Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3316
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Influência da violência no desempenho escolar na microrregião de Ponta Grossa
metadata.dc.creator: Possenti, Camila
metadata.dc.contributor.advisor1: Carmo, Alex Sander Souza do
metadata.dc.contributor.referee1: Stege, Allyson Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Franca, Marco Túlio Aniceto
metadata.dc.description.resumo: A violência possui raízes profundas dentro das relações sociais, incluindo no ambiente escolar. Seus impactos podem ser observados na economia e na qualidade de vida da sociedade. Uma grande aliada para a redução da violência é a educação, porém, mensurar a violência dentro da escola não é fácil e há poucos trabalhos na literatura que abordam esse tema. Neste sentido, o objetivo dessa dissertação é focado na relação entre a violência e o desempenho escolar, medido pelo IDEB. Os dados coletados são ao nível de escola que ofertam os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental para a Microrregião de Ponta Grossa no ano de 2017 e as bases utilizadas são a do Censo Escolar e do SAEB. Especificamente os dados coletados nos questionários do SAEB foram utilizados para construção de indicadores acerca da violência e da segurança das instituições de ensino, o método escolhido para o cálculo foi a Análise Fatorial. Os modelos estimados para cada nível de ensino utilizou os indicadores encontrados para violência, segurança e também conservação escolar, as seguintes variáveis foram incluídas: média de alunos por turma, complexidade na gestão escolar, taxa de docente com nível superior, adequação docente e média de nível socioeconômico, com a finalidade de buscar uma caracterização mais completa dos alunos, professores e escola, os métodos de estimação selecionados utilizou se de econometria espacial como base teórica. Como principais resultados encontrados podem se destacar: a violência nos Anos Iniciais afeta de forma negativa o desempenho dos alunos e para os Anos Finais tem se que a violência e o uso de álcool e drogas têm efeito negativo no IDEB. O presente estudo traz uma contribuição importante para o entendimento da dinâmica entre a violência e o desempenho escolar, mesmo os resultados encontrados não apresentarem um comportamento totalmente esperado, sua contribuição é valiosa para o tema.
Abstract: Violence has deep roots within relationships, including in the school environment. Its impacts are evident in the economy and in the quality of life of society. A great way for reducing violence is education, however, measuring violence within schools is not easy and there are few studies in the literature that address this topic. In this sense, the goal of this thesis is focused on the relationship between violence and school performance, as measured by IDEB. The data collected are at the school level that offer the Early Years and Final Years of Elementary Education for the Microregion of Ponta Grossa in 2017 and the bases used are the School Census and the SAEB.Specifically, the data collected in the SAEB questionnaires were used to build indicators about the violence and safety of educational institutions. The method chosen for the calculation was the Factor Analysis. The models estimated for each level of education use the indicators found for violence, security and also school conservation, the following variables were included: average number of students per class, complexity in school management, rate of teachers with higher education, teacher adequacy and average socioeconomic level with a high to seek a more complete characterization of students, teachers and school, the selected estimation methods used spatial econometrics as a theoretical basis. The main results found can be highlighted: violence in the Early Years negatively affects student performance and for the Final Years, violence and the use of alcohol and drugs have a negative effect on IDEB. The present study brings an important contribution to the understanding of the dynamics between violence and school performance, even though the results found do not present a totally expected behavior, their contribution is valuable for the theme.
Keywords: Educação
Violência
Desempenho Escolar
Education
Violence
School Performance
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Economia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Economia
Citation: POSSENTI, Camila. Influência da violência no desempenho escolar na microrregião de Ponta Grossa. 2020. Dissertaçã (Mestrado em Economia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3316
Issue Date: 25-Sep-2020
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Camila Possenti.pdfdissertação completa em pdf3.43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons