Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2976
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Estudantes e docentes em negociações de identidades em aulas de arte
metadata.dc.creator: Wrobel, Vilmar Junior
metadata.dc.contributor.advisor1: Torquato, Clóris Porto
metadata.dc.contributor.referee1: Camargos, Moacir Lopes de
metadata.dc.contributor.referee2: Steyer, Fábio Augusto
metadata.dc.description.resumo: Nos anos 70 a disciplina de Arte veio passando por diversas transformações no ensino, sendo por um tempo chamada de Educação Artística. Em 1998, por sugestão da Federação de Arte-educadores do Brasil (FAEB), o termo é substituído por ―Ensino de Arte‖, que busca ensinar as quatro linguagens da área: artes visuais, dança, música e teatro. No mesmo ano, Arte foi estabelecida como disciplina obrigatória no Ensino Básico através da Lei nº 9.394/96, nas Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o que significou grande passo para a área. Com o avanço da disciplina se faz necessário empregar um ensino de Arte que não seja eurocêntrico, elitista ou pós-colonialista. Sendo assim, a proposta desta dissertação de mestrado é a partir dos Estudos de Linguagem do Círculo de Bakhtin; dos processos de identidades de Stuart Hall e Zygmunt Bauman; das discussões sobre hibridismo trazidas por Garcia Canclini e sobre as negociações de identidade trazidas por Homi K. Bhabha, compreender como os sujeitos de um colégio de um bairro periférico de Ponta Grossa/PR negociam suas identidades nas aulas de Arte. Esse colégio em questão recebe alunos de comunidades com acentuadas diferenças, que por consequência acabam por gerar conflitos em suas interações (colegas, família, comunidade) e no enunciado escolar. Foi observado como estes sujeitos reconhecem no outro(s) semelhanças ou diferenças e como isso interfere ou reconstrói seus discursos. Além de verificarmos como a Arte desempenha papel primordial na formação crítica dos sujeitos e formação de suas posições ideológicas. Este trabalho é para professores que almejam compreender a negociação identitária dos sujeitos em enunciados de sala de aula; que envolvem disputas de poder, de classe, de gênero e de raça.
Abstract: In the 70s, the discipline of Art came through several transformations in teaching, being for a time called Art Education. In 1998, at the suggestion of the Brazilian Federation of Art Education (FAEB), or term is replaced by "Art Education", which seeks to use as four languages of the area: visual arts, dance, music and theater. In the same year, Art was adopted as a compulsory subject in Basic Education through Law No. 9,394 / 96, in the Guidelines and Bases of National Education, that is, a major step for the area. With the advance of the discipline, it is necessary to hire a teaching of art that is not Eurocentric, elitist or postcolonialist. Thus, a proposal of this master's dissertation is based on the Bakhtin Circle Language Studies; Stuart Hall and Zygmunt Bauman identity processes; from discussions about the hybridity brought about by Garcia Canclini and about identity negotiations brought about by Homi K. Bhabha, understanding how individuals from a college in a peripheral neighborhood of Ponta Grossa/PR negotiate their identities in art classes. This college in question receives students from communities with differences, which consequently generate conflicts in their interactions (classmates, family, community) and are not announced in school. It was observed how these subjects recognized in the other similarities or differences and how this interferes or reconstructs their discourses. Besides verifying how Art plays a fundamental role in the critical formation of the subjects and in the formation of their ideological positions. This work is for teachers who already understand an identity negotiation of subjects in classroom statements; involving power, class, gender and race disputes.
Keywords: Aulas de Artes Visuais
Círculo de Bakhtin
Negociação de identidade.
Visual Arts Classes
Bakhtin Circle
Identity negotiation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: WROBEL, Vilmar Junior. Estudantes e docentes em negociações de identidades em aulas de arte. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2976
Issue Date: 8-May-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vilmar Junior Wrobel.pdfdissertação completa em pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons