Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3293
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Reflexão sobre a aplicabilidade de uma unidade didática acerca de alguns aspectos da natureza da matéria |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Robson Lima |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Brinatti, André Maurício |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Jeremias Borges da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Turatti, Agueda Maria |
metadata.dc.description.resumo: | É sabido que estudos sobre Ensino de Física (EF) defendem a abordagem de Física Moderna e Contemporânea (FMC), ou seja, a inserção destes tópicos é uma corrente defendida por muitos pesquisadores da área de EF. Baseado nestes estudos, e com a intenção de propor uma alternativa para a inserção do tema: matéria, foi realizada a presente pesquisa. Foi tomado como norte o seguinte questionamento: Como abordar conteúdos de FMC a partir de um estudo sobre método científico e compreensão de alguns aspectos acerca da natureza da matéria? E para responder a tal questão, foi elaborado e aplicado o Produto Educacional: Um pouco sobre a natureza das coisas, este em forma de uma unidade didática. Esta unidade didática foi fundamentada nas teorias de Ausubel - aprendizagem significativa, e Vygotsky - mediação do conhecimento, abordou-se os assuntos: Metodologia Científica, Evolução dos Modelos Atômicos, Fusão em Estrelas e Decaimentos Radioativos. Propôs-se atividades diferenciadas e com encaminhamentos estratégicos específicos como: Mandando Ver: atividade descritiva e de múltipla escolha, Fazendo Ciência: atividade lúdica, Varal de Ideias: atividade sintetizadora. A avaliação deu-se por meio de fichários com questões abertas e provas individuais/dupla. Como resultado, constatou-se um melhor aproveitamento dos alunos nas atividades descritivas contidas no fichário, caracterizando um nível de aprendizagem aceitável. Em contraponto, denota a dificuldade dos alunos com essa temática, pelo fato da abstração característica, e pouca familiaridade com o tema. No entanto, apesar do baixo rendimento, é uma proposta que necessita fazer parte do planejamento curricular do professor, a fim de que sejam superadas ou minimizadas as dificuldades observadas na aplicação deste Produto Educacional, sendo possível adaptá-la a cada realidade escolar. |
Abstract: | Studies on Physics Teaching (PT) are known to defend the Modern and Contemporary Physics approach (MCP), that is, the insertion of these topics is a current defended by many researchers in the PT area. This research was carried out based on such studies and aiming at proposing an alternative for the insertion of the theme ‘matter’. The research question was: How to approach MCP contents from a study on the scientific method and understanding of some aspects of the nature of matter? In an attempt to answer this question, an Education Product in the format of a teaching unit named ‘Something on the nature of things’ was devised and applied. The theories of Ausubel – meaningful learning and Vygotsky – knowledge mediation formed the theoretical background used to create the teaching unit. The topics addressed were: Scientific Methodology, Development of Atomic Models, Fusion in stars and Radioactive Decay. Differentiated activities with specific strategic guidance were proposed such as: Go for It: descriptive activity and multiple choice task; Doing Science: fun activity; Line of Ideas: synthesizing activity. The evaluation comprised cards with open questions and individual/pair tests. As a result, the students showed better performance in the descriptive activities presented in the cards, characterizing an acceptable level of learning. On the other hand, it revealed students’ difficulty with this theme, due to the characteristic abstraction required and for not being familiar with the theme. However, despite poor results, it is a proposal that should be part of the teachers’ curricular planning, so that the difficulties observed in the application of this Education Product can be overcome or minimized and it can be adapted to each specific school reality. |
Keywords: | Metodologia Científica Modelos Atômicos Decaimentos Radioativos Fusão Nuclear Aprendizagem Significativa Scientific Methodology Atomic Models Radioactive Decay Nuclear Fusion Meaningful learning |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Física |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Citation: | OLIVEIRA, Robson Lima. Reflexão sobre a aplicabilidade de uma unidade didática acerca de alguns aspectos da natureza da matéria. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3293 |
Issue Date: | 14-Feb-2020 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Robson Lima Oliveira.pdf | dissertação completa em pdf | 6.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License