação em Bourdieu (1983, 1994, 2004). A metodologia adotada optou pela abordagem qualitativa, fundamentando suas bases teórico-metodológicas na história de vida (MEIHY; HOLANDA, 2017). A coleta de dados foi realizada a partir das entrevistas narrativas (JOVCHELOVICH, 2002) com três (3) professores egressos do curso de Ciências e Biologia. As narrativas passaram pelo processo de transcrição, textualização e transcriação. Para a análise dos dados foi utilizado o modelo proposto por Santos (2005), o qual propõe que na narrativa dos professores identificam-se os elementos: tema, episódio, referência, motivo e trama – todos esses referindo-se à organização da narrativa. Os resultados da pesquisa apontam que a identidade docente se constitui a partir das experiências significativas e da representação que a profissão tem para o sujeito. Em uma perspectiva de biografia coletiva. As narrativas dos professores foram construídas a partir de um campo de referência, levando-se em conta as relações estabelecidas nesses campos, especialmente pela família (cultura social de origem) e pelas experiências escolares, a partir das práticas dos professores. A formação inicial contribui, em certa medida, para a construção de imagens sociais positivas e negativas sobre a docência, mas as práticas dos professores iniciantes ainda são fundamentadas pelas experiências adquiridas enquanto alunos e os professores experientes demonstram resistência ao aceitar o professor iniciantes. Por fim, este, conforme se constatou, exerce um trabalho em condições precárias e solitariamente no início da carreira docente.
Abstract: The construction of the professional identity is constantly put to the test by different social representations, which, by pressing us, build us in a processual way, parting from the experiences of the worlds lived by teachers. Considering that identity is complex, and that the beginning of a career has singularities, this research had as its investigative questioning: how do new coming Science and Biology teachers, who have egressed from the Biological Sciences graduation course (teaching degree) at Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP- campus of Jacarezinho), construct their identity as teachers? This question was dismembered in the following objectives: in relation to the broader objective, to reveal the process of building teaching identities taken by new coming teachers of Science and Biology, all of whom had previously studied Biological Sciences at UENP. This objective, by turn, reverberated in th e following specific goals: (i) to verify the constitutive movement of being a professor in new coming teachers, highlighting their teacher Identity and (ii) to comprehend the relation between the teaching degree in Biological Sciences and the teacher Identity of new coming teachers. The studies about profession were built upon Gauthier (1998) and Imbernón (2011); about the beginning teacher, upon Marcelo Garcia (1999); about the concept of identity, upon Dubar (2005) and Ciampa (1986);; and about representation, upon Bourdieu (1983, 1994, 2004). The adopted methodology focused on the qualitative approach, founding its methodological and theoretical bases on life histories (MEIHY; HOLANDA, 2017). Data collection was accomplished by narrative interviews (JOVCHELOVICH, 2002) with three (3) teachers who had studied Biological Sciences. The narratives passed through the processes of transcript, textualization and transcreation. To analyze the data obtained, we used the model proposed by Santos (2005), who proposes that a narrative told by teachers we can identify the following elements: theme, episode, reference, motif and plot – all of these referring to narrative organization. The results of this research show us that teaching identity is constituted by significant experiences and by the representation that the profession has to the individual. In a perspective of collective biography, the teachers’ narratives were built upon a scope of references, taking into account the relationships established in these fields, especially by family (social culture of origin) and by schooling experienced from the teachers’ practices. The initial formation contributes, in a sense, to build positive and negative social images about teaching, but the practices of new coming teachers are still much founded on experiences acquired when they were students, and experienced teachers show resistance to accept the new coming teacher. In conclusion, as we have verified, the new coming teacher works in precarious conditions and solitarily in the beginning of his/her career.
Keywords: Licenciatura em Ciências Biológicas
Identidade
Identidade docente
Professores iniciantes
Degree in biological sciences
Identity
Teaching identity
New coming teachers
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: MARTINEZ, Flavia Wegrzyn Magrinelli. A construção da Identidade docente de professores iniciantes de ciências e biologia de egressos do curso de Ciências Biológicas da UENP/ Jacarezinho-PR. 204f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2914
Issue Date: 29-Jul-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Flávia Martinez.pdftese completa em pdf3.69 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons