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http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3190
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Somas, somatórios e termos não inteiros |
metadata.dc.creator: | Galvão, Ágda Talita |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Chagas, Jocemar de Quadros |
metadata.dc.contributor.referee1: | Alves, Marcos Teixeira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bobko, Nara |
metadata.dc.description.resumo: | Neste trabalho, cujo tema central é o conceito de Somatório, incluindo sua representação, interpretação e propriedades, partindo da premissa de que os estudantes se sentem desconfortáveis em realizar manipulações algébricas e resolver problemas onde a notação Sigma para Somatório é utilizada, realizamos inicialmente um levantamento de “quando” e “como” o conceito de Somatório é inserido no Ensino Médio e, no Ensino Superior, especificamente nos cursos de Licenciatura em Matemática. Apresentamos de forma estruturada e concisa a parte básica das teorias que tratam dos diversos tipos de Somatório: Somatório Clássico com uma quantidade finita de termos, Somatório Clássico com uma quantidade infinita de termos (Séries), e Somatórios Fracionários, que é o nome dado a um Somatório com uma quantidade não inteira de termos. Em particular, neste texto se encontra a primeira divulgação em língua portuguesa da teoria desenvolvida para Somatórios Fracionários. Concluímos com a sugestão de que o professor de Matemática deva realizar estudos detalhados do conceito de Somatório em sua formação inicial ou continuada, visando melhorar sua própria compreensão dos conceitos, de modo que possa mediar com mais propriedade o aprendizado de seus alunos referentes ao tema e a suas aplicações. |
Abstract: | In this work, whose central theme is the concept of Summation, including its represen tation, interpretation and properties, based on the premise that students feels uncomfor table in performing algebraic manipulations and solving problems where is used the Sigma notation for Summation, we initially conduct a survey of “when” and “how” the idea of Summation is inserted in Brazilian High School and in courses of Degree in Mathematics. We present, in a structured and concise form, the basic part of the theories that deal with the different types of Summation: Classic Summation with a finite quantity of terms, Classic Summation with an infinite quantity of terms (Series), and Fractional Summati ons, which is the name given to a sum with a non-integer number of terms. In particular, this text contains the first disclosure in Portuguese of the theory developed to Fractional Sums. We conclude with the suggestion that the math teachers should carry out detailed studies over the concept of Summations in his initial or continuing training, aiming to im prove his own understanding of the concepts, so that he can more appropriately mediate the learning of his students regarding the theme and yours applications. |
Keywords: | soma somatório séries Somatórios Fracionários Formação inicial do professor de Matemática sums Summations series Fractional Summations Formação inicial do professor de Matemática Mathematics Initial Teacher Education |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Matemática e Estatística |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional) |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3190 |
Issue Date: | 17-Jul-2017 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional) |
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