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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Ideologias linguísticas e negociações de identidade em narrativas autobiográficas de docentes descendentes poloneses em uma escola do interior paranaense
metadata.dc.creator: Nitek, Ivete Oczust
metadata.dc.contributor.advisor1: Torquato, Clóris Porto
metadata.dc.contributor.referee1: Jung, Neiva Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Pacheco, Keli Cristina
metadata.dc.description.resumo: Nesta pesquisa, busquei investigar como docentes de uma escola do interior paranaense se posicionam em relação às línguas e às culturas polonesa e brasileira, entendendo que essas posições foram construídas ao longo de suas trajetórias pessoais. Analisei as negociações de identidade em narrativas autobiográficas nas quais esses docentes retomam suas trajetórias e trajetórias da comunidade na qual se inserem. Por meio dessa pesquisa, refleti e discuti com os docentes sobre as diversas concepções de língua e as negociações de identidade que foram construídas ao longo de suas trajetórias tendo em vista o contexto multilíngue em que se encontram. Esta é uma pesquisa desenvolvida no campo da Linguística Aplicada, que busca estudar a língua em uso (Moita Lopes, 2006) e, metodologicamente, se caracteriza como qualitativa. Para tanto, numa posição transdisciplinar, a discussão está ancorada no diálogo entre as seguintes perspectivas teóricometodológicas: análise dialógica do discurso, a partir do Círculo de Bakhtin (1981); negociações de identidade, a partir de Pavlenko e Blacklege (2004), Hall (2011) e Bauman (2004); cultura, a partir de Garcia Canclini (2015) e Bhabha (2014); ideologias linguísticas, a partir de Woolard e Schieffilin (1994); e narrativas autobiográficas, com base em Alexandra Georgakopoulou (2014). A comunidade de práticas na qual realizei esta pesquisa é composta por professores descendentes de migrantes em uma escola municipal do interior do Paraná. É importante registrar que eu, como pesquisadora, sou natural desta localidade, resido nela e tenho uma estreita relação com a escola e a comunidade onde desenvolvi a pesquisa, sendo que o projeto foi elaborado a partir da minha própria vivência e experiência. Assinalo que as narrativas são constituídas por relações dialógicas e negociações das identidades linguísticas e culturais, bem como negociações entre línguas portuguesas e polonesas e entre culturas brasileiras e polonesas. Essas línguas e culturas funcionam como articuladoras de processos de hibridação. Observei que, nos discursos autobiográficos, as vozes sociais que os docentes principalmente mobilizam são de familiares, da escola e da religião. Observei, ainda, que a língua, a alimentação, a religião e as vestimentas aparecem como elementos de pertencimento étnico dos participantes desta pesquisa. Talvez mesmo que inconscientemente, sem ter conhecimento disso, a concepção social de língua é a que prevalece e a concepção hegemônica da língua portuguesa também é percebida fortemente nas vozes de todos participantes desta pesquisa, sendo que ela tem sido de fato reforçada pela escola.
Abstract: In this research, I tried to investigate how teachers of a school in the interior of Paraná are positioned in relation to the Polish and Brazilian languages and cultures, understanding that these positions were built along their personal trajectories. I analyzed the identity negotiations in autobiographical narratives in which these teachers resume their trajectories and trajectories of the community in which they are inserted. Through this research, I reflected and discussed with the teachers, the various conceptions of language and identity negotiations that were built along their trajectories in view of the multilingual context in which they find themselves. This is a research developed in the field of Applied Linguistics, which seeks to study the language in use (Moita Lopes, 2006) and, methodologically, is characterized as qualitative. Therefore, in a transdisciplinary position, the discussion is anchored in the dialogue between the following theoretical and methodological perspectives: dialogical analysis of discourse, based on Bakhtin's Circle (1981); identity negotiations, based on Pavlenko and Blacklege (2004), Hall (2011) and Bauman (2004); culture, based on Garcia Canclini (2015) and Bhabha (2014); linguistic ideologies, from Woolard and Schieffilin (1994); and autobiographical narratives, based on Alexandra Georgakopoulou (2014). The community of practice in which I conducted this research is composed of teachers descended from migrants in a municipal school in the interior of Paraná. It is important to note that I, as a researcher, am a native of this locality, reside in it and have a close relationship with the school and the community where I’ve developed the research, and the project was drawn from my own experience. I point out that the narratives are constituted by dialogical relations and negotiations of linguistic and cultural identities, as well as negotiations between Portuguese and Polish languages and between Brazilian and Polish cultures. These languages and cultures act as articulators of hybridization processes. I observed that in autobiographical discourses, the social voices that teachers mainly mobilize in autobiographies are from family, school, and religion. I also observed that language, food, religion and vestment appear as elements of ethnic belonging of the participants of this research. Perhaps even unconsciously, unbeknownst to it, the social conception of language prevails and the hegemonic conception of Portuguese is also strongly perceived in the voices of all participants in this research, and it has indeed been reinforced by the school.
Keywords: Culturas
Negociações de identidade
Ideologias Linguísticas
Docentes descendentes de imigrantes poloneses
Narrativas autobiográficas
Cultures
Identity negotiations
Language ideologies
Teachers descended from Polish immigrants
Autobiographical narratives
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: NITEK, Ivete Oczust. Ideologias linguísticas e negociações de identidade em narrativas autobiográficas de docentes descendentes poloneses em uma escola do interior paranaense. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2978
Issue Date: 13-Sep-2017
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