Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2967
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Os conhecimentos basilares da docência e o pensamento reflexivo no estágio curricular supervisionado de Química
metadata.dc.creator: Santos, Eliane Aparecida dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Freire, Leila Inês Follmann
metadata.dc.contributor.referee1: Heerdt, Bettina
metadata.dc.contributor.referee2: Nogueira, Keysy Solange Costa
metadata.dc.description.resumo: Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, propomos analisar como os conhecimentos docentes são mobilizados em diferentes espaços-tempos do Estágio Curricular Supervisionado I e II e como a reflexão influencia nesse processo. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de licenciandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) durante o Estágio Curricular Supervisionado I e II. Nossos dados estão baseados nos materiais produzidos durante as disciplinas de estágio desenvolvidas no período de 2017 e 2018. Para análise dos dados adotamos as categorias do Modelo de Conhecimento de Professores de Ciências proposto por Abell (2007) e o Indicador de Ensino Reflexivo de Zeichner e Liston (1985). A metodologia da Análise Textual Discursiva foi utilizada com apoio do software ATLAS.ti 8.0 na análise do conjunto de dados. Os resultados apontam a predominância da mobilização do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, fundamentado nas estratégias instrucionais para o ensino em determinado conteúdo e a promoção da reflexão a partir da autoavaliação em relação às ações desenvolvidas no decorrer de todas as atividades do estágio. Assim a pesquisa ressalta a importância da variedade de atividades desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado, que perpassem por diferentes conhecimentos da docência.
Abstract: In this qualitative research, we propose to analyze how the teaching knowledge is mobilized in different time-places of Supervised Curriculum Internship I and II and how the reflection influences this process. The research was developed with a group of Chemistry education program of the Ponta Grossa State University (UEPG) during Supervised Curricular Internship I and II. Our data are based on the materials produced during the internship disciplines developed in the period of 2017 and 2018. To analyze the data we adopted the categories of the Knowledge Model of Science Teachers proposed by Abell (2007) and the Zeichner Reflexive Teaching Indicator Liston (1985). The Discursive Textual Analysis methodology was used with support of the ATLAS.ti 8.0 software in the data set analysis. The results point to the predominance of the mobilization of the Pedagogical Knowledge of Content, based on the instructional strategies for teaching in a certain content and the promotion of reflection based on the self-assessment in relation to the actions developed during all the activities of the internship. Thus the research highlights the importance of the variety of activities developed in the Supervised Curricular Internship, which pass through different teaching knowledge.
Keywords: Estágio Curricular Supervisionado
Base de Conhecimentos para a Docência
Reflexão
Supervised Internship
Knowledge Base for Teaching
Reflection
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: SANTOS, Eliane Aparecida dos Santos. Os conhecimentos basilares da docência e o pensamento reflexivo no estágio curricular supervisionado de Química. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2967
Issue Date: 10-Apr-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eliane Aparecida dos Santos.pdfdissertação completa em pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons