Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2951
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Conhecimento especializado de Geometria do professor do ensino fundamental I
metadata.dc.creator: Ribeiro, Jocilene Pupo
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandalise, Mary Ângela Teixeira
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, Nilceia Aparecida Maciel
metadata.dc.contributor.referee2: Freire, Leila Inês Follmann
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa objetivou analisar o conhecimento especializado de geometria do professor do Ensino Fundamental I, que atua nas escolas públicas do município de Telêmaco Borba no estado do Paraná. Trata-se de uma proposta que se aporta nas definições e categorizações dos conhecimentos basilares da prática docente proposta por Lee Shulman (1986, 1987), Grossman (1990), Ball, Thames e Phelps (2008), Carrillo et al. (2014) e na Teoria de Van Hiele (2009). Teve como objeto de estudo o conhecimento especializado em matemática (MTSK) – em particular o de Geometria do professor polivalente – adquirido durante a formação inicial e continuada. No que diz respeito à metodologia da pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, segundo a perspectiva descritiva. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: questionário exploratório, atividades para diagnosticar o conhecimento matemático dos alunos, questionário autoavaliativo sobre os conteúdos de Geometria propostos na BNCC (2017), questionário adaptado do CoRe proposto por Loughran, Mulhall e Berry (2004) para captar o PCK dos professores e o diário de campo retratou as situações relevantes observadas durante a coleta de dados. A análise de dados foi realizada por meio da metodologia da Análise Textual Discursiva, desenvolvida por Moraes e Galiazzi (2007). Os resultados da análise de dados apontaram fragilidade no conhecimento específico de Geometria, que influencia no conhecimento pedagógico do tema de Geometria. Outro fato observado nesta pesquisa foi a escassez e/ou falta de formação docente em matemática, especificamente sobre o tema de Geometria para professores polivalentes.
Abstract: This research aimed to analyze the specialized knowledge ing Geometry of the Elementary School teacher, which works in public schools in the city of Telemaco Borba in the state of Paraná. It is a proposal according to the definitions and categorizations of the basic knowledge of the teaching practice proposed by Lee Shulman (1986, 1987), Grossman (1990), Ball, Thames and Phelps (2008), Carrillo et al. (2014) and Van Hiele Theory (2009). The research had as the object of study the specialized knowledge in mathematics (MTSK) – in particular the Geometry of the polyvalent teacher – acquired during the initial and continuous formation. Regarding this research methodology, was choose the qualitative approach of the case study type, according to the descriptive perspective. The instruments used for data collection were the exploratory questionnaire, activities to diagnose the mathematical knowledge of the students, a self-assessment questionnaire about the contents of Geometry proposed at the BNCC (2017), a questionnaire adapted from the CoRe proposed by Loughran, Mulhall, and Berry (2004) to capture teachers's PCK, and the field diary that depicted the relevant situations observed during data collection. Data analysis was performed using the Discursive Textual Analysis methodology, developed by Moraes and Galiazzi (2007). The results of the data analysis pointed to the fragility in the specific knowledge of Geometry, which influences the pedagogical knowledge of the theme. Another fact observed in this research was the deficit and/or lack of instruction in Mathematics, specifically on the topic of Geometry for multipurpose teachers.
Keywords: Conhecimento especializado de geometria
Ensino fundamental I
Ensino de geometria
Formação de professores
Professores polivalentes
Specialized knowledge of geometry
Elementary education
Geometry teaching
Teacher training
Polyvalent teachers
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: RIBEIRO, Jocilene Pupo. Conhecimento especializado de Geometria do professor do ensino fundamental I. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2951
Issue Date: 18-Jun-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jocilene Pupo Ribeiro.pdfdissertação completa em pdf3.56 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons