Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2915
metadata.dc.type: Tese
Title: Representações sociais dos alunos do 9° ano com indícios de minorias ativas em relação à indisciplina escolar
metadata.dc.creator: Ferreira, Adriano Charles
metadata.dc.contributor.advisor1: Rosso, Ademir José
metadata.dc.contributor.referee1: Polli, Gislei Mocelin
metadata.dc.contributor.referee2: Garcia, Joe de Assis
metadata.dc.contributor.referee3: Brandt, Célia Finck
metadata.dc.contributor.referee4: Heerdt, Bettina
metadata.dc.description.resumo: A tese analisou as representações sociais de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental sobre a indisciplina escolar. O aporte teórico utilizado foi a abordagem das representações sociais e das minorias ativas (MOSCOVICI, 2012; MOSCOVICI, 2010), interpretadas à luz dos estudos do desenvolvimento moral (PIAGET, 1994) e da resistência (GIROUX, 1986). A tese defendida na pesquisa é que a contestação dos alunos e a indisciplina podem ser interpretadas como formas: de autonomia e resistência às normas escolares assentadas de forma verticalizada e portadoras de elementos favoráveis a mudança no contexto educacional. A metodologia é quanti-qualitativa, com análise de conteúdo. As informações foram coletadas em três estudos: questionário (N=567), entrevista (N=45) e grupo focal (N=10) em 6 colégios públicos estaduais da educação básica de Ponta Grossa, PR. Posteriormente, as informações foram analisadas pelo pesquisador e processadas pelos softwares NVIVO, SIMI, ALCESTE e SPSS. A análise das informações obtidas no questionário indicou: a) o questionamento dos alunos as normas e regras escolares e a proposição de novas formas de negociação e uma inovação social na construção das regras; b) a denúncia da postura dos professores que não seguem as regras, evidenciando uma escola pautada na heteronomia; c) a anomia em sala de aula vive pela falta de autoridade do professor, o abandono às práticas didáticopedagógicas que caminham sem direção e orientação docente. As informações oriundas das entrevistas apresentou como resultado a) a rebeldia frente a necessidade e validade das regras; b) o (contra)exemplo frente as regras escolares e atitudes punitivas de professores; c) a falta de autoridade docente denunciada pela anomia no ambiente escolar e a falência de elementos didático-pedagógicos. Como elementos complementares desse cenário, as situações-problemas do mapeamento dos alunos, temas e expulsão da sala de aula, uso do boné e celular, cobrança do uniforme e o atraso. Nessas situações tanto professores, quanto a escola são questionados pela abordagem exagerada, heterônoma e coercitiva. Na análise das informações obtidas nos grupos focais destacam-se os resultados com indícios de minorias ativas que corroboram com: a aversão dos alunos em relação às regras; as ações e a autoridade do professor em sala de aula e a influência dos indisciplinados em relação aos disciplinados. No conjunto, nossos achados de pesquisa apontam para: o questionamento e a incompreensão das regras escolares verticalizadas, a denúncia da inconsistência didático-pedagógica e a ausência de autoridade docente e, por fim, a influência social dos indisciplinados que são avaliados positivamente como populares e legais. Com essa tese impulsionamos a participação ativa dos alunos na edificação das regras escolares, na consideração das minorias ativas no ambiente escolar, como sujeitos que podem questionar e auxiliar na proposição de ideias que levam a construção de uma escola autônoma e inovadora.
Abstract: The thesis analyzed the social representation of minorities (students) of the 9th grade of elementary school on school indiscipline. The theoretical approach was the approach of social representations and active minorities (MOSCOVICI, 2012; MOSCOVICI, 2010), interpreted in the light of studies of moral development (PIAGET, 1994) and resistance (GIROUX, 1986). The thesis defended in the research is that students' contestation and indiscipline can be interpreted as forms of autonomy and resistance to vertically established school norms and bearers of elements favorable to change in the educational context. The methodology is quantitative and qualitative, with content analysis. Data were collected through three steps: 1) Questionnaire (N = 567), 2) an interview (N = 45) and 3) focus group (N = 10), 6 State public schools of basic education of Ponta Grossa, PR. Subsequently, the information was analyzed by the researcher and processed by the following software: NVIVO, SIMI, ALCESTE and SPSS. The analysis of the information obtained in the questionnaire indicated: a) the questioning of the students the rules and school rules and the proposal of new forms of negotiation and a social innovation in the construction of the rules; b) denouncing the position of teachers who do not follow the rules, showing a school based on heteronomy; c) the anomie in the classroom lives by the lack of authority of the teacher, the abandonment of didactic-pedagogical practices that walk without direction and teaching orientation. The information from the interviews resulted in a) the rebellion against the necessity and validity of the rules; b) the (counter) example against school rules and punitive attitudes of teachers; c) the lack of teaching authority denounced by the anomie in the school environment and the failure of didactic-pedagogical elements. As complementary elements of this scenario, the situations-problems of mapping the students, subjects and expulsion from the classroom, use of the cap and cell phone, collection of the uniform and the delay. In these situations both teachers and school are questioned by the exaggerated, heteronomous and coercive approach. In the analysis of the information obtained in the focus groups we highlight the results with indications of active minorities that corroborate with: aversion of the students in relation to the rules; the attitudes and authority of the teacher in the classroom and the influence of the undisciplined in relation to the disciplined ones. On the whole our research findings point to: the questioning and incomprehension of vertical school rules, the denunciation of didactic-pedagogical inconsistency and the absence of teaching authority, and, finally, the social influence of the undisciplined who are positively evaluated as popular and cool. With this thesis we encourage the active participation of students in the construction of school rules, in the consideration of active minorities in the school environment, as subjects that can question and help in proposing ideas that lead to the construction of an autonomous and innovative school.
La tesis analiza la representación social de las minorías (estudiantes) del noveno grado de la escuela primaria en la indisciplina escolar. El enfoque teórico fue el enfoque de las representaciones sociales y minorías activas (MOSCOVICI, 2012; MOSCOVICI, 2010), interpretadas a la luz de estudios de desarrollo moral (PIAGET, 1994) y la resistencia (GIROUX, 1986). La tesis defendida en la investigación es que la contestación de los alumnos y la indisciplina pueden ser interpretadas como formas: de autonomía y resistencia a las normas escolares asentadas de forma verticalizada y portadoras de elementos favorables al cambio en el contexto educativo.La metodología es cuantitativa y cualitativa, con el análisis de contenido. Los datos fueron recolectados a través de tres pasos: 1) Cuestionario (N = 567), 2) una entrevista (N = 45) y 3) grupo de enfoque (N = 10), en 6 escuelas públicas estaduales de la educación básica de Ponta Grossa, PR. Posteriormente, la información fue analizada por el investigador y fue procesada por software NVIVO, SIMI, ALCESTE y SPSS. El análisis de las informaciones obtenidas en el cuestionario indicó: a) el cuestionamiento de los alumnos las normas y reglas escolares y la proposición de nuevas formas de negociación y una innovación social en la construcción de las reglas; b) la denuncia de la postura de los profesores que no siguen las reglas, evidenciando una escuela pautada en la heteronomía; c) la anomia en el aula vive por la falta de autoridad del profesor, el abandono a las prácticas didáctico-pedagógicas que caminan sin dirección y orientación docente. La información proveniente de las entrevistas presentó como resultado a) la rebeldía frente a la necesidad y validez de las reglas; b) el (contra) ejemplo frente a las reglas escolares y actitudes punitivas de profesores; c) la falta de autoridad docente denunciada por la anomalía en el ambiente escolar y la quiebra de elementos didáctico-pedagógicos. Como elementos complementarios de este escenario, las situaciones-problemas del mapeo de los alumnos, temas y expulsión del aula, uso de la gorra y celular, cobranza del uniforme y el retraso. En esas situaciones tanto profesores y como escuela son cuestionadas por el enfoque exagerado, heterónoma y coercitivo. En el análisis de las informaciones obtenidas en los grupos focales se destacan los resultados con indicios de minorías activas que corroboran con: la aversión de los alumnos en relación a las reglas; las actitudes y la autoridad del profesor en el aula y la influencia de los indisciplinados en relación a los disciplinados. En el conjunto nuestros hallazgos de investigación apuntan a: el cuestionamiento y la incomprensión de las reglas escolares verticalizadas, la de nunciación de la inconsistencia didáctica-pedagógica y la ausencia de autoridad docente y, por fin, la influencia social de los indisciplinados que son evaluados positivamente como populares y populares legal. Con esta tesis impulsamos la participación activa de los alumnos en la edificación de las reglas escolares, en la consideración de las minorías activas en el ambiente escolar, como sujetos que pueden cuestionar y auxiliar en la proposición de ideas que llevan a la construcción de una escuela autónoma e innovadora.
Keywords: Minorias ativas
Indisciplina escolar
Autoridade docente
Influência social
Resistência
Active minorities
School indiscipline
Teaching authority
Social influence
Resistance
Minorías activas
Disciplina en la escuela
Autoridad docente
Influencia social
Resistencia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: FERREIRA, Adriano Charles. As Representações sociais dos alunos do 9° ano com indícios de Minorias Ativas em relação à Indisciplina Escolar. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2915
Issue Date: 1-Jul-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriano Ferreira.pdf2.28 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons