Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3224
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Cor à luz da física moderna e contemporânea: uma proposta de ensino e aprendizagem
metadata.dc.creator: Simão, Marcos Damian
metadata.dc.contributor.advisor1: Brinatti, André Maurício
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, André Vitor Chaves de
metadata.dc.contributor.referee2: Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
metadata.dc.description.resumo: Considerando os desafios para o planejamento de aulas de Física que viabilizem uma aprendizagem com mais significado e possibilitem a inserção de assuntos de Física Moderna e Contemporânea no nível médio da educação básica, desenvolveu-se, neste trabalho, o Produto Educacional intitulado – Cor à Luz da Física Moderna e Contemporânea: uma Proposta de Ensino e Aprendizagem – e sua respectiva análise da aplicação. O Produto foi estruturado na forma de uma unidade didática apresentando: planejamento (plano de unidade e planos de aula); orientações, questionários e registros (com as respostas esperadas para o professor e sem as respostas para o aluno); texto de apoio ao professor sobre os conceitos de luz, cor e percepção; manual de montagem dos aparatos experimentais e materiais diversos; e vídeos, simulador e slides. O referido material contempla um total de seis Momentos, distribuídos em dezesseis aulas, as quais abordam o estudo da cor e sua percepção a partir da investigação de uma situação problema, buscando a participação ativa do aluno, na observação, discussão e elaboração de hipóteses para compreender os conceitos envolvidos na situação apresentada. Todos os Momentos contemplam experiências nas quais os alunos construíram toda a estrutura conceitual para compreender e explicar o fenômeno observado. A unidade didática está fundamentada nas teorias da Aprendizagem Significativa de Ausubel, da Mediação de Vygotsky e da Dialogicidade de Freire como marco referencial teórico. Do ponto de vista da análise da aplicação, pode-se dizer que as experiências e todo o processo possibilitaram maior interação entre professor e alunos, promovendo situações de diálogo, nas quais se constatou a mudança na postura dos alunos para o estudo da Física, notadamente, os alunos demonstraram maior interesse e participação nas aulas, e também indicativos de uma aprendizagem mais efetiva. Desta forma, a proposta apresentada tem grandes perspectivas para a sua plena aplicação, pois apresenta uma organização dinâmica entre teoria e prática, com experimentos diferenciados e versáteis que auxiliaram na evolução do processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: Considering the challenges faced by teachers in the planning of Physics lessons that promote a more meaningful learning to the students and enable the insertion of Modern and Contemporary Physics topics in high school, this material was developed. It is an Educational Product named – Color in the Light of Modern Physics: a Teaching and Learning Proposal – and the respective analysis of its use was also carried out. The product was devised as a teaching unit contaning: planning (unit and lesson plans); instructions; questionnaires and recordings (with the expected answers in the teacher’s version, but without answers in the students’ version); support texts to the teacher including the concepts of light, color and perception; a handbook with instructions to assemble the experimental apparatus and other materials; videos, simulator and slides. This material is divided into six Moments, distributed into sixteen lessons, which approach the study of color and its perception from the investigation of a problem situation, seeking students’ active participation in observation, discussion and elaboration of hypotheses to understand the concepts involved in the situation presented. Each moment includes experiments in which the students could build the whole conceptual framework to understand and explain the phenomenon observed. The teaching unit is based on the Meaningful Learning theories by Ausubel, Vygotsky’s Mediation and Freire’s Dialogicity. From the standpoint of the analysis of this material use, the experiments and the whole process were seen to create greater interaction between teacher and students, promoting situations of dialogue, in which some change was observed in the students’ attitude regarding studying Physics, mainly, students showing greater interest and participation in the lessons as well as indicatives of a more effective learning. Thus, the proposal presented shows high potential for its full application, since it presents a dynamic organization regarding both theory and practice, with different and versatile experiments that helped the evolution of the learning-teaching process.
Keywords: Caixa de Percepções
Cor-luz
Cor-pigmento
Perception Box
Color-light
Color-pigment
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Citation: SIMÃO, Marcos Damian. Cor à luz da física moderna e contemporânea: uma proposta de ensino e aprendizagem. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3224
Issue Date: 22-Mar-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcos Damian Simão.pdfdissertação completa em pdf4.39 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons