Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3147
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Ensino de História e História Local: ressignificando identidades e memórias na exploração carbonífera de Figueira/PR
metadata.dc.creator: Bueno, Mariane de Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: Moreno, Jean Carlos
metadata.dc.contributor.referee1: Kantovitz, Geane
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Ângela Ribeiro
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa, inserida no campo de ensino de História, propõe considerar as experiências e relações que permeiam as dimensões de vida dos alunos para construir e desenvolver conceitos da ciência histórica indispensáveis à leitura crítica do mundo. Para tanto, reflete sobre as demandas do Ensino de História mediante as configurações sociais atuais, sua relação com a identidade, memória e como a História Local pode ser útil frente aos dilemas contemporâneos do contexto escolar. Ressalta, neste caminho, a importância da utilização de fontes históricas para a construção da aprendizagem histórica em sala de aula. Com este arcabouço, parte para investigação do contexto específico onde se desenvolve o trabalho, inquirindo a partir de fontes diversas, o surgimento e estabelecimento do município de Figueira e de que forma esta trajetória se atrelou à exploração carbonífera ao longo do tempo. , buscando identificar e analisar os principais conjuntos de fontes que dão sustentação a esta pesquisa em busca da representação do trabalhador das minas de carvão: os álbuns e coleções fotográficas da Companhia Carbonífera do Cambuí, as fotografias dos acervos do Sindicato dos Trabalhadores do Carvão de Figueira e o Monumento ao Mineiro. Por fim, propõe um conjunto de atividades no formato de uma sequência didática para estabelecer uma relação dialógica entre os conteúdos prescritos para o 8º ano do Ensino Fundamental II e a História Local de Figueira a partir do trabalho pedagógico com fontes históricas e as memórias instituídas, as representações identitárias individuais e coletivas presentes no imaginário dos habitantes da localidade com a intenção de construir com os alunos conhecimento histórico significativo e atitudes reflexivas e críticas em relação à realidade vivenciada.
Abstract: La presente investigación, insertada en el campo de la enseñanza de Historia, propone considerar las experiências y relaciones que impregnan las dimensiones de vida de los alumnos para construir y desarrollar conceptos de la ciencia histórica indispensables a la lectura crítica del mundo. Por lo tanto, refleja sobre las demanda de la enseñanza de Historia mediante las configuraciones sociales actuales, su relación con la identidad, memória y como la Historia Local puede ser útil frente a los dilemas contemporáneos del contexto escolar. Destaca, en este camino, la importância de utilizar fuentes históricas para la construcción del aprendizaje en el aula. Con este marco, comienza a investigar del contexto específico donde se desarrolla el trabajo, sondeando desde diferentes fuentes, el surgimiento y establecimiento del municipio de Figueira y cómo esta trayectoria se ha relacionado a la explotación carbonífera a lo largo del tiempo, buscando identificar y analizar los principales conjuntos de fuentes que apoyan a esta investigación en busca de la representación del trabajador de las minas de carbón: los álbumes y colecciones fotográficas de la Compañia Carbonífera del Cambuí, las fotografías de los acervos del Sindicato de los Trabajadores del Carbón de Figueira y el Monumento al Minero. Por fin, propone un conjunto de actividades en el formato de secuencia didáctica para establecer una relación dialógica entre los contenidos prescritos para el 8º grado de la enseñanza primaria y la Historia Local de Figueira a partir del trabajo pedagógico con fuentes históricas y las memórias instituidas, las representaciones identitarias individuales y colectivas presentes en el imaginário de los habitantes de la localidad con la intención de construir con los alumnos el conocimiento histórico significativo, actitudes reflexivas y críticas en relación a la realidad experimentada.
Keywords: Ensino de História
História Local
Memória
Identidade
Mineradores
Enseñanza de Historia
Historia Local
Memoria
Identidad
Mineradores
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História
Citation: BUENO, Mariane de Melo. Ensino de História e História Local: ressignificando identidades e memórias na exploração carbonífera de Figueira/PR. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) -Universidade Estadual de Ponta Grossa,Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3147
Issue Date: 4-May-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariane de Melo Bueno.pdfdissertação completa em pdf5.36 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons