Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3273
metadata.dc.type: Dissertação
Title: História, ensino e juventudes: um estudo de caso sobre a cultura histórica entre os jovens de Piraí do Sul, PR (2017-2019)
metadata.dc.creator: Ribas, Filipe Pedroso
metadata.dc.contributor.advisor1: Cerri, Luis Fernando
metadata.dc.contributor.referee1: Barom, Wilian Carlos Cipriani
metadata.dc.contributor.referee2: Caimi, Flávia Eloísa
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação de mestrado expõe os resultados de uma investigação sobre a cultura histórica juvenil dos alunos de uma instituição escolar no município de Piraí do Sul, no estado do Paraná, entre os anos de 2017 e 2019. A estrutura de desenvolvimento da pesquisa foi composta em dois momentos, o primeiro efetivado no período de março a novembro de 2018, com o objetivo de sondagem sobre a relação dos jovens com a experiência escolar do ensino de História. Durante esta fase que assumiu um caráter de levantamento e compreensão sobre os sujeitos e a proposta de ensino praticada como saber histórico, convivemos com 222 alunos distribuídos em seis turmas das três séries do Ensino Médio. O segundo momento foi destinado ao estudo aprofundado da mobilização dos alunos em termos de orientação pelas dimensões da cultura histórica. Amparado no cenário visualizado na primeira etapa, trabalhamos com uma amostra de 93 questionários do Projeto Residente: Observatório das relações entre jovens, história e política na América Latina, aplicados no ano de 2019 na mesma instituição e com parte dos alunos das nossas sondagens. O objetivo geral da pesquisa esteve centrado nas mobilizações apresentadas por um grupo de jovens, pertencentes a cidade de Piraí do Sul, ao se posicionarem sobre temas que incidem sobre a cultura histórica. O questionamento norteador do trabalho foi como os elementos de expressão da história aparecem desenhados no meio juvenil, a partir do seu estudo pelas dimensões da cultura histórica. O interesse e possibilidades de estudo foram firmados na Didática da História, seguindo as contribuições de historiadores como Luis Fernando Cerri, Oldimar Pontes Cardoso e Rafael Saddi Teixeira. A realização do estudo exploratório, durante as aulas, foi amparado em uma inspiração na metodologia etnográfica, conforme apresentada pela professora Marli Eliza André. Entendido como um procedimento para descobertas e filtragens de informações destinadas a aprofundamento posterior, as situações selecionadas e contempladas nos questionários do Projeto Residente foram quantificadas dentro da escala Likert e sistematizadas pelo Software GNU PSPP. A abordagem das questões obedeceu a uma perspectiva de análise univariada, pautando-se na tendência central para a qual os dados apontaram a respeito do grupo de jovens. Entre os resultados encontrados estão um coletivo de sujeitos que expressa valorização e importância com relação a história em suas vidas, gosto acentuado em meios de exibições históricas presentes no cotidiano, mas confiança naqueles próprios a um controle institucional. Dentre as considerações da investigação destaca-se pelo estudo exploratório um tensionamento entre a compreensão atribuída ao jovem no espaço de ensino escolar de História e as maneiras com as quais estes sujeitos estão protagonizando a constituição de suas juventudes. Já quanto as dimensões da orientação cultural observamos nos dados obtidos, uma juventude que manifestou predisposição a amplitude de formas no tocante ao acesso e compartilhamento da cultura histórica para significar sua vida prática, com um destaque a dimensão estética, na qual identificamos onze potenciais meios agradáveis de contato com as representações sobre o passado.
Abstract: The present master's thesis presents the results of an investigation on the historical youth culture of students at a school in the municipality of Piraí do Sul, in the state of Paraná, between the years 2017 and 2019. The research development structure was composed in two moments, the first carried out from March to November 2018, with the objective of surveying the relationship of young people with the school experience of teaching History. During this phase that assumed a character of survey and understanding about the subjects and the teaching proposal practiced as historical knowledge, we lived with 222 students distributed in six classes of the three grades of High School. The second moment was dedicated to the in-depth study of the mobilization of students in terms of orientation by the dimensions of historical culture. Based on the scenario seen in the first stage, we worked with a sample of 93 questionnaires from the Resident Project: Observatory of relations between young people, history and politics in Latin America, applied in 2019 at the same institution and with part of the students from our surveys. The general objective of the research was centered on the mobilizations presented by a group of young people, belonging to the city of Piraí do Sul, when positioning themselves on themes that affect historical culture. The guiding question of the work was how the elements of expression of history appear drawn in the youth environment, from their study by the dimensions of historical culture. The interest and possibilities of study were established in Didactics of History, following the contributions of historians such as Luis Fernando Cerri, Oldimar Pontes Cardoso and Rafael Saddi Teixeira. The performance of the exploratory study, during classes, was supported by an inspiration in the ethnographic methodology, as presented by professor Marli Eliza André. Understand as a procedure for discovering and filtering information aimed at further deepening, the situations selected and contemplated in the Resident Project questionnaires were quantified within the Likert scale and systematized by the GNU PSPP Software. The approach to the questions followed a perspective of univariate analysis, based on the central trend to which the data pointed out regarding the group of young people. Among the results found are a group of subjects that expresses appreciation and importance in relation to history in their lives, a strong accent on the means of historical exhibitions present in everyday life, but confidence in those who are part of an institutional control. Among the considerations of the investigation, the exploratory study highlights a tension between the understanding attributed to young people in the school of history teaching and the ways in which these subjects are leading the constitution of their youth. As for the dimensions of cultural orientation, we observed in the data obtained, a youth who expressed a predisposition to the breadth of forms with regard to access and sharing of historical culture to signify their practical life, with emphasis on the aesthetic dimension, in which we identified eleven potential pleasant means of contact with representations about the past.
Keywords: Ensino de História
Jovens
Juventudes
Cultura histórica
History teaching
Young
Youths
Historical culture
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: RIBAS, Filipe Pedroso. História, ensino e juventudes: um estudo de caso sobre a cultura histórica entre os jovens de Piraí do Sul, PR (2017-2019). 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3273
Issue Date: 21-Aug-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Filipe Pedroso Ribas.pdfdissertação completa em pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons