Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3110
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Compreensão dos conceitos de área do círculo e volume com o uso de tendências metodológicas na educação do campo
metadata.dc.creator: Cordeiro, Rafael Fernandes de Lara
metadata.dc.contributor.advisor1: Van Kan, Marli Terezinha
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Marcio André
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Marciano
metadata.dc.description.resumo: O grande desafio para os educadores que atuam na Educação Básica, em particular no ensino da matemática, é desenvolver os conteúdos na sala de aula de maneira que o aluno possa ver sentido em aprender, e usar os conhecimentos no seu dia a dia. Professores que atuam na Educação do Campo enfrentam tal desafio. Nessa perspectiva desenvolvemos esse trabalho com o objetivo geral de investigar e aplicar uma proposta constituída de algumas atividades experimentais e contextualizadas em relação ao meio rural, o campo, onde os alunos moram, trabalham e estudam. As atividades foram desenvolvidas em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola rural pertencente ao município de Carambeí no Estado do Paraná. Um questionário foi elaborado para conhecer as atividades de trabalho realizadas pelas famílias dos alunos e identificar os conteúdos de matemática presentes dentre as atividades. No diálogo estabelecido pelo professor entre os conhecimentos matemáticos determinados pela escola e o trabalho das famílias em que os alunos pertencem, no caso, o trabalho na leiteria, é que surgiu a problematização para a pesquisa: verificar o aprendizado do aluno, o quanto se aprende e quais as vantagens quando se usa a Modelagem Matemática e a Resolução de Problemas para ensinar conteúdos como comprimento da circunferência, área do círculo, régua graduada para medição da altura do recipiente e volume do recipiente cilíndrico. Os resultados da pesquisa demonstram que o uso de tendências metodológicas permite um processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e voltado à realidade dos alunos do campo.
Abstract: The biggest challenge for educators who work in Basic Education, particularly in Math education, is to develop the contents in a classroom in a way that the student can see the meaning in learning, and use the knowledge in their routine. Teachers who work in Rural Education face this challenge. With this perspective we developed this work with the general objective of investigating and applying a consisting proposal of some experimental and contextualized activities in relation to the rural area, the countryside, where students live, work and study. The activities were developed in a class of 9th grade of Elementary School in a rural school pertaining to Carambeí city in the State of Paraná. A questionnaire was elaborated to know about projects ativities carried out by students‟ families and to identify the Math content among other activities. In a dialogue stablished by teacher about the Math knowledge determined by school and the work of students‟ families, in this case, their work in the dairy, that it arose the problematization of the research: to verify the students‟ learning, how much they learn e what are the advantages when they use the Mathematical Modelling and the Problem Solving to teach contents like the length of the circumference, area of the circle, graduated ruler to measure the height of the vessel and the volume of the cylindrical vessel. The results of the research demonstrate that the use of methodological trends allows a process of teaching and learning more dynamic and based on students of the field‟s reality.
Keywords: Educação do Campo
Modelagem Matemática
Resolução de Problemas
Rural Education
Mathematical Modelling
Problem Solving
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)
Citation: CORDEIRO, Rafael Fernandes de Lara.Compreensão dos conceitos de área do círculo e volume com o uso de tendências metodológicas na educação do campo. 2020. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3110
Issue Date: 8-May-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rafael Fernandes de Lara Cordeiro.pdfdissertação completa em pdf2.08 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons