Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3233
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Entendo as fases da lua a partir de um material instrucional baseado no método de orientação indireta
metadata.dc.creator: Krzsynski, Pâmela Sofia
metadata.dc.contributor.advisor1: Cruz, Gerson Kniphoff da
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Antônio Sergio Magalhães de
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Jaqueline Aparecida Ribaski
metadata.dc.description.resumo: O Ensino da Óptica na maioria das vezes é desenvolvido de forma expositiva, a partir da memorização de fórmulas e resolução de exercícios com situações que não condizem com a realidade dos estudantes. Levando em conta a forma com que é trabalhado na maioria das instituições, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um material instrucional que aborda conceitos básicos da óptica geométrica e que são necessários para o entendimento de um fenômeno físico presente no dia a dia das pessoas: as fases da Lua. Com base nas concepções da teoria de aprendizagem de Bruner foi desenvolvida a aplicação do material instrucional em sala de aula com 28 alunos em uma turma de terceiro ano do ensino médio da educação básica do estado do Paraná, no município de Castro. A aplicação foi dividida em seis etapas sendo que cada etapa dependia da precedente. O método adotado considera que os estudantes possuem participação fundamental no seu próprio processo de aprendizagem, e o professor não expõe os conceitos explicitamente, mas fornece diretrizes para que os estudantes sejam capazes de tirar suas conclusões sobre o que estão aprendendo. O professor guia seus estudantes para eles alcancem os objetivos propostos em cada etapa das atividades. O uso do material instrucional mostrou-se eficaz no decorrer do seu desenvolvimento e aplicação. As aulas ocorreram de forma progressiva, revelando a efetividade da aprendizagem quando os estudantes desenvolvem por si só as atividades e entendem o que lhes é proposto. Ou seja, quando a responsabilidade do aprendizado é transferida para o estudante.
Abstract: The Optics teaching is often developed by an expositive form, from the memorization of formulas and resolution of exercises with situations that are not consistent with the students’ reality. Considering the way it has been developed in most of the institutions, this research work quested for developing an educational product that considers basic concepts that are related to geometric optics, and that are necessary to the comprehension of a physical phenomenon present in the daily lives of humans: the moon phases. Based on the conceptions of Bruner's learning theory, it was developed the application of instructional material in the classroom with 28 students in a third year class of basic education in the state of Parana, at town of Castro. The application of the instructional material in the classroom has been divided into six steps, in which each step depends on the previous one. The adopted method was based on the fact that the students must have a fundamental participation in the learning process, in which the teacher does not explain the concepts in an explicit manner, but provides guidelines so the students will be able to draw their own conclusions about what they have been learning. The teacher guides the students for achieving the proposed objectives at each stage of the activities. The use of the instructional material has proved to be effective in its development and application. The classes occurred progressively, revealing that the learning effectiveness occurs when the students develop the activities by themselves and understand what is planned. In the words, when the learning responsibility is transferred to the student.
Keywords: Ensino de Física
Óptica Geométrica
Fases da Lua
Physics Teaching
Geometric Optics
Moon Phases
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Citation: KRZSYNSKI, Pâmela Sofia. Entendo as fases da lua a partir de um material instrucional baseado no método de orientação indireta. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3233
Issue Date: 16-Jul-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pâmela Sofia Krzsynski.pdfdissertação completa em pdf4.52 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons