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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A efetivação das políticas públicas e a educação destinada aos idosos nos Campos Gerais (PR)
metadata.dc.creator: Jacon, Thânia Mara Kaminski
metadata.dc.contributor.advisor1: Scortegagna, Paola Andressa
metadata.dc.contributor.referee1: Frasson, Antonio Carlos
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Rita de Cassia da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Martiniak, Vera Lúcia
metadata.dc.description.resumo: O aumento da expectativa de vida traz a necessidade de discussões que envolvem o processo de envelhecimento e das adequações que a sociedade precisa passar para atender os sujeitos que envelhecem, pois eles exigem modificações sociais, políticas, econômicas e educacionais. O fenômeno do envelhecimento mundial tem exigido, nas últimas décadas, um repensar e reorganizar continuado de ações que atendam, com qualidade, aos idosos. Dentro dessas modificações, encontram-se a formação de conceitos e a superação de pré-conceitos que se fortaleceram junto com esse caminho de superação. A educação desponta como uma possibilidade de auxílio na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, que reconheça nos idosos sujeitos com potencialidades e conhecimentos. Nessa perspectiva este trabalho parte da seguinte questão norteadora: Os municípios dos Campos Gerais (PR) viabilizam a implementação de políticas públicas por meio de ações/processos educativos para os idosos? O objetivo geral da pesquisa é analisar como as políticas públicas nacionais e estaduais destinadas aos idosos são desenvolvidas por cinco municípios dos Campos Gerais (PR). Os objetivos específicos são destacar a evolução dos conceitos de velhice e envelhecimento que resultaram nas concepções atuais; averiguar as políticas públicas que norteiam as ações dos municípios pesquisados; inteirar-se dos espaços educativos destinados aos idosos na região pesquisada e aprofundar-se e examinar as atividades desenvolvidas pelos idosos de acordo com as propostas dos municípios. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, na qual a coleta de dados aconteceu por meio de aplicação de questionários semiestruturados para 78 idosos e de entrevista com os 5 coordenadores dos municípios participantes: Ponta Grossa, Castro, Carambeí, Palmeira e Telêmaco Borba. A pesquisa está fundamentada em Beauvoir (2012), Fonseca (2006), Furtado (1997), Furter (1976), Moragas (2010), Oliveira (1999; 2002; 2011), Salgado (1980) e Scortegagna (2010; 2016). Como resultados a pesquisa aponta que os municípios estão buscando constantemente adequar-se as políticas educacionais nacionais e estaduais, entendendo que a educação possui uma significativa importância enquanto instrumento que permite maior autonomia e desempenho da cidadania. Conclui-se ainda que os idosos valorizam esses espaços como meio de socialização e construção de vínculos num momento em que a sociedade tende a desvalorizá-los. Evidencia-se ainda a necessidade de investimentos na formação dos profissionais que atuam com os idosos para que a qualidade das ações propostas possam ser enriquecidas e promovam superação de situações de marginalização.
Abstract: The increase in life expectancy brings about the need for discussions that involve the aging process and the adjustments that society needs to take to meet aging subjects, since they require social, political, economic and educational changes. The phenomenon of global aging has required, in the last decades, a rethinking and reorganization of actions that meet, with quality, the elderly. Within these modifications are the formation of concepts and the overcoming of preconceptions that have been strengthened along with this path of overcoming. Education emerges as a possibility of aid in the construction of a more just and egalitarian society, which recognizes in the elderly subjects with potential and knowledge. From this perspective, this work is based on the following guiding question: Can the municipalities of Campos Gerais (PR) make it possible to implement public policies through educational actions / processes for the elderly? The general objective of the research is to analyze how the national and state educational policies for the elderly are developed by five municipalities of Campos Gerais (PR). The specific objectives are to highlight the evolution of the concepts of old age and aging that have resulted in the current conceptions; to investigate the public policies that guide the actions of the municipalities surveyed; to get acquainted with the educational spaces destined to the elderly in the researched region and to deepen and examine the activities developed by the elderly according to the proposals of the municipalities. It is a qualitative exploratory research, in which the data collection was done through the application of semi-structured questionnaires for 78 elderly people and an interview with the 5 coordinators of the participating municipalities: Ponta Grossa, Castro, Carambeí, Palmeira and Telêmaco Borba . The research is based on Beauvoir (2012), Fonseca (2006), Furtado (1997), Furter (1976), Moragas (2010), Oliveira (1999; 2002; 2011), Salgado (1980) e Scortegagna (2010; 2016). As results, the research indicates that the municipalities are constantly seeking to adapt national and state educational policies, understanding that education has a significant importance as an instrument that allows greater autonomy and performance of citizenship. It is also concluded that the elderly value these spaces as a means of socializing and building bonds at a time when society tends to devalue them. There is also evidence of the need for investments in the training of professionals who work with the elderly so that the quality of the proposed actions can be enriched and promote overcoming situations of marginalization.
Keywords: Políticas públicas
Educação
Envelhecimento
Idoso
Public policy
Education
Aging
Elderly
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: JACON, Thânia Mara Kaminski. A efetivação das Políticas Públicas e a educação destinada aos idosos nos Campos Gerais (PR). Orientadora: Paola Andressa Scortegagna. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2940
Issue Date: 2-Jul-2019
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