Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3248
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | “Pepper’s Ghost”: como ensinar/aprender conceitos de física através de uma simples ilusão de óptica |
metadata.dc.creator: | Chaves Filho, Gilvan |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Bernardes, Luis Antonio Bastos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Emilio, Marcelo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Mário José Van Thienen da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Blonski, Maria Sélia |
metadata.dc.description.resumo: | O uso de uma ilusão de óptica presente em truques de teatro do século XIX pode ser uma excelente ferramenta no ensino de Física. Neste trabalho, temos como objetivo ensinar conteúdos de Física tais como as leis da reflexão, corrente elétrica, diferença de potencial, resistência e resistividade. Isto é realizado através da montagem e estudo de uma ilusão de óptica conhecida como “Fantasma de Pepper” ou “Monga, a Mulher Macaco”, através de aulas práticas e contextualizadas, contendo experimentos simples, imagens e vídeos. Ao utilizar este processo, desejamos desenvolver, segundo Ausubel e Novak, os subsunçores necessários para que o aluno consiga ter uma aprendizagem significativa dos fenômenos físicos presentes neste aparato. Toda esta proposta de atividades está contida em dois cadernos didáticos: o caderno do professor e o caderno do aluno. Neste material estamos visando não só a aprendizagem de conceitos de Física, mas também a contextualização histórica e cultural envolvendo o surgimento da atual holografia. Os dois cadernos foram aplicados em uma turma de segundo ano do Ensino Médio no Colégio Agrícola Augusto Ribas, localizado na cidade de Ponta Grossa – PR, nos meses de setembro e outubro de 2019. Para a avaliação da aprendizagem dos alunos, foram aplicados questionários e produzidos mapas mentais. A análise qualitativa deste material foi realizada através de nuvens de palavras e gráficos de similitude gerados pelo software IRAMUTEQ. |
Abstract: | The use of an optical illusion present in 19th century theater tricks can be an excellent tool in the teaching of Physics. In this work, we aim to teach Physics content such as the laws of reflection, electric current, potential difference, resistance and resistivity. This is accomplished through the assembly and study of an optical illusion known as "Pepper’s Ghost" or "Monga, the Monkey Woman", through practical and contextualized classes, containing simple experiments, images and videos. When using this process, we wish to develop, according to Ausubel and Novak, the necessary subunits for the student to have a significant learning of the physical phenomena present in this apparatus. This whole proposal of activities is contained in two didactic notebooks: the teacher's notebook and the student's notebook. In this material we are aiming not only at learning Physics concepts, but also at the historical and cultural contextualization involving the emergence of the current holography. The two notebooks were applied to a second-year high school class at Colégio Agrícola Augusto Ribas, located in the city of Ponta Grossa - PR, in the months of September and October 2019. To assess students' learning, questionnaires and mind maps were produced. The qualitative analysis of this material was carried out using word clouds and similarity graphics generated by the IRAMUTEQ software. |
Keywords: | Fantasma de Pepper Monga Leis da reflexão Resistividade Ausubel Pepper's Ghost Monga Reflection laws Resistivity Ausubel |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Física |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Citation: | CHAVES FILHO, Gilvan. “Pepper’s Ghost”: como ensinar/aprender conceitos de física através de uma simples ilusão de óptica. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2020. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3248 |
Issue Date: | 30-Jul-2020 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GILVAN CHAVES FILHO.pdf | dissertação completa em pdf | 35.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License