Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3054
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Poesia e rostidade: a “Bagagem” de Adélia Prado
metadata.dc.creator: Bittencourt, Aline Gisele Roskosz
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Silvana
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Marly Catarina
metadata.dc.contributor.referee2: Vázquez, Georgiane Garabely Heil
metadata.dc.description.resumo: Este estudo visa uma nova possibilidade de leitura das obras de Adélia Prado, em especial no Poesias reunidas (2017) e alguns poemas do Livro Bagagem, sob uma perspectiva de os perceber como movimentos de “desfazimento” ou rompimento do rosto da literatura. Verificamos, primeiramente, o percurso da produção de Adélia Prado, a fim de contextualizar qual é o lugar dessa autora na Literatura nacional, bem como sua obra é concebida pela crítica, e abordagens de seus poemas, de maneira que pudéssemos perceber ainda a carência de trabalhos nesta área da literatura. Procuramos observar como os elementos composicionais da subjetividade e poética adeliana, se estruturam e dialogam nos poemas da citada poeta. Buscamos compreender de que forma esses elementos servem de mecanismo de exercício desfazimento do rosto da Literatura, se consideramos que a Literatura possui uma tipologia mais ou menos fixa, e como o contexto de escrita dessas obras da poetisa ressignificam o olhar para elas. Para fomentar este estudo, nos centramos como referencial teórico a produção de Gilles Deleuze e Felix Guattari, no livro Mil Platôs (v. III, 1996), com ênfase nos artigos Rostidade e Como criar para si um corpo sem órgãos; também outros conceitos engendrados pelos teóricos estão acionados neste trabalho. Entendemos que Adélia Prado recria na linguagem literária a imagem do feminino tradicional e faz disso sua desrostificação, seu desfazimento de corpo (DELEUZE; GUATTARI, 1996) em um novo contexto de escrita da mulher que não se deixa rostificar, produz, assim, o desfazimento de rosto da Literatura com o seu fazer literário.
Abstract: This study show an approach to the poetry of Adélia Prado, especially poems from the book Bagagem (1976), from the perspective of perceiving them as movements of “disintegratin” or disruption of the “face” of literature, based on Gilles Deleuze`s theoretical considerations and Felix Guattari (1996). In first moment, we check the path of Adélia Prado`s production, in oeder to contextualize the place of this author in the national literature and in the tradition of poetic discourse. From that point on, we try to observer how the compositional elements of Adelia subjectivity and poetics are strutured and dialogue in their prodiction. We seek to understand how these elements serve as an exercise mechanism for what we call in this paper the “Undoing” of the face of literature, if we consider that literature has a set of characteristics and supports paradigmatic social cultural discurses. To support this study, we focus on the theoretical framework offered by the production of Gilles Deleuze and Felix Guattari, in the book Thousand Plateaus (v. III, 1996), with an emphasis on the articles Rostidade and How to create for you a body without organs; Also other concepts engendered by theorists are triggered in this work. The proposal of reading the poems of Adelia Prado, therefore, supports the perspective that the author problematizes, in literary language, the image of the traditional feminine and makes it her movement of undoing of the face of literature”. (DELEUZE; GUATTARI, 1996).
Keywords: Adélia Prado
desfazimento do rosto da literatura
Subjetividade feminina
Adelia Prado
undoing of the face of literature
Female subjectivity
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: BITTENCOURT, Aline Gisele Roskosz. Poesia e rostidade: a “bagagem” de Adélia Prado. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3054
Issue Date: 29-Oct-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aline Gisele Roskosz.pdf758.39 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons