Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3292
metadata.dc.type: Tese
Title: Neurociênia, educação e a formação de professores: a percepção sobre origem e aceitação de neuromitos entre licenciados em Ciências da Natureza
metadata.dc.creator: Silva, Matheus Augusto
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Ana Lúcia
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Roberta Ekuni de
metadata.dc.contributor.referee2: Freire, Leila Ines Follmann
metadata.dc.contributor.referee3: Lucas, Lucken Bueno
metadata.dc.description.resumo: Neuromitos são informações desencontradas sobre o funcionamento cerebral, supostamente baseadas em pesquisas científicas. A sua relação com a Educação cresceu nas últimas décadas com a expansão da Neurociência Cognitiva, despertando o interesse de professores, professores em formação e comunidade em geral. A receptividade apresentada pode influenciar de forma negativa suas práticas e conhecimentos em relação ao ensino e a aprendizagem por se mostrarem vulneráveis ao bombardeio de informações circulantes em mídias populares e a falta de conhecimentos específicos. Com base nessas informações, a presente pesquisa tem como objetivo caracterizar o perfil da incidência de neuromitos entre licenciandos nas áreas de Ciências da Natureza, assim como suas origens e implicações. Se trata de uma pesquisa qualitativa com abordagem metodológica de análise quanti-qualitativa. Os participantes são licenciandos dos cursos de Biologia, Física e Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná. A coleta dos dados foi composta por duas etapas: 1) questionário via formulário online (N=33); e 2) entrevista semiestruturada (N=11). Para o tratamento dos dados foram empregadas a Análise Descritiva Percentual para as questões objetivas, enquanto a Análise Textual Discursiva e Análise de Clusters foi utilizada no restante dos dados, nas quais tornou-se possível identificar cinco clusters, isto é, cinco grupos de licenciandos conforme suas semelhanças e dissemelhanças, em relação as suas percepções sobre neuromitos. Os resultados apontaram que independente da trajetória escolar percorrida, curso, gênero e período letivo, existe entre os licenciandos a crença na maioria dos dez neuromitos discutidos, e uma baixa crença em apenas dois, porém suas falas demonstram que há confusão em relação a aplicação de tais conhecimentos e concordar ou desconhecer os neuromitos não se mostram significamente diferentes quanto as implicações a eles relacionadas. Tais resultados vão ao encontro de pesquisas já realizadas em outros países e tais pressupostos permitem afirmar que existe uma cultura comum partilhada entre esses licenciandos que foi se delineando ao longo de suas trajetórias, seja pelos meios de comunicação, mídias socias ou percurso educacional, desde a Educação Básica até o Ensino Superior, indicando a necessidade de Alfabetização Científica relacionada a Neurociência e uma educação baseada em evidências.
Abstract: Neuromyths are mismatched information about brain functioning, supposedly based on scientific research. Its approach to Education has grown in recent decades with the expansion of Cognitive Neuroscience, arousing the interest of teachers, teachers in training and the community in general. The receptivity presented can negatively influence their practices and knowledge in relation to teaching and learning because they are vulnerable to the bombardment of information circulating in popular media and the lack of specific knowledge. Based on this information, the present research aims to characterize the profile of the incidence of neuromyths among undergraduate students in the areas of Natural Sciences, as well as their origins and implications. It is a qualitative research with a methodological approach of quantitative and qualitative analysis. Participants are graduates of Biology, Physics and Chemistry courses at the State University of Ponta Grossa, Paraná. Data collection consisted of two stages: 1) questionnaire via online form (N = 33); and 2) semi-structured interview (N = 11). For the treatment of the data, the Percentage Descriptive Analysis was used for the objective questions, while the Textual Discursive Analysis and Cluster Analysis was used in the rest of the data, in which it became possible to identify five clusters, that is, five groups of licensors as their similarities and dissimilarities, in relation to their perceptions about neuromyths. The results showed that regardless of the school trajectory, course, gender and school period, there is a belief among the undergraduate students in most of the ten neuromyths discussed, and a low belief in only two, but their statements demonstrate that there is confusion regarding the application of such knowledge and agreeing or ignoring neuromyths are not significantly different in terms of the implications related to them. Such results are in line with research already carried out in other countries and these assumptions allow us to affirm that there is a common culture shared among these undergraduates that has been outlined throughout their trajectories, whether through the media, social media or educational path, since the Basic Education to Higher Education, indicating the need for Scientific Literacy related to Neuroscience and an evidence-based education.
Keywords: Neurociência
Educação
Formação de Professores
Neuromitos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: SILVA, Matheus Augusto. Neurociência, Educação e a formação de professores: a percepção sobre origem e aceitação de neuromitos entre licenciandos em Ciências da Natureza. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3292
Issue Date: 24-Sep-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Matheus Augusto Silva.pdfdissertação completa em pdf3.74 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons