Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/293
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leandro, Jose Augusto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782492Z7por
dc.contributor.referee1Denipoti, Claudio
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799787D4por
dc.contributor.referee2Cervi, Emerson Urizzi
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773421T653515722904por
dc.creatorSantos, Francieli Lunelli
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4712346U6por
dc.date.accessioned2017-07-21T14:42:56Z-
dc.date.available2013-09-12
dc.date.available2017-07-21T14:42:56Z-
dc.date.issued2009-07-30
dc.identifier.citationSANTOS, Francieli Lunelli. Arranjos fotográficos, arranjos familiares : representações sociais em retratos de família do Foto Bianchi (Ponta Grossa 1910 – 1940). 2009. 181 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Direito e Cidadania) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/293-
dc.description.abstractThe picture of family groups, as well as other groups, is one way to spread Imaging speeches and emphasized social relations that were frozen at the moment there portrayed. The practice of families of using the photographer to get group pictures remained for much of the 20th century in the city of Ponta Grossa. It is understood that the families that put a pose for the photographer constructed an idealized image of the group for the picture. Performed thus a representation, a social production, which consolidated the way the family would be recognized. Thus, studying the social representations of family portraits in the period 1915-1940, means building not only possible interpretations for the family, but to social groups in general, in that period. Based on the issues mentioned above, this dissertation aimed to reconstruct meanings and practices in social representations related to the act of photographing families, in Ponta Grossa, in the period cited. This work is divided into three chapters. The first deals with the theoretical concepts that give support to work. They are: family, social representations and social roles. In the second chapter sets up the city, the Bianchi´s family and the installation of their photo studio, where it gave rise to images of families. The final chapter is devoted to the analysis of iconography and iconology pictures, its constituent elements and symbols that pervade the representations of their characters.eng
dc.description.resumoA fotografia de grupos familiares, assim como de outros grupos, constitui-se em um meio imagético para se disseminar discursos e ressaltar relações sociais que ali ficaram congeladas no instante retratado. A prática das famílias recorrerem ao fotógrafo para obterem retratos em grupos manteve-se durante boa parte do século XX na cidade de Ponta Grossa. Entende-se que as famílias que se colocavam a posar para o fotógrafo construíam uma imagem idealizada do grupo para o retrato. Realizava, dessa forma, uma representação, uma encenação social, que consolidava a maneira como a família gostaria de ser reconhecida. Assim, estudar as representações sociais nos retratos de família do período compreendido entre 1915-1940 significa construir interpretações possíveis não apenas para a família, mas para os grupos sociais de maneira geral, no referido período. Com base nas questões acima apontadas, a presente dissertação objetivou reconstruir significados e práticas nas representações sociais ligadas ao ato de fotografar famílias, em Ponta Grossa, no período citado. Este trabalho está dividido em três capítulos. No primeiro abordam-se os conceitos teóricos que dão sustentação ao trabalho. São eles: família, representações sociais e papéis sociais. No segundo capítulo apresenta-se a cidade, a família Bianchi e a instalação de seu estúdio fotográfico, onde se deu origem às imagens de famílias. O último capítulo destina-se à análise iconográfica e iconológica dos retratos, seus elementos constitutivos e símbolos que permeiam as representações dos seus personagens.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T14:42:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Francieli Lunelli Santos.pdf: 9973901 bytes, checksum: 0a6c5b596d9885ddd8a7083e7d6e18da (MD5) Previous issue date: 2009-07-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentSociedade, Direito e Cidadaniapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectretratos de famíliapor
dc.subjectFoto Bianchipor
dc.subjectrepresentações sociaispor
dc.subjectpapéis sociaispor
dc.subjectfamíliapor
dc.subjectportraits of familyeng
dc.subjectFoto Bianchieng
dc.subjectsocial representationseng
dc.subjectsocial roleseng
dc.subjectfamilyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleArranjos fotográficos, arranjos familiares : representações sociais em retratos de família do Foto Bianchi (Ponta Grossa 1910 – 1940)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File SizeFormat 
Francieli Lunelli Santos.pdf9.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.