Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3209
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Consciência histórica, pensamento histórico e narrativa histórica na perspectiva das(os) professoras (es) do ensino fundamental e médio em Ponta Gross
metadata.dc.creator: Margraf, Tatiane Vargas
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Maria Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Salis, Carmem Lúcia Gomes de
metadata.dc.contributor.referee2: Cerri, Luis Fernando
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender quais as aproximações existentes entre a prática docente das(os) professoras(es) da Rede Pública da cidade de Ponta Grossa/PR (Ensino Fundamental e Médio) e os conceitos de pensamento histórico, consciência histórica e narrativa histórica propostos por Jörn Rüsen. Tais conceitos foram apropriados pelas Diretrizes Curriculares da Educação Básica de História do Estado do Paraná (DCEs/H), documento que visa orientar a prática docente das(os) professoras(es) de História da Rede Pública de Ensino do Paraná. Para tanto, foi elaborado um questionário online composto por 19 questões (abertas e fechadas), o qual foi enviado via link às professoras(es) efetivas e contratadas da cidade de Ponta Grossa, entre os meses de abril a julho de 2019. As perguntas tratam sobre temas que vão desde o perfil pessoal e profissional das(os) docentes, os objetivos das aulas, significado da História e práticas das(os) professoras(es) até os desafios enfrentados no ensino de História atualmente. Para análise dos dados, o trabalho tem como principal aporte teórico as obras de Jörn Rüsen, que também é a base teórica das DCEs/H e as(os) professoras(es) da rede Pública do Paraná utilizam este documento para elaboração do seu Plano de Trabalho Docente (PTD), considerando-se, todavia, como alerta Goodson (2008), as diferenças entre o currículo prescrito e currículo praticado. Percebeu-se vários elementos nos discursos das(os) docentes, bem como nas análises das questões, que se referem às suas práticas em sala de aula e que aproximam as(os) professoras(es) dos conceitos de consciência histórica, pensamento histórico e narrativa histórica. Considera-se, contudo, que esta aproximação ocorre em diferentes graus de intensidade, visto que a relação entre passado, presente e futuro, a qual é fundamental para a discussão de tais conceitos, divergiu em grau de importância para as(os) professoras(es) nas análises dos dados.
Abstract: This research aims to understand what the existing approaches between the teaching practice of public-school teachers in the city of Ponta Grossa/PR (Elementary and High School) and the concepts of historical thought, historical consciousness and historical narrative proposed by Jörn Rüsen. Such concepts were appropriated by the Diretrizes Curriculares da Educação Básica de História do Estado do Paraná (DCEs/H), a document that aims to guide the teaching practice of history teachers from the Paraná Public School System. For this, was prepared an online questionnaire consisting of 19 questions (open and closed), sent via link to the permanent and contracted teachers in the city of Ponta Grossa, between April and July 2019. The questions are topics ranging from the personal and professional profile of the teachers, the objectives of the classes, the meaning of history and the practices of the teachers, to the challenges faced in the teaching of history today. For data analysis, the main theoretical contribution of the work is the Jörn Rüsen theory, who is also the theoretical basis of the DCEs/H and the teachers of the Paraná public system use this document to prepare their Plano de Trabalho Docente (PTD), however, as Goodson (2008) alert, the differences between the prescribed curriculum and practiced curriculum. Several elements were perceived in the speeches of the teachers, as well as in the analysis of the questions, which refer to their practices in the classroom and which bring teachers together with the concepts of historical consciousness, historical thought and historical narrative. However, it is considered that this approximation occurs in different degrees of intensity, since the relationship between past, present and future, which is fundamental for the discussion of such concepts, diverged in degree of importance for teachers (as) in data analysis.
Keywords: Pensamento histórico
Consciência histórica
Ensino de História
Professoras(es) de História
Historical thinking
Historical consciousness
History teaching
History Teachers
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: MARGRAF, Tatiane Vargas. Consciência histórica, pensamento histórico e narrativa histórica na perspectiva das(os) professoras(es) do ensino fundamental e médio em Ponta Grossa. 2020. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3209
Issue Date: 21-Aug-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tatiane Vargas Margraf.pdfdissertação completa em pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons